quinta-feira, 1 de abril de 2010

JOÃO SILVA - ANALISA A ÉPOCA DOS JUNIORES DE FUTSAL



João Silva (treinador da equipa júnior de futsal) faz uma profunda análise à época que marcou a sua entrada na casa axadrezada, a qual terminou em terceiro lugar. Culto, calmo e directo é prova do seu inquestionável valor e dedicação à função. Leiam esta profunda análise a todos os pontos que lhe colocamos.

Terminada a época, que balanço faz da participação do Boavista?
Penso que o balanço resume-se a satisfatório. Digo satisfatório e não positivo, porque não alcançamos o principal objectivo tornado publico, sermos campeões.

“… um atleta (Pedro) a titulo definitivo no plantel sénior…”

Também digo que o balanço é satisfatório e não negativo, porque terminamos a época com registos que considero interessantes, tais como: defesa menos batida; um fair-play assinalável, (apenas) tivemos dois vermelhos directos devido a duas situações de mão na bola dentro da área e não por jogo perigoso; inclusão de um atleta (Pedro) a titulo definitivo no plantel sénior, e de mais dois atletas (Pedro g.r. e Káká) ainda juniores que já apresentam condições de obterem presença nas convocatórias sénior;...

No princípio do Campeonato o Boavista realizou jogos que faziam pensar que poderia alcançar o título. Mas depois houve (como dizer) um despiste. Porquê?
Para mim o início de qualquer campeonato começa no primeiro dia da pré-época, e logo nos primeiros dias de treino senti que esse possível "despiste" poderia aparecer mais tarde ou mais cedo, e digo isto fundamentalmente por uma ou duas razões;
A primeira. Encontrei um vazio enorme na equipa que herdei da época transacta. A equipa júnior apenas tinha um atleta do ano passado (Bráulio, g.r.), subiram 5 juvenis a juniores e querendo o Boavista F.C. construir um plantel capaz de fazer jus a sua grandeza enquanto instituição, teríamos que ir ao "mercado" tentar contratar atletas que fossem uma mais valia para o plantel e preferencialmente de segundo ano.
Para que, além de poderem trazer experiência competitiva á equipa, trazerem uma nova politica de equilíbrio de idades no plantel. Metade da equipa júnior de 1º ano e a outra metade júnior de 2º ano.
E é nas aquisições que defronto um grande dilema, todos os jogadores que são evoluídos tecnicamente, quase todos vêm da 2ª divisão habituados a terem muitos minutos de jogo mas apresentam carências de cultura táctica...

A segunda razão?
A outra razão é de planeamento da pré-época, o Boavista para responder a todos os convites que recebeu ficou com pouquíssimos treinos de conjunto, principalmente para uma equipa que tem de ser construída de raiz. e aí aparece a consequência da situação anterior!
Não há tempo, a equipa não responde adequadamente ás exigências tácticas que a esperam, para que possam ser criadas condições de sustentação para a restante época...juntamente com o Virgílio (tr. adjunto) decidi que a melhor estratégia seria estruturar o mais rapidamente possível a organização defensiva e a partir daí todo o resto...
Depois de jogarmos contra todos os adversários, (e esse factor " contra todos os adversários" iria ser determinante para a 2ª volta;) terminamos a primeira volta em 1º lugar apenas com uma derrota.

“…o problema é que no Boavista eles têm que encarar todos os jogos como verdadeiras finais e não apenas duas ou três...”

E o despiste acontece…
O "despiste" acontece imediatamente no inicio da 2ª volta, (e agora a justificação do termo "contra todos os adversários" e do real porquê, que me questiona) com todo o respeito que eles (os atletas) me merecem, nos seus anteriores clubes eles teriam durante uma época dois ou três jogos que encarariam como verdadeiras finais, o problema é que no Boavista eles têm que encarar todos os jogos como verdadeiras finais e não apenas duas ou três... Depois de jogarem contra todos os adversários e de mostrarem resultados positivos, os atletas baixaram a sua guarda... Ser jogador do Boavista requer uma predisposição para lidar com uma pressão constante.

O Campeão é certo?
É o campeão da regularidade. É Certo.

O terceiro lugar do Boavista sabe pouco?
Sinceramente penso que sim. Mesmo depois de conhecer todas as adversidades com que a equipa se deparou durante o seu trajecto ao longo da época. Sou defensor de que o Boavista tem a responsabilidade de todos os anos se assumir publicamente candidato ao 1º lugar.

Curiosamente os três primeiros ganharam e perderam entre si. Por isso o campeonato foi decidido com os pequenos. Concorda com esta visão?
É uma quetão pertinente...Não concordo muito com essa visão.!
Penso que em jeito de seguimento ás respostas anteriores, os três primeiros devem-se essencialmente ás suas politicas de formação, da qual o Boavista estava em clara inferioridade, senão vejamos:
O Freixieiro é o detentor do titulo de juniores e reforça-se com os seus juvenis sub-campeões distritais. Ou seja, mantém a sua mais valia enquanto estrutura.
A Cohaemato é campeã da 2ª divisão júnior e reforça-se com os juvenis campeões da taça nacional.Também mantém uma estrutura forte paralelamente á do Freixieiro.
Só o Boavista é que sente maiores dificuldades principalmente na segunda volta. Já para não falar noutras equipas que tinham todas as condições, tais como Freixieiro e Cohaemato para conseguir melhores posições do que aquelas que conseguiram...

"A união do rebanho faz com o leão se deite com fome".

O Boavista perde 3 jogos em casa... perdendo as hipóteses que tinha. Como explica isso?
"A união do rebanho faz com o leão se deite com fome".
Esta é uma frase elucidativa de como nós deveríamos abordar todos os jogos e pensar que em todos eles, teremos que ser o "rebanho" e não apenas em alguns.
Essas três derrotas têm essencialmente a ver com falta de atitude para quem quer ser campeão...!
No final do campeonato podemos constatar que ganhamos a todas as equipas sem excepção...

Teve castigos que lhe retiraram jogadores importantes em jogos igualmente importantes. Sentiu essa falta?
Tive pouquíssimos castigos, se não estiver em erro tive três castigos: dois vermelhos por mão na bola dentro da área, e um por acumulação de amarelos no momento da substituição, o que mostra um pouco falta de maturidade dos atletas...respondendo em concreto á questão: senti a falta deles...!

“… Quem tem a sorte de estar rodeado de gente que é do melhor que existe nas suas funções ( sem qualquer tipo de simpatia./ apenas justiça)como é o caso concreto do Virgílio, Rui Costa , Rui Resende... nada me causou surpresa.”

A situação dos seniores que obrigavam a ceder os seus jogadores prejudicaram o seu trabalho?
É importante esclarecer que não são os seniores, bem pelo contrário, que ao nos solicitarem jogadores nos irão prejudicar o trabalho. Neste especifico caso, só me poderei sentir orgulhoso, todos nós sabemos o quanto é exigente ter lugar no plantel sénior, e testemunhar essas presenças enquanto treinador deixa-me mais motivado...

Para o ano o que vai propor que se altere?
Não irei aqui especificar o que propus directamente aos directores responsáveis, mas, passa quase tudo pela reconquista do título nacional, há algum tempo perdido e o que eu acho essencial para que isso torne a acontecer.

Diga o que o surpreendeu. A nível positivo e negativo. Com jogadores?
E com a organização vai propor alguma alteração/reeividicação?Infelizmente ou não, nada me surpreendeu positivamente. Quem tem a sorte de estar rodeado de gente que é do melhor que existe nas suas funções ( sem qualquer tipo de simpatia./ apenas justiça)como é o caso concreto do Virgílio, Rui Costa , Rui Resende... nada me causou surpresa.
Quanto ao lado negativo, ocorreram alguns factores que na realidade não esperava... principalmente na coordenação (presente) da formação! e na relação de um ponto em concreto entre escalões...!!!
Quanto a uma possível proposta/reivindicação, não acho correcto tornar publico sem primeiro dar a conhecer todas as minhas intenções ás pessoas que estão ligadas de corpo e alma á causa futsal do Boavista e em particular ao escalão júnior.

Terceiro lugar na classificação final. Satisfaz todo o trabalho que desenvolveu?
Depois de toda esta entrevista penso que esta questão está respondida de uma forma geral em todo o seu conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário