quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

JOSUÉ, JOVEM TREINADOR DOS INICIADOS DE FUTSAL

Um jovem dedicar-se a uma modalidade, que o leve a conseguir o curso de treinador de futsal, quando os jovens da sua idade estão a iniciar-se como atletas, não é normal.
Josué, mostrou-se um jovem convicto e sem medo de apresentar as suas ideias e objectivos.
Como te sentes como treinador adjunto e Treinador de Guarda-redes?
Para já é um orgulho muito grande pertencer a este escalão e acima de tudo pertencer a este clube de campeões onde estão habituados á conquista de títulos.
Temos uma Grande EQUIPA TECNICA desde dos directores aos 2 treinadores que estão comigo na chefia deste grupo. Temos igualmente, uma grande Equipa miúdos formidáveis capazes do melhor e do pior.
Quando me foi realizado o convite nem pensei 2 vezes abracei este projecto de corpo e alma e até ao dia de hoje só penso na conquista do maior número de títulos possíveis.

Como decorreu a integração no Clube?
Sabia de antemão que ia ser muito complicado porque ainda sou muito jovem e representar o Boavista, como treinador adjunto, ainda por cima quando se tem 18anos e se termina o curso de treinador de futsal. Foi tudo muito rápido e sabia que ia haver pessoas que iriam duvidar do meu trabalho. Porem tenho-me esforçado imenso para tentar fazer ver às pessoas que mereço estar neste cargo. Trabalho imenso para que os iniciados e o nome do clube Boavista não seja posto em causa.
Estou contente com a escolha que fiz, principalmente quando era aquilo que eu mais sonhava que era representar o Boavista.

Como avalias cada um dos Guarda-redes?
São três miúdos espectaculares. Todos eles, têm muitas hipóteses de singrar na "vida do futsal".Têm é que trabalhar porque quando queremos ser os melhores, temos que trabalhar duas vezes mais do que os outros e nunca podemos desistir com as adversidades e tentar sempre alcançar os nossos objectivos.

Fala um pouco ao pormenor de cada um deles?
O Rui "ginex".
É um atleta das formações axadrezadas tem vindo a realiza um campeonato mais ou menos regular. Teve uma grande oportunidade para jogar no jogo do Santa Cruz proveniente da lesão inesperada do Tiago. Jogo esse que serviu para limpar a má imagem que ele tinha deixado no jogo com o Gondomar. Foi um mau dia acontece. Os profissionais também erram mas acima de tudo ele aprendeu com o erro dele e isso foi positivo.
Podia ter mais oportunidades se durante a semana trabalhasse mais arduamente.
O Renato.
É uma aposta minha e da respectiva equipa técnica. Foi uma transferência do mercado de inverno ainda está a procurar do seu espaço próprio na equipa e espero que ele se adapte o mais depressa possível, para que possa dar amostras do valor que eu sei que ele tem e acima de tudo ajudar o Boavista, sempre que ele for chamado a entrevir.
O Tiago.
É uma aposta minha. Tem 100% da minha confiança é um miúdo extraordinário com excelentes capacidades físicas. Decidi traze-lo para o Boavista quando entrei para a equipa e só tínhamos o Rui "ginex" para aquela posição.
Penso que o Tiago com a nossa ajuda e com a força de vontade que ele tem em vencer, vai ser um atleta que vai ter muitas hipóteses de ser um Grande Guarda-Redes.

Como ultrapassam todas as dificuldades que o Boavista Futebol Clube tem?
Como já tinha dito logo no inicio, tenho juntamente comigo uma Grande Equipa Técnica, todos nós fazemos um grande esforço quer físico quer financeiro para que este projecto não acabe. Muitas das vezes passamos mais tempo com os miúdos do que até mesmo com as nossas famílias. Mas todos nós sabemos que este projecto terá as suas recompensas e trabalhar com os miúdos é sempre gratificante.

Quais os objectivos da equipa para este ano?
Acima de tudo, formar bem os atletas e conquistar o maior número de pontos possíveis. Sabemos que no nosso grupo existem grandes equipas e é um campeonato muito competitivo entre 3 a 4 equipas. È óbvio que eu gostaria de ser campeão. Este ano estamos a trabalhar para isso mas ainda falta muito campeonato para jogar, um jogo de cada vez e de 3 em 3 pontos vamos conseguindo alcançar os nossos objectivos.

Qual o melhor jogo desta época?
O melhor jogo até agora foi o do Santa Cruz pois não tínhamos o Tiago porque estava lesionado. Foi no dia em que ficamos a saber que também não podíamos contar com o Vasco, para dar continuidade ao projecto devido aos seus problemas de saúde. O nosso capitão nesse dia também ja só chegou com a segunda parte a começar.
E o pior?
O pior talvez tenha sido o jogo com o Freixieiro, não só pelo mau resultado mas também pela exibição desastrosa da equipa. Depois tivemos jogos onde começamos bem como foi com o Coheamato onde pressionamos durante os 40minutos e só conseguimos um empate. E a primeira parte do jogo com o Caxinas onde fomos claramente superiores. Mas nem sempre as boas exibições dão as vitorias temos que saber lidar com essas situações.

Uma mensagem a todos os adeptos de futsal e aos boavisteiros em particular?

É muito importante que os adeptos apoiem o futsal. É uma modalidade que está em grande ascensão. Quando se fala em apoio não é so financeiramente, não tenham medo de se deslocar aos pavilhões para assistirem aos jogos para gritarem pelo Boavista e para apoiarem os miúdos, porque isso é e será, um grande passo para os miúdos e ate mesmo para nós, porque nos vamos sentir mais apoiado e motivados para fazer mais e melhor.
Não podia deixar de aproveitar o momento para felicitar o Paulo Correia (panteras 23) pelo seu trabalho exaustivo e incansável em apoiar o Futsal Boavisteiro e nomeadamente as outras modalidades através do site.
As informações sempre detalhadas e o espaço dado os miúdos para aparecem no site é fundamental para o apoio e ânimo dos mesmos.
E lembrem-se que separados não fazemos nada, mas juntos pudemos alterar a situação do Boavista e coloca-lo no sitio onde ele merece estar, que é de novo nos grandes palcos.
Obrigado pelo interesse mostrado pelo nosso trabalho os iniciados de futsal do Boavista agradecem.....
Entrevista realizada por Paulo Correia

Nenhum comentário:

Postar um comentário