segunda-feira, 9 de março de 2009

MANUEL PINA (EDITOR) EM ENTREVISTA

Para arquivo, vamos postar a entrevista dada ao Panteras_23 em Março de 2009 no dia da inauguração do Blog das Amadoras

Qual o nome e idade?
Manuel Pina Ferreira, 55 anos.

Como é que surgiu a ligação ao Boavista?
Estive sempre ligado ao futsal, há mais de 30 anos. Fui árbitro de futsal, interrompi a minha carreira de arbitragem a meio, porque na transição do futebol de salão para o futsal, a Federação Portuguesa de Futebol pediu-me para eu fazer parte dos Conselhos, fiz parte do Conselho de Disciplina, fiz parte do Conselho de Arbitragem do Norte do País.
A minha ligação foi reconhecida por muita gente, e depois, quando se implantou o futsal, fui convidado profissionalmente para director-geral da Fundação Jorge Antunes, em Vizela. Estive lá quatro anos e conhecia a malta do Boavista como adversários.
Depois de me chatear, porque tive uma transferência e acabei por anular o contrato, para o Benfica, porque a minha mulher não quis ir viver para Lisboa, acabei por cortar com o futsal. Quatro anos depois, falei com o Morais, ele convidou-me para vir para o Boavista e eu vim para o Clube.
Claro que cheguei aqui e, no meio de tantos problemas, apaixonei-me por isto. Foi a minha ligação oficial, ao Boavista, embora desportivamente, quando era criança e morava em Lordelo do Ouro e os primeiros contactos desportivos que tive, com o futebol e tudo, foi no antigo Bessa.
Entrei para o Boavista através do futsal, depois comecei a colaborar com o Eng. Marques em todas as modalidades e estou por aqui.

Neste momento, quais são exactamente as suas funções dentro do Boavista?
Neste momento, dentro do Boavista, sou director-técnico dos seniores de futsal e sou colaborador com o Eng. Marques a Drª Cristina Almeida em todas as modalidades amadoras. Embora a minha ligação principal seja ao futsal, que agora está mais interrompida por causa da profissão, mas posso dizer que estou mais ligado a todas as modalidades do que unicamente ao futsal.

Actualmente, a sua profissão coloca-o em contacto com quase todas as modalidades, que treinam aqui no pavilhão Fontes Pereira de Melo…
Exactamente. Anteriormente tinha contacto praticamente só com os directores e seccionistas das modalidades, raramente tinha com os jogadores, praticamente nem os via e nem os conhecia, só conhecia os de futsal. Agora, derivado a estar aqui no treino com o Fontes, vejo a outra parte, contacto com jogadores, com treinadores, e estou mais em contacto com eles, estou mais por dentro do trabalho.

Isso influenciou de alguma forma a sua colaboração com o Eng. Marques e com o departamento de futsal?
Obrigou-me a afastar do futsal, porque é impossível, com estes horários, acompanhar os treinos e os jogos, só consegui ir a três jogos esta época. Com o Eng. Marques, distanciou-me um pouco no princípio, porque, no meio disto, houve um certo desânimo, e eu também senti um pouco, mas há coisa de duas semanas, por desafio meu e ambição dele, resolvemos recomeçar quase tudo, reiniciar a actividade.
Queria salientar o que me espantou, acima de tudo, porque andava há dois anos no Boavista e nem eu próprio, que trabalhava para as amadoras, me apercebia do tamanho das amadoras do Boavista. Conhecia directores, conhecia gabinetes, não conhecia atletas. Por exemplo, espanta-me o número de atletas do voleibol, espanta-me imenso o número de atletas do andebol, que nunca imaginei na minha vida que houvesse tanto. Portanto, mesmo eu, que trabalho aqui, estava a leste, por isso, não me admira nada que muitos associados do Boavista nem imaginem, quando comparam o futebol com as amadoras, nem imaginem o universo grande que as amadoras do Boavista são.

Isso já é um marco no Boavista, a forte aposta nas amadoras…
Sim, conheço o passado histórico do Boavista, lembro-me, por exemplo, das equipas muito fortes que tinham no andebol, no voleibol, que foram campeões nacionais. Agora, com a demolição do pavilhão, as modalidades decresceram muito, mas as pessoas continuam a trabalhar imenso, por exemplo, a Graziela trabalha 24 horas por dia, eu acho que ela até a dormir sonha com o volei. E continuam a orgulhar-se do passado que tiveram, mas continuam a trabalhar muito no presente.

