quarta-feira, 28 de julho de 2010

NUNO ANDRADE, CAMPEÃO UM EXEMPLO DE FÉ AXADREZADA

Nuno Andrade jovem de vinte e sete anos, é conhecido por muitos (somente) como o treinador adjunto da equipa de juvenis de futsal, que se sagrou campeã Nacional, mas o Nuno ultrapassa em muito isso.
É o maior Boavisteiro do mundo (admite que possam haver outros iguais a eles, mas maiores não existem), é um homem que tem sempre um sorriso nos lábios mesmo quando em seu redor reina o desespero, é perito em dar a volta aos textos. Assim, esta entrevista teria que ser á sua imagem.
Sem fio de jogo… jogando como a bola surgia mas sempre em profundidade.
AS ORIGENS
És sócio do Boavista há quantos anos?
Há dezoito anos (
depois de fazer contas de cabeça) tinha nove anos.
Já perdoaste ao teu padrinho por te pôr o nome de Andrade, em vez de Pantera?
Não fico contente… não fico contente por ser Andrade, mas há coisas na vida que temos que levar com elas. (
estavam abertas as hostilidades).
Conheci-te no futsal, mas depois verifiquei os teus conhecimentos no futebol. Qual é a modalidade que gostas mais?
Nasci a ver futebol de onze e mais tarde apaixonei-me pelo futsal.
Como nasceu o treinador de futsal?
Joguei futsal num clube amador que era o Forenses Clube do Porto, joguei durante dez anos. Durante esse tempo fui operado por duas vezes ao joelho, fui analisando e apreendendo com todos os treinadores e um dia optei por tirar o curso de treinador. Por circunstâncias da vida comecei a trabalhar no ramo de hotelaria e adiei o meu inicio nas funções, por motivos de os horários não serem compatíveis.
Tinhas que começar no Boavista, era o era…
(rindo-se) Surgiu um convite do Sérgio para colaborar com ele e comecei no meu Clube.
Já o conhecias?
Conhecia-o como Boavisteiro e viver o Clube como eu vivo. Ele soube que eu tinha alguns conhecimentos de futsal e que desejava colaborar com o clube e juntamo-nos neste projecto. Eu não estou a pensar em fazer carreira na modalidade, estou aqui porque é o Boavista FC. O meu primeiro objectivo é ajudar o Boavista.
A hierarquia está invertida, tu tens um curso mais antigo que o treinador principal. Não devias ser tu a mandar?
Deveria… (rindo-se muito) eu deixo o Sérgio mandar, mas sempre com o olho em cima dele…
O TÍTULO NACIONAL
O que sente um treinador ao ser Campeão Nacional?
O nosso objectivo, é ganhar todos os jogos. Se isso nos trouxer um título, um torneio, nós ficamos contentes, acima do nosso trabalho é pelo trabalho dos miúdos. Para eles poderem dizer no futuro que com treze anos foram campeões de iniciados, com quinze foram campeões de juvenis e quando nos virem a mim, ao Sérgio, ao Simas, ao João, ao Bruno, na rua (daqui a uns anos) que foi connosco que o conquistaram. Para mim tudo é importante, seja o torneio do Gaia, o campeonato distrital…
Mas um Nacional… (interrompemos) é superior!
O que nos trouxe de mais o Título Nacional foi a divulgação do nome do Boavista FC a nível de todo o país, isso é que é normal e estamos habituados, pois somos um clube de nível nacional.
Há pouco torceste o nariz, na anterior pergunta. E qual foi a sensação como Boavisteiro?
Foi voltar às velhas alegrias! E acima de tudo, porque neste momento toda a gente olha para o Boavista com um olhar diferente daquele que o Clube merece. O Boavista merece ser visto como o quarto grande, um clube que já levou o nome de Portugal por essa Europa fora, que era temido por muitos clubes Europeus. Este título foi útil para recordar esses tempos pelo menos aos portugueses.
Então explica-me lá, esta questão. Como vê um Boavisteiro que o título conquistado, seja mais reconhecido pelo Sporting CP, que pelos próprios Boavisteiros?
Acima de tudo o Sporting sabia que tinha uma grande equipa e que era candidato à conquista do título e sabiam que só uma grande equipa lhes poderia tirar essa conquista. Nós tivemos uma primeira experiência desagradável com o Sporting no torneio do Gaia e sabíamos a sua categoria. Eles no campeonato de Lisboa em que só cederam um empate, com um plantel repleto de jogadores de grande valia, sabiam que só uma igual ou superiores a eles lhes podia tirar esse título.
Nem parece teu… a fugir à questão.
Foram dois jogos de grande espectáculo e – pronto aí vai – porque eles têm uma ligação às modalidades superior a nós. Hoje eu sinto que os sócios do Boavista voltaram a dar outro valor às modalidades, talvez devido à situação do clube, mas sinto o regresso dos sócios. Eu considero de certa forma normal, porque as conquistas que futebol de onze do Boavista teve nos últimos vinte anos, acabaram por engolir um pouco o que as Amadoras iam fazendo.
Regressemos ao treinador. És treinador há dois anos e conseguiste três títulos, és o Mourinho do futsal?
Não! O Mourinho do futsal é o Sérgio! Eu sou adjunto do Mourinho do futsal!
O Mourinho também foi adjunto…
Pois…mas o Sérgio é que é o Mourinho.
Durante uma época desportiva, chega o cansaço e muitas vezes desejamos que chegue depressa o seu final. Mas a meio das férias, já temos saudades do trabalho. Sentes esta loucura, meia estúpida?
Sentimos a falta do dia-a-dia, dos problemas para resolver, das discussões em torno da equipa, dos bate papo… sentimos falta de tudo isso. Nós temos que sentir falta para depois regressarmos com força para mais uma época.
É uma loucura…
É normal! Para loucos, é normal!
A PARTIDA DO BOAVISTEIRO
Vais-nos deixar ao partir para Inglaterra. Quais as razões?
Primeiro familiares e depois profissionais.
Vais ensinar os “Bifes” a jogar futsal?
Eu gostaria de colaborar com alguma associação de futsal, mas nos primeiros tempos ainda não. Primeiro tenho que me adaptar a uma vida toda nova e depois poderei tentar. Tentarei isso até para não estar afastado da modalidade.
Vais para fora para te esqueceres dos problemas do teu Boavista?
Eu tenho um plano que é vir cá assiduamente, todos os meses ou de dois em dois meses e uma das razões é vir ver o meu clube, seja o futsal, o voleibol ou o futebol de onze. Agora com o internet vou estar ligado com o Clube todos os dias.
Vais conseguir explicar aos Ingleses o que se passa com o Boavista?
Vou explicar, como aqui tenho feito, que isto é uma situação passageira e que de hoje para amanhã o Boavista estará de novo a jogar em Anfielde Road, em Old Trafford e meter medo aos grandes.
O ano passado escolhias jogadores para o futebol, nas tuas críticas, só pela forma de caminhar…
Vê-se logo pela forma de caminhar. (riu-se).
Para tal perito, como vês esta realidade?
Não é agradável, isso não é! O que é preciso é que no dia 1 de Setembro tenhamos uma equipa inscrita. Quanto a jogadores vai ser difícil encontrar qualidade, pois como na última época, andamos a procurar jogadores à última hora e temos que nos sujeitar aos que ainda estiveram livres. Eu penso e espero que dentro de alguns anos vamos a voltar a não ter que escolher jogadores “aos magotes” e que se faça uma equipa com tempo, com qualidade, com categoria.

Este ano vais fazer falta na escolha dos “magotes”…
Eu vou para Inglaterra fazer prospecção de jogadores para o futuro!

NUNO " PRESIDENTE"

Só um Boavisteiro inteligente, tem direito a esta pergunta. O que farias se fosses Presidente do Boavista?
O que faria? (pela primeira vez…pensou mais demoradamente)
Sim o que farias?
Acima de tudo tentaria a unidade entre os sócios, que é o mais importante! (ganhou vigor e disse alto e bom som) enquanto andarmos aqui divididos com tricas internas, nunca vamos conseguir passar uma imagem positiva para o exterior. O exterior sente que o Boavista está a passar ao lado do panorama do futebol português e o Boavista não pode estar nessa posição. Eu sei que é difícil andar tantos anos a mostrar aos media e governantes que o Boavista está actualmente a viver com enormes dificuldades, mas pode voltar aos tempos passados. Tive conhecimento pela TV que o Twente que foi campeão holandês e que em dois mil teve uma crise enorme e dez anos depois é campeão holandês. Neste momento vivemos estas dificuldades, isso não quer dizer que daqui a dez anos o Boavista não volte ao seu lugar.
Mas como?
Temos que organizar um plano, com os sócios, com os governantes da cidade e do pais, apesar de muitos deles gostarem de ver o Boavista na desgraça, mas nós temos que nos rodear de pessoas importantes, que queiram o bem do Clube e mesmo que seja engolir alguns sapos. Se for preciso engolir alguns sapos, nós estamos cá para os engolir.
Nunca duvidei que eras o meu Presidente…
Sem problema, haja união e venham os sapos…

COMPARAÇÕES DE FUTEBOIS


Porque achas que o pessoal do futebol de onze, olha para o futsal de cima da burra?
Não é os sócios, não é o clube. É o país desportivo e considero isso normal, porque o país sempre viveu com base no futebol há cerca de cento e dez anos e o futsal começou há dez ou quinze anos. Ao fim ao cabo é igual à forma como nós do futsal, olhamos para o Futebol de praia. Nós – as pessoas do futsal – é que temos a obrigação de conquistar o pessoal do futebol. E é o que está a acontecer. Neste momento o futsal tem um numero de adeptos que não tinha à dez anos.


O ADJUNTO

O adjunto de uma equipa é muita vezes um moderador e equilibrador de emoções. Sentes-te um moderador entre o rigor do Sérgio e a irreverência dos jovens?
A maior missão que eu tinha dentro do grupo, não era aconselhar o Sérgio sobre a forma de jogar, porque ele sabe muito bem como o fazer.
Sabe bem? (provocamos)
Muito bem! Como grande treinador que é sabe muito bem o que fazer e não precisa de mim para isso. A minha maior missão para além de observar os adversários e gerir a logística era o elo de ligação com os jogadores. Ter atletas com dezasseis anos, no pico da adolescência ainda com ideias aos saltos, na idade de serem revoltados e com vontade de imporem as suas ideias, boas ou más, não interessa para o caso. Nós temos que andar junto deles no papel de morador (como você diz) e acima de tudo a ouvi-los e dar-lhes a volta ao texto.
Amenizando?
A amenizar!
Qual foi o momento mais difícil da época?
Foi a semana a seguir ao primeiro jogo com o Vila Flor. Foi muito difícil, muito difícil.
Mas convém lembrar que venceram por oito a três…
Mas foi muito difícil, se calhar por isso mesmo. Foi por causa da idade deles, mas no final considero que ganhamos aí uma equipa que nos iria levar ao título. Ganhamos um grupo de homens, porque o resultado, ganhar oito ou quatro a três, ou quinze a zero não teve importância. Nós tivemos muitos resultados desses e nada aconteceu, o que mexeu connosco foi a atitude.
Esse puxão de orelhas culminou em duas goleadas nos jogos da final, levando muita gente a questionar o valor do Nelas. O que tens a dizer sobre isso?
O Nelas tem o seu valor e acima de tudo é um clube amigo que se dedica muito bem a formação de jovens do futsal. O primeiro jogo é fundamental em que eles tiveram algum azar, a arbitragem não esteve bem para os dois lados e nós fizemos um jogo quase perfeito.


DESPEDIDAS

Vamos entrar nas despedidas. O que tens a dizer aos teus putos?
Não é uma despedida, é um até já. Espero que eles continuem a gostar de futsal como até aqui. Espero que continuem no Boavista, porque apesar de andarem para aí muitas propostas e aliciamento, eu acredito que eles continuando por aqui com o carinho que todos têm por eles, com o futuro que as pessoas lhes perspectivam e que lhe darão todo o apoio para que isso se concretize, eles podem ser o futuro do futsal em Portugal.
E aos Boavisteiros?
Aos Boavisteiros digo-lhes simplesmente que acreditem no futuro. Para acreditar e temos que nos unir. Apesar de eu não concordar com tudo o que está acontecer no Boavista, considero que é indispensável a união de todos, para todos juntos ajudarmos a recuperação do Boavista.
Mas para se conseguir unir um grupo, não achas que não pode haver dúvidas sobre o que se informa e a verdade mesmo que dura estará sempre acima de tudo. Achas que isso se passa no momento?
Vou-lhe responder diplomaticamente. Quero acreditar que sim!
Agora vais responder por instinto, em frases curtas.
Armando Simas?
Vital!
João Marques, que arrumou contigo (risota geral)?
Grande substituto!
Bruno Santos?
Um grande companheiro!
António Morais?
Um grande amigo!
Tu falas assim do Big Boss?
Um grande amigo!
Blog das Amadoras?
Um acompanhante diário!
Acompanhas?
Acompanho diariamente, sim senhor!
Sérgio Carvalho?
Um grande professor. Um grande amigo. Um homem que eu quero que hoje, amanhã e depois, continue ligado ao futsal e ao Boavista FC. Quero vê-lo ligado ao Boavista não só como adepto, quero vê-lo como treinador e como futuro dirigente. Ele é uma mais-valia para qualquer grupo. É um grande homem na sua vida profissional e familiar. É um homem que conquista tudo o que se propõe. Com ele aprendi mais em dois anos que em todos os anteriores.
Sérgio treinador ou Sérgio dirigente?
Como treinador o Sérgio é metódico, tacticamente é astuto, no banco sabe perspectivar a dez a quinze minutos e consegue formar e gerir um grupo.
Vais voltar ao Boavista?
Eu não me vou afastar do Boavista, vou tentar vir cá no máximo de dois em dois meses. Eu vou fazer prospecção de mercado e pode ser que traga aí três ou quatro craks (gargalhada) vou estar ligado ao Clube pela internet e com a assiduidade que for possível estar sempre presente.

Entrevista feita por Manuel Pina

2 comentários:

  1. GRANDE NUNO,ÉS UM EXEMPLO PARA MUITA GENTE,COMO PESSOA,COMO AMIGO E COMO BOAVISTEIRO!!! DESEJO-TE AS MAIORES FELICIDADES,NESTA NOVA ETAPA DA TUA VIDA.VIVA O BOAVISTA!!!E ATÉ BREVE,UM GRANDE ABRÁÇO DE UM BOAVISTEIRO QUE MUITO TE ADMIRA.VIRGILIO SILVA.

    ResponderExcluir
  2. Nuno, desejo-te a maior sorte do mundo. Estes dois anos foram muitos bons, foste muito bom companheiro, treinador e amigo. Boas férias e um até já ! Abraço !

    Luís Pedro

    ResponderExcluir