segunda-feira, 19 de abril de 2010

ANTÓNIO SANTOS (DIRECTOR DO ANDEBOL) EM ENTREVISTA

NO "CENTRO" DE OPERAÇÕES NO BESSA

António Santos é o núcleo de uma organização coesa, solidaria e lutadora, que a assegura a continuidade do Andebol axadrezado na travessia do tempo das "vacas magras". Directo analisa um pouco o actual momento do andebol.
Como foi começar a época com tantas dificuldades?
Foi muito difícil começar a época porque a nossa dificuldade era arranjar o dinheiro para as inscrições e filiação das equipas.
A nível de inscrições de atletas de formação tínhamos crédito na Associação de Andebol do Porto que é atribuído pela Porto Lazer - Câmara Municipal do Porto. E depois tivemos a preciosa ajuda da Associação dos Amigos do Boavista FC que veio aliviar um pouco as dificuldades.
Podia falar um pouco sobre o motivo que levou ao fim do andebol sénior?
O principal motivo que levou ao fim do andebol sénior foi a nova organização da Federação de Andebol de Portugal e também por motivos financeiros.
Isto é porque terminou a Liga Profissional de Andebol, por não ter clubes suficientes tendo esse clubes da Liga sido inseridos na 1ª Divisão Nacional e os que estavam na 1ª divisão desceram a segunda e os da 2ª desceram a 3ª, e nós como estávamos na 3ª divisão descemos para uma divisão fantasma que ninguém sabia como era nem mesmo a Federação de Andebol de Portugal então chamara-lhe Prova de acesso a 3ª divisão.
Quer dizer que em termos financeiros tudo ficou mais caro, inscrição na prova e atletas. E como não estamos numa boa fase financeira resolvemos terminar com a equipa sénior.

Como tem "visto" a época dos infantis, iniciados, juvenis e juniores?
Os INFANTIS é um bom grupo de miúdos que gostam de andebol e tem dois excelentes treinadores, João Carmo e Ruben Moreira, que são dois jovens juniores que já cá estão -há alguns anos e para alem de mais tem espírito ganhador, a época inicialmente foi mais fácil porque já tínhamos miúdos que vinham do ano anterior e tiveram um grupo bastante acessível. Agora é que vão ter um pouco mais de dificuldades porque já há uma escolha das melhores equipas.
Os INICIADOS são comandados pelo Henrique Santos, terminaram a época anterior em grande só não fomos campeões da 2ª divisão por diversas razões nos jogos da Fase Final que foi na Régua, mas subimos a 1ª divisão onde estão as melhores equipas de iniciados, é claro que nesta época perdemos alguns jogadores para os juvenis (por subida de escalão).
Esta época não esta a ser tão produtiva com a anterior porque estamos entre as melhores equipas nacionais de iniciados e muitos jogadores estão em fase de aprendizagem.
Os JUVENIS são treinados pelo Victor Nascimento que tem sido um bom formador de homens e é uma excelente pessoa.
Os JUNIORES são comandados pelo Técnico Franquelim Cardoso, têm uma boa equipa que já vem da época passada e que foi reforçada com a subida de alguns juvenis e outros que vieram de fora.
É uma equipa unida que eu acho que pode ir muito longe, mas temos que ter os pés bem assentes na terra e estar certos das nossas dificuldades...

NO TERRENO, INFORMANDO-SE DA SITUAÇÃO DOS JUNIORES

Parece que temos extremos duas grandes equipas de infantis e juniores e equipas mais fracas de iniciados e juvenis que tem a dizer sobre isto?
O que tenho a dizer sobre isso é que não temos extremos, temos quatro equipas que estão em formação, duas na 1ª divisão e duas na 2ª divisão.
Que quer dizer que são campeonatos completamente diferentes. Enquanto a nossa maior preocupação é a formação de cada atleta e se podermos ganhar tanto melhor.
O que o move a estar a frente do andebol do Boavista?
O que me move para estar a frente do Andebol do Boavista FC em primeiro lugar o meu filho que joga nos Juniores, também ser Boavisteiro desde pequenino e gostar de acompanhar o crescimento dos jovens e das pessoas que estão ligadas a toda a organização onde tenho conhecido pessoas que de certeza não conhecia se não estivesse ligado ao Boavista FC, Andebol.

Para o ano, já vão funcionar todos os escalões?
Para o ano em princípio vão funcionar todos os escalões da época anterior, a não ser que surjam coisas novas.

Quais são as vossas maiores dificuldades?
As nossas maiores dificuldades são sem dúvida financeiras, falta de pavilhão e um bom patrocinador, alguém que não goste tanto de Futebol e invista no Andebol...mais "carolas"...

Acredita que podemos ser campeões de juniores e infantis e que nos vamos safar em juvenis e iniciados?
Acredito que poderemos ser campeões de juniores da 2ª divisão mas isso não depende de mim, sinto que a equipa esta muito motivada para esse efeito.
Os infantis acredito que podem ir a fase final e lá tudo pode acontecer.
Os juvenis, não vai ser fácil manter a 1ªdivisão mas acreditamos até ao final do campeonato.
Os iniciados só depende deles para manter a 1ª divisão tem é que ganhar os jogos que faltam.

Quantos atletas praticam andebol no Boavista?
Actualmente estão inscritos 110 atletas distribuídos pelos diversos escalões.

Sente que é uma modalidade que atrai os jovens?
Sinto que a modalidade atrai os jovens quando a divulgação acontecer como a dois anos atrás (se não estou em erro) com a série juvenil "Morangos com Açúcar".
Foi nessa altura que tivemos equipas de Bambis, Minis e Infantis que já não tínhamos desde que o Pavilhão Acácio Lello foi abaixo.
Podia falar um pouco sobre cada treinador dos diversos escalões?
O que posso dizer de todos os Treinadores é que são pessoas Sérias e Humildes que gostam do Andebol, do Boavista FC e da formação dos jovens.
Não esquecendo também todos os Dirigentes, Sérgio Moreira, Serafim Pinto, José Nunes e Raul Cunha que com eles e comigo trabalham em prol do Boavista FC Andebol.

O que pensa do andebol do Boavista para a próxima época?
Penso que vai ser mais um ano de sacrifício e luta pela modalidade, e contra a sua extinção

Podia comentar a prestação dos infantis no torneio da Nazaré e dos juvenis e iniciados em Gaia?
Foram prestações positivas tantos dos infantis na Nazaré como a dos iniciados e dos juvenis no Madalenense.
São torneios para rodar jogadores menos utilizados e alguns novos que ainda não têm o andebol enraizado.
Parece que foi tudo combinado porque ficaram todos os escalões em 3º lugar. Foi boa a divulgação do Boavista tanto para Espanha ou para França, que eram equipas participantes.

Como conseguiram ultrapassar o falecimento de um atleta dos juvenis em pleno treino?
Foi um momento muito difícil que deixou marcas em todas as pessoas que lidavam com ele. É um assunto que ainda custa a falar.

Sente que a equipa ficou marcada para toda a época?
A equipa ficou marcada mas também trouxe mais união, tanto de Atletas como Técnicos, Dirigentes e antigos atletas que com ele lidaram.

Um comentário:

  1. Existe aí um erro...
    Estão 3 equipas nas respectivas 1ªs divisões nacionais, enquanto que os juniores disputam a 2ªdivisão nacional com o objectivo de serem campeões!
    Só para rectificar...

    ResponderExcluir