Falou em recomeçar a trabalhar. Recomeçar a trabalhar no quê?
Sinto que, depois deste tombo que o Boavista Futebol Clube levou, e o futebol é sempre o barómetro de tudo, o Boavista caiu muito. E através de cair, ou obrigaram-no a cair, ou empurraram-no para o abismo, há um certo desanimo, mesmo as pessoas activistas do clube acabaram por desanimar-se um pouco.
Começaram a pensar muito, a frase era “Se calhar não vale a pena, nós não temos dinheiro”.
Aconteceu, há coisa de um mês ou mês e meio para cá, pelo vosso trabalho, pelo trabalho da rádio, o Boavista tem, a nível de juventude e a nível de pessoal anónimo, é mais rico do que qualquer clube. Por exemplo, eu não vejo os sócios do Porto, os jovens como tu, a trabalharem, a criarem, dizem “O clube é rico, o clube faz, o clube tem”.
No Boavista, quando o Boavista desceu, quando o Boavista ficou, passe o termo, pobre, são as pessoas da rua, aquelas que nós dizemos que são os loucos das bancadas, que se uniram. E fizeram um movimento, que se calhar vocês nem imaginam, um movimento que está a arrastar tudo o resto. Eu não sei, até agora, se a Direcção já se apercebeu disso, ou se está a fazer de conta que não se apercebe, ou já se apercebeu, do movimento que vocês, com fotografias, reportagens, entrevistas, vocês abdicam de ir, por exemplo, ao futebol sénior, para tirar fotografias no andebol.
Ontem o Paulo mandava-me mensagens a perguntar como estava o futebol, mas como é que estava o andebol e como tinham ficado os iniciados.
Não se trata de amor ao futebol, mas de amor ao clube. E isso agitou, agitou-me a mim, que fiz a “Pantera” outra vez pagando do meu bolso, agitou o Eng António Marques. Afinal, não temos dinheiro para fazer a revista que fazíamos, mas temos a Internet de graça, vamos a isso.
É preciso é fazer qualquer coisa, e vocês desencadearam essa onda que considero que é muito rica e que dificilmente haverá algum clube que tenha essas possibilidades.
É por isso que digo que se reactivou, esperemos que esta onda cresça e chegue ao 2º andar, porque se chegar ao 2º andar o Boavista fica imparável.

A “+ Pantera”, como é que surgiu?
A “+ Pantera” surgiu porque eu, lá em Vizela, criei um pequeno boletim informativo, porque não gosto de estar nas coisas sentado sem fazer nada. E quando vim para o Boavista, também fiz isso, tive o apoio do Bruno e do Sérgio e fizemos uma revista “+ Pantera” que só teve quatro edições, porque o Eng. me pediu para ser feito um jornal ou boletim das amadoras todas.
Fiz esse jornal acabou por, no segundo andar, mexer com isso e criar-se o jornal do Boavista, que eu fiz 60% foi trabalho nosso. Acontece que esse jornal fez-se uma vez e morreu, parou tudo.
E de uma coisa pequenina que era a “+ Pantera” fez-se uma coisa maior, que era as "Amadoras em Movimento", que (por sua) criou o jornal e, de repente, volta tudo ao zero.
Eu não gosto de estar parado e não sou daqueles que desanimo, e depois de passar a fase do desânimo, resolvi lançar outra vez a “+ Pantera”. Não tive grandes apoios, não tive apoios de ninguém, para além da autorização do departamento de futsal, paguei do meu bolso, e fiz a “+ Pantera” e vai ser feita sempre, eu gosto de trabalhar, de mexer com as pessoas.

Quais são objectivos da “+ Pantera”?
A “+ Pantera” pretende informar os sócios de toda a realidade do futsal. Primeiro, basicamente é isso, é o jornal do futsal. Mas tem mais algo escondido, que é agitar as hostes boavisteiras, porque os boavisteiros estão doridos com o futebol, mas o Boavista é mais do que futebol. Mas acho que vale sempre a pena fazer alguma coisa, e se pessoas como tu, como eu, como o pessoal da rádio, se nós estivermos quietos, cada vez nos afundamos mais.
E os boavisteiros, vale mais haver razões, que eles ali sentados no café perguntem “Porque é que a Cris vai a Leiria, não vem a jogos, não está em casa?” e esse porquê obriga-os a pensar no Boavista e obriga-os a pensar, como fizemos ao Eng. Marques Temos que partir do principio, que ainda não se perdeu nada e que temos de lutar todos para, como eu disse na “+ Pantera” na parte de trás, que eu acredito que são vocês, e eu não me quero incluir aí, são vocês jovens, que vão continuar o clube e, se nós pararmos, se todos nós desistirmos, o clube acaba por morrer, porque inimigos é o que ele tem mais.
E esses inimigos têm de perceber que, mesmo que eles destruam a SAD, não vão destruir os boavisteiros, porque vocês são muitos, e vão continuar o clube, de certeza absoluta. É também um objectivo agitar, eu gosto de ser agitador.

Pensa que neste momento, com esta primeira reedição da “+ Pantera” estão a ser conseguidos?
Acerca disso, tenho duas surpresas. A primeira surpresa é que andei a pedir em alguns cafés, restaurantes, que eu reconheço que são boavisteiros, 10, 15€ por mês, só precisava de duas ou três casas como essas. E pedir a alguns sócios que me arranjem alguém que patrocine isso. Não consegui, toda a gente não consegue, não tem 10 ou 15€ para ajudar a revista. Estou à espera que se calhar o futsal arranje alguma coisa, porque eu não posso suportar isso todos os meses, esta foi a surpresa negativa.
A surpresa positiva foi um amigo do futsal, que fixou tão emocionado que perguntou-me quem tinha pago a primeira edição, eu disse que fui eu e então ele pegou em 60€ e disse “Então a próxima pago eu”, e pagou, a segunda edição está garantida com esse dinheiro.A “+ Pantera” evoluiu…A “+ Pantera” ficou muito pesada, o Morais pediu-me que fizesse mais leve, mais na base do boletim informativo, isto é, resultados e os próximos jogos, uma ou outra entrevista, entrevistas curtas.
Mas, para ter actualidade a nível de jogos, era que ela saia de 15 em 15 dias, por isso, vai passar a ser mais um jornal do futsal mas a nível de onde vamos jogar e os dois últimos jogos.

Neste momento, foi criado um blogue das actividades amadoras, o que nos pode contar sobre isso?
Na base de nós recriarmos outra vez a “Amadoras em Movimento”, o Eng. Marques tivemos uma reunião e vimos que, para ter o impacto que tinha, teríamos de gastar cerca de 500€ por mês, o que é impossível, neste momento.
E apostamos então na net, criou-se um blogue com grande impulsionamento do Eng. e do filho, o Emanuel João, e então o blogue vai substituir esse jornal.
De vez em quando, de mês a mês, quando houver uma noticia mais importante, iremos 200 a 300 copias, mas eu comprometo-me a partir de hoje a alimentar esse blogue, pedindo a ajuda claro de todos os seccionistas e directores das modalidades, porque é impossível eu andar em 14 modalidades, e vamos fazer curtas entrevistas, vamos noticiar em cima do dia o que acharmos importante e criamos uma apêndice ao blogue que vai ter resultados.
Portanto, queremos dar apoio a quem, queremos dar apoio a quem queira que tenha ali informações sobre os resultados, as noticias mais importantes e da agenda desportiva da semana a seguir. E queremos pedir a colaboração dos Panteras_23 a nível de fotografias, para mantermos e dinamizarmos as amadoras.
Se conseguirmos ter impacto, daqui a uns tempos arranjarmos alguma sponsorização que nos permita depois fazermos, no futuro, daqui por dois anos, quando o Boavista estiver novamente bem, fazermos um jornal, já um jornal, humilde mas honesto.

Quais são então os principais objectivos deste blogue?
O blogue é essencialmente manter informado o mundo boavisteiro dos resultados e agenda desportiva das amadoras e mostrar a muita gente que anda desanimada que o Boavista Futebol Clube não acaba na Liga Vitalis, existe muita juventude, muitas centenas de pessoas a vestir as camisolas do Boavista e que merecem todo o apoio dos boavisteiros e merecem que os boavisteiros saibam que existem.Mas há determinadas situações que não dependem só dos boavisteiros.

Não pensa que seria também importante alertar outros públicos para além dos boavisteiros?
Sim, essa era uma questão que ainda não tinha colocado a mim mesmo mas que realmente é isso. A nossa ideia é tentarmos fazermos uma cópia da primeira página do blogue e fazer umas centenas de fotocópias para distribuir. Estava a pensar distribuir pelos boavisteiros, mas muito bem colocada a questão, podemos começar a distribuir por outro mundo que não o boavisteiro, e fazer publicidade para começarem a ver o nosso blogue, porque se eu reconheço cá dentro que não sabia a existência deste mundo, claro que pessoas que estão ao lado, não imaginam sequer.

É um blogue oficial, ligado directamente ao clube?
Exactamente, é um blogue oficial ligado directamente ao clube.Portanto, oficialmente o blogue nasceu hoje, dia 9 de Março de 2009…
Exactamente. Essa era a data que tínhamos para arrancar e cumprimos, hoje começou o blogue das actividades amadoras do Boavista.

Quais são as expectativas?
São as melhores, pretendemos, se o blogue corresponder às nossas expectativas, criar um site das amadoras do Boavista, com blogues de cada modalidade, como temos no futsal, mas tudo num site só, o site oficial do clube, o site das modalidades amadoras do Boavista.
Penso que o futuro seria isso, porque a união faz a força porque quanto mais nos espalharmos, mais fracos somos.
Porque a união faz a força…
Sim, porque união faz a força e temos de ser assim, temos de ser fortes para unirmos todos para conseguirmos rebater tudo isto que têm feito ao Boavista. Repara numa coisa, a net é algo que, há 15 ou 20 anos atrás ninguém imaginava ser possível.
Daqui por uns anos, vai ser algo muito banal, e este projecto são os alicerces de um trabalho que são vocês, os jovens, que têm de continuar.

Mas é importante começar agora, para não perdermos lugar nessa carruagem, o comboio do futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário