quinta-feira, 1 de julho de 2010

PAULO CORREIA - O FOTÓGRAFO DAS AMADORAS

Paulo Correia é conhecido por todos os elementos das Amadoras, como o fotógrafo oficial, percorre quilómetros sempre a seu custo para obter o melhor boneco. Sempre pelo Boavista. Encontramo-nos numa tarde de sol, na Maia e escutamos a sua opinião e alguns lamentos.

Gostas de fotografia ou gostas de fotografar o Boavista?
Gosto de fotografia mas como o Boavista é muito importante para mim, sinto-me bem a tirar fotografias ao Boavista mas gosto de fotografias em geral.>Como nasceu essa ideia?
Eu ia ao futebol, era adepto exclusivamente do futebol, conheci o Prelada que me convidava para ir ver o Futsal, o Voleibol… etc. Comecei a ir e a gostar e daí nasceu uma paixão pelas modalidades Amadoras. Afastei-me do Futebol e comecei a fotografar, a querer mais e melhor e evoluir neste aspecto.
Mesmo a nível de material?
Claro, há pouco tempo comprei uma máquina muito superior à que tinha para continuar a evoluir em qualidade.
Muita gente me pergunta se tu és associado novo, porque não era habitual seres visto pelo Bessa. Há quanto tempo és sócio?
Sou sócio há muito tempo, mas só frequentava o futebol sénior, até o Prelada me ter desviado.
O Prelada foi importante nessa mudança?
Claro que foi. Antes de o conhecer eu pensava que o Boavista era futebol, ele fez-me ver que o Boavista tem muito mais que o futebol.
Voltamos a falar do sócio…
Sou sócio desde pequenino do Boavista, confesso que o ano passado desanimei e deixei atrasar as quotas, mas já as actualizei e tenho tudo direitinho com o Boavista.

Esta época acompanhavas mais o Voleibol. Alguma razão em especial?
Numa tarde em que fui com o Prelada ao futsal às quinze horas ele convidou-me para ir ao Voleibol que era às dezassete. Fui com ele e conheci a Dª Graziela e optei pelo Volei porque considerei que elas formavam um família, que vivia a modalidade de uma forma diferente. Gostei de acompanhar todas as modalidades, mas via o Voleibol como uma família que se davam todas muito bem.
Nesta fase de fim de época, tens planos de reestruturação do teu trabalho?
Sinto que tenho que mudar, até porque sozinho é impossível levar a cabo tudo o que tinha planeado. Mas é muito difícil conseguir voluntariado para esta área, pois todas as pessoas que tento contactar e trazer para este trabalho, me pedem alguma ajuda monetária pelo menos para a gasolina e um valor por jogo.
Espera aí… tu trabalhas de graça e ainda tinhas que pagar?
Pedem, pedem! Mesmo gente que está no Boavista pedem sempre, pelo menos dez euros para gasolina, dez euros por jogo… O que eu vou fazer de futuro é organizar melhor o meu tempo e fazer uma selecção de importância, porque não posso estar em todo lado ao mesmo tempo e tentar continuar a ir ao maior número de jogos possíveis.
Porque não fazes uma reunião com os directores dos departamentos para te organizares e até poderes fazer parte das comitivas aos jogos fora?
Eu já faei com o director do futsal, o senhor Morais. Ele disse-me que algumas vezes isso será possível outras não. Por exemplo com os Juvenis isso não foi possível, tudo bem! Para a próxima época disseram-me que isso será facilitado. A nível de Voleibol, isso já foi conseguido, a nível do Andebol disseram que sempre que eu quisesse haveria boleia.
Há quem diga que gastas o teu ordenado todo com este dedicação. É verdade?
Dá muita despesa, isso dá. Posso dizer-lhe que no ano passado gastei (só em viagens e alimentação) mais de dois mil euros…à vontade! Cheguei a sair daqui e ir a Cascais de comboio à minha custa, para fotografar um jogo de Voleibol. Ainda recentemente, fui ao Bessa para ir com o Futebol Feminino e não consegui boleia, porque não havia transportes nem tempo, resolvi ir sozinho de táxi a Perosinho e tive que pagar vinte euros. No último fim de semana, levantei-me às cinco a manhã fui para Albergaria fotografar o futebol feminino e de noite fui para o sarau de ginástica. Pronto, é amor ao Boavista e vou continuar a fazê-lo. O meu futuro é fotografar, o meu amor é o Boavista e por isso tenho que continuar a investir nisto.
Agora que gasto muito dinheiro, gasto! Mas não quero pedir nada ao Boavista.
A nível de futebol, com tens acompanhado?
Deixei de acompanhar totalmente o futebol de onze sénior. Porque comparando o futebol com as amadoras, eu verifico que nas amadoras os jogadores se esforçam, têm objectivos, têm garra lutam pelo clube, têm amor e honram a camisola. No futebol o que se vê? Vê-se que eles querem é ordenado, querem é ganhar dinheiro e se por acaso falhar o pagamento de um, dois ou três meses já querem abandonar o clube. Não gostam do Boavista, estão ali só pelo dinheiro.
Estranho. Eras espectador de futebol e agora és espectador de tudo menos de futebol… não é estranho?
Eu era espectador só de futebol, porque não conhecia a outras modalidades. Não conhecia o verdadeiro Boavista nem a sua dimensão e realidade, ainda esta semana fui ao Sarau e fiquei espantado. Como é que há tanta coisa no clube que eu nem sabia?
E pensas que os outros conhecem?
Claro que não! Muita gente não imagina o que é este mundo. Agora começam a descobrir porque o Futebol juvenil é no Bessa, o futebol feminino é no Bessa, ainda agora o Voleibol esteve no Bessa e comecem a perceber-se que o Boavista é muito maior do que aquilo que julgavam. Por exemplo um jogo de futebol de sete em que o Boavista a jogar em casa, joga no Bougadense, com é que as pessoas têm conhecimento e podem acompanhar? Dizem que para o na vai ser tudo no Bessa, se for assim as pessoas vão ter a noção da realidade do Boavista.
Como sócio antigo, como vês a actual situação do Clube?
A situação do Boavista é má, para não dizer péssima, penso que a culpa é dos Loureiros, mas não só, não foi uma gestão feita por uma pessoa, mas por mais pessoas que são realmente as responsáveis. Penso que muito dificilmente o Boavista (se não acabar com a CAD) voltará ao lugar que merece, que é a primeira divisão.
A tua amiga que iniciou este trabalho contigo desapareceu. Porquê?
Penso que não volta mais. Inicialmente adoeceu e ninguém sabe a razão, desmaiava sete/oito vezes por dia… recuperou dessa doença (sem saber como) entretanto tirou formação na Faculdade e segue um objectivo Universitário e não terá tempo para voltar ao Boavista para tirar fotos.
Continuas amigo dela e ela continua Boavisteira?
Sim somos amigo falo com elas muitas vezes e ela continua boavisteira.
Tu és o grande fornecedor dos resultados que postamos na hora. Tem sido fácil essa colaboração?
Nem sempre é fácil. Muitas vezes quando perdem e não enviam o resultado, eu peço via mensagens de segunda até quarta e não muitas vezes não consigo respostas, para obter um comentário aos jogos. Quanto às previsões muitas vezes chego a ter medo de estar a tornar-me aborrecido.
….
O Voleibol foi-me mandado, o andebol quando perdia… esquecia-se muitas vezes. O futsal a nível de escolinhas e infantis foi sempre muito difícil. Quando os directores não colaboram é muito complicado. Para o ano quero ultrapassar este assunto e vou falar com os Directores para os seccionistas ficarem obrigados a enviar o resultado logo que o jogo termine.
Estás de férias?
Pedi estas férias para ir à Lousã com o Voleibol e acabei por não ir. Esta semana vai-me fazer falta para acompanhar a pré-época das modalidades mas não há nada a fazer.
Podes vir a mudar a relações com todas as modalidades?
Penso que sim, porque já todos me conhecem e sabem o que eu pretendo. Não peço nada que não seja possível dar, apenas apoio na informação de comentários e previsões dos jogos e quando possível boleia para poder estar no maior número de jogos possíveis. E peço que quando cometer algum erro (sempre por querer fazer mais pelo Boavista) me digam pois errar é humano e penso que tenho direito a compreender, o que está errado. Todos juntos podemos informar melhor para bem do Boavista FC.

Um comentário:

  1. Excelente entrevista. Parabéns Paulo pela tua dedicação. E já agora, porque não o Boavista apostar em ti para o site oficial do clube? Digo isto porque é vergonhoso termos o pobre site que temos, quando a imagem do Boavista no exterior (Portugal e Estrangeiro) passa muito pelo site. Contigo no site talvez tivessemos mais informação.
    Um abraço axadrezado.
    Pedro Calisto

    ResponderExcluir