terça-feira, 9 de março de 2010

FILIPA TEIXEIRA, A AMARELINHA...

FILIPA TEIXEIRA - A AMARELINHA DO VOLEIBOL


Filipa Teixeira, atleta sénior/treinadora de Voleibol. É uma jovem sempre com um sorriso nos lábios porque vê o Mundo com um olhar bonito, Depois de uma época no Brasil a ensinar "os macaquinhos a jogar Volei" regressou ao seu mundo. Um mundo aos quadradinhos...
Vamos conhecer melhor a Amarelinha do Voleibol
Terminada a primeira fase do campeonato, que balanço fazes dessa fase?
Apesar de não termos alcançado o nosso objectivo inicial, penso que foi uma fase bem positiva. Obtivemos alguns bons resultados, surpreendemos, realizamos jogos que deixaram marcas positivas e apesar das prestações menos conseguidas, acabamos esta fase com a certeza de que temos TODAS bastante valor.
Crescemos a nível individual e essencialmente como equipa, o que nos faz ficar minimamente satisfeitas.

O Boavista ficou no "seu" lugar ou podia ter feito um pouco mais?
Nós demos o nosso melhor em cada treino e em cada jogo por isso não se pode dizer que poderíamos ter feito mais. Queríamos muito alcançar o nosso objectivo, se não obtivemos o lugar que pretendíamos foi porque em momentos, o adversário conseguiu ser mais forte, ou porque tivemos azar, ou porque também temos os nossos dias maus. Mesmo assim, penso que se acreditássemos mais no nosso valor, estaríamos onde queríamos estar, na série dos primeiros.

As quatros primeiras equipas, eram de "outra" realidade competitiva?Sinceramente não acho. Para mim, a única que se foi destacando pela sua consistência ao longo do Campeonato, foi o Santo Tirso. Essa sim, poderá causar "dores de cabeça" a algumas equipas da A1 no caso da subida. Fizemos um 3.2 com o Belenenses e ganhamos ao Arcozelo em casa, acho que não podem ser consideradas equipas de outra realidade: São equipas que ganham e perdem jogos, como nós. No fim só ficaram à frente porque ganharam mais jogos e perderam menos.
"NADA ME ASSUSTA"
Na segunda fase o que esperas conseguir?
O primeiro lugar da série dos últimos.
O primeiro lugar nessa fase não é fundamental, mas esperas lutar por ele?
Já estamos a lutar por ele.
O que te assusta mais. Os dois pontos de distancia para o primeiro lugar, ou os dois pontos de avanço para o último?
Sinceramente, nada me assusta neste momento. Só dependemos de nós neste momento, por isso, se olharmos para cada jogo como se fosse uma final e lutarmos por ela até ao fim, vamos conseguir o nosso objectivo, obviamente, SEM MEDOS

Pessoalmente, a época tem sido o que esperavas dela, ou está aquém ou além do que esperavas?
Eu sou daquelas pessoas que quer sempre mais, e para mim o nosso lugar como já referi anteriormente era nos quatro primeiros. No entanto, estou a gostar do trabalho que está a ser feito, do ambiente de grupo, da interacção do treinador, etc.
Penso que sobretudo está a ser uma época diferente, muito pelo espírito que foi incutido no inicio da época pelo "coach".
E é deste trabalho mais dinâmico que eu gosto e me faz sentir bem, ter objectivos e fazer por cumprir.
Vá, dispenso os circuitos iniciais do treino e acho que a opinião é unânime... hehe :)
"Vá, dispenso os circuitos iniciais do treino e acho que a opinião é unânime... hehe "
Já se adaptaram aos novos métodos do treinador?
Sim, sem dúvida. Já tivemos mais que tempo para isso. Ele é o que o Boavista precisava.
Com o mesmo treinador para a próxima época. Achas que podem melhorar o nível competitivo?
Sim, sem dúvida. Joga sempre com o objectivo de ganhar e toda essa preparação aumenta o nível competitivo da equipa.

Como treinadora (que também és) como tem corrido a tua época?
Hum, penso que não tive grande sorte no sorteio do Campeonato Regional. Era sem dúvida uma série complicada.
No entanto fiquei contentíssima com cada prestação das minhas atletas uma vez que entrarem em campo sempre com tudo aquilo que tinham ou não para dar.
Os treinos correm bem no geral, são umas "pestinhas", mas gostam de jogar voleibol e isso agrada-me cada vez mais. O único "se não" é o facto de por vezes não conseguir contar com todas nos jogos, o que dificulta muito a prestação da equipa em geral.
"SOU UMA TREINADORA BABADA... POR TREINAR ESTAS PESTINHAS"
Penso que são uma equipa cada vez mais unida e isso agrada-me. Continuo a dizer que independentemente de resultados, tenho a melhor equipa :) e sou realmente uma treinadora babada.
Agora, na taça da AVP espero que os resultados comecem a aparecer. Acho que já estão a merecer um prémio e por isso vamos fazer por ele.
Vamos também ser inseridas no torneio de Esmoriz, onde vou poder contar com toda a gente, o que me deixa já satisfeita.
Em suma, tem sido uma boa época, estou a gostar imenso de as treinar e de ver a evolução delas. Espero é, que... o que até agora faltou, comece a aparecer... As vitórias.

E as tuas meninas têm evoluído?
Sim, quem está de fora consegue analisar mais facilmente do que eu, porque para mim há sempre alguma coisa que não está bem. No entanto tenho noção que tem havido evolução a nível individual e colectivo, o que me satisfaz bastante, obviamente.
Vamos continuar a trabalhar com esse objectivo até ao fim da época: Sempre mais e melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário