quarta-feira, 7 de julho de 2010

FRANQUELIM CARDOSO - O TREINADOR DA SUBIDA

Franquelim Cardoso, foi o treinador que comandou os juniores na subida à primeira divisão nacional. Encontramo-nos para falar mais calmamente do passado e acabamos a falar do futuro. Falou-se de futsal, de Ginástica… falou-se do Boavista.

Passado este tempo, ainda tem o amargo na boca de não ter ganho o título nacional?
Ninguém me tira isso da cabeça. Mas com o que aconteceu, acho que a verdade desportiva foi posta um pouco (para não dizer outra coisa) em causa, mas alheando-nos disso penso que esta subida teve um sabor maior que ser Campeão Nacional.
Durante o vosso percurso registo jogos de mata/mata que ultrapassaram sempre. Alguma vez sentiu a rapaziada a quebrar e temer o futuro?
Desde o primeiro dia que foi a 26 de Agosto que marcou o início da época o nosso grande objectivo era a subida de divisão, porque nas duas épocas anteriores sempre morremos na praia, como se costuma dizer. Por isso a nossa aposta era claramente a subida de divisão. Tudo foi alicerçado com esse objectivo.
Quer fazer uma retrospectiva do campeonato?
Na primeira fase ficamos em segundo lugar, atrás do Espinho. Na segunda fase em que nós, o Espinho, o Fafe e o Ismai, eram equipas que todas podiam disputar a fase final da prova.
Essa foi a fase mais importante?
Sim mais importante e muito difícil, porque as equipas eram muito iguais. Houve uma altura em que quando jogamos contra o Fafe e trememos um bocado. Isto porque nós ganhamos ao Fafe por cinco golos.
O Fafe era uma equipa que tinha descido da primeira e tinha jogadores a jogar na primeira divisão de seniores, que lhes dava grande ritmo de jogo. Quando digo que trememos um bocado, digo-o porque depois de vencermos o Fafe perdemos com o Espinho por um golo. Depois fomos jogar ao Ismai o jogo do tudo ou nada! Nesse jogo os jogadores foram extraordinários e cumpriram rigorosamente com tudo o que lhes foi pedido, quer a nível defensivo, quer a nível ofensivo.. Nessa semana e no próprio jogo, vimos que tínhamos uma equipa preparada para o que desse e viesse. Nesse jogo abrimos logo para seis/sete golos e mantivemos sempre essa postura.
Essa postura acabou por ser determinante nos jogos com o Gaia?
Sim. Nesse jogos, nós sabíamos que o Gaia, embora estivesse a disputar a (não) descida, o que aconteceu aos últimos quatro da primeira divisão, era ma equipa muito mais forte que nós, em termos de velocidade de bola, em termos de saída para o ataque.
Tivemos que trabalhar muito tacticamente para evitar que os pontas não recebessem a bola, e como lado deles é mais forte, tínhamos que reduzir espaços, marcando homem a homem, quando a bola vinha desse lado para o lateral esquerdo deles que era o maior perigo. Como na primeira divisão não se defende assim, o Gaia sentiu-se um bocado perdido. E nós tivemos a sorte do jogo…
A sorte também se procura…
É verdade e nós procuramos tê-la nesse jogo. Diz-se muitas vezes que uma equipa tem a sorte do jogo, a sorte nos ressaltos etc… mas para isso acontecer é preciso procurar a bola e os ressaltos acabam por acontecer.
Voltemos ao jogo do Gaia…
Mal começou o jogo abrimos logo para sete a dois, depois houve uma altura em que o Gaia reduziu para três/quatro golos. Tive que pedir um time-out e modificar o sistema de defesa. Sempre a defesa porque com o Gaia não podíamos jogar na expectativa para ver o que iria acontecer! Não. Nesse jogo tivemos que no ataque, atacar e na defesa atacar. Jogamos sempre ao ataque e resolvemos a situação, quando atingimos nova diferença de seis golos. A partir daí eles nunca mais tiveram hipóteses.
Falando do futuro. Esta equipa tem arcaboiço para se manter na primeira divisão?
Esta equipa, acho que pode ser uma agradável surpresa em termos de primeira divisão, embora com a saída do Carmo, do Rúben, do Guilherme e do Armando, que é muita gente a sair… se calhar é a espinha dorsal da equipa, porque é um central, um pivot e um lateral esquerdo.
Segundo descobri, vai aproveitá-los para reactivar a equipa sénior do Boavista. É verdade, isso?
Óh pá…( marcou passo e arrancou de novo) está alinhavado. Ainda agora vim de uma reunião com um jogador que foi campeão nacional pela Ac. De S. Mamede e que nos ficou de dar uma resposta, sobre o qual eu considero ser um grande reforço.
E você vai ser o treinador dos seniores?
Sim vou acumular as duas equipas, a de juniores e a de seniores.
Então está confirmada essa nova equipa?
Sim, está.
Vai conseguir mais tempos de treino, ou como está a planear o trabalho?
Eu vou ter mais tempo de treino… (rui-se profundamente) eu vou ter! Mas vamos tentar conciliar os treinos, ou por um imediatamente a seguir ao outro, à sexta-feira treinarão as duas equipas em conjunto.
É uma situação nova para si?
Não. Já estive nessa situação a treinar juniores e seniores. Conseguiu-se tempos para isso, consegui tempo para mim e no fim de contas, acho que é uma boa altura para apostar nos seniores porque com os nossos juniores que sobem, se formos buscar mais dois jogadores fora, temos que ter no mínimo dez seniores e mais a nossa equipa de juniores acho que é a nossa altura para dar o salto.
Objectivos para os seniores?
Tentar nesta época subir à terceira Nacional e depois esperar por estes juniores, que com andamento que vão adquirir na primeira divisão, ficarão com um andamento que nos dará garantias em termos futuros. O objectivo ao lançar a equipa sénior é para no futuro próximo garantirmos a permanência destes atletas no Boavista.
Pode dizer-se que a interrupção do ano passado estava programada?
A paragem do ano passado foi calculada. E o cálculo foi a contar com esta equipa de juniores que tem atletas com ritmo de treino, são jogadores que estão no Boavista desde os infantis ou iniciados, gostam do clube, trabalham bem e não levantam problemas.
Explique uma questão. Qualquer miúdo entra para o andebol do Boavista, quer saiba ou não o que é andebol. Passados alguns tempos, os mesmos chegam aos juniores e afirmam-se como verdadeiros andebolistas. A que se deve esse facto?
O Boavista em termos de escola de andebol, pode dizer-se que uma excelente escola. Tem bons treinadores, os jogadores estão bem preparados e se olharmos para o passado, quatro cinco anos, vemos atletas que se formaram no Boavista a jogar na primeira divisão. Por isso não é de agra, o Boavista sempre teve boas escolas e isso é fundamental, porque o andebol está cada vez mais caro, cada vez se tem que apostar mais na formação.
Falar de Boavista FC, o pensamento leva-nos a pensar no Benfica, no Porto etc… Mas as condições que vos oferecem nada têm de comum. O que leva o Franquelim a continuar no Boavista?
No meu caso, posso dizer que sou Boavisteiro e por isso é mais fácil aceitar este estado de coisas, porque corro um pouco por amor à camisola. Os meus colegas não sendo boavisteiros, fazem o mesmo que eu, com o mesmo prazer e intensidade, fazendo tudo por tudo pelo emblema. O Boavista ainda é uma marca.
Um exemplo disso?
Olhe esta equipa de juniores. No início da época quem nos acompanhava eram os pais e mais uns amigos. Fomos para a segunda fase e o público que aparece no pavilhão já totalmente diferente. São pessoas que gostam de andebol, pessoas ligadas ao andebol que sabem que o Boavista é garantia de espectáculo. A partir dessa fase começamos a ver muita gente no pavilhão.
Eu tive oportunidade de escrever, que vocês começaram sozinhos e acabaram envoltos numa multidão…
Também devemos muito ao senhor Pina, porque muitas pessoas vão ao Blog e o Blog sempre nos acompanhou durante a época. Tudo foi criado e teve o fenómeno de uma bola de neve, começamos por afirmar que o objectivo era ser campeão nacional. Tudo isso foi crescendo e chegados á segunda fase, começamos a ver no pavilhão gente do futebol. Até ali, não era normal ver sócios de futebol a verem a jogos de andebol. Isso é muito importante, porque os jogadores também conhecem as pessoas e vêem as alterações da atenção que é dado ao seu trabalho.
E na terceira fase?
Bem aí aconteceu o que nós nunca pensamos ver. Pavilhões cheios tanto no Boavista como a jogar fora. Eu lembro que fomos jogar ao Alto de Moinhos e tivemos um pavilhão completo. Porquê? Porque era o Boavista que estava lá! Nos boletins de jogos, o oficial de mesa regista o número de espectadores e não havia nenhm outro jogo, nem mesmo com o vizinho Ginásio do Sul se registava tal número de assistentes. Fomos jogar a Espinho e o pavilhão estava completamente cheio. Com os nossos familiares, meia dúzia de Panteras que faziam um barulho descomunal, o pavilhão está completamente esgotado. Tudo isto foi muito gratificante.
Houve uma união de adeptos…
Como conclusão e ainda sobre o nome do Boavista, eu fui ver os jogos do futsal de Juvenis – que foram Campeões Nacionais e apresento-lhes os meus parabéns – e vi no Rosa Mota uma bancada cheia e a de cima bem composta. Vi os mesmos jovens na Senhora da Hora com uma bancada completamente cheia e não me venham dizer que eram só familiares, que não é.
Também sei que esteve no sarau de Ginástica…
Bem o Sarau de Ginástica…para um clube que está na situação que o Boavista está. Apresentar um sarau com aquela qualidade, com a quantidade de miúdos a fazer ginástica e apresentar as suas qualidades, é uma coisa do outro mundo. Se calhar o Presidente, se tivesse estado presente teria uma melhor ideia da realidade do Boavista – ele terá a ideia sobre o futebol, já cá esteve há anos – eu interrogo-me como é possível um clube estar nesta situação com uma massa humana a trabalhar com o faz.
Verifiquei com o contacto que tive com o andebol, que vocês se misturam nos trabalhos. Está institucionalizado?
É uma coisa engraçada que se nota no Boavista. Aqui não há quintas. Noutros clubes notam-se essas quintas, os juniores têm a sua quinta, os juvenis a sua, os infantis outra. Cada um trata da sua quinta e está feito. Aqui não. O Vítor se não puder ir a um jogo, vou eu. Se não posso ir eu vai o Vítor. Nos seccionistas é a mesma coisa, umas vezes aprece o de juniores nos iniciados, são formas de trabalhar que são marca do clube. Reparem é muito raro uma equipa de juniores dar-se bem e ligar aos infantis e no Boavista parece que são todos irmãos, criticando-se e brincando uns com os outros. Criou-se um ambiente muito familiar.
Teve uma reunião com o director, está tudo acertado?
Comigo esta tudo acertado a reunião foi para preparar o início dos trabalhos.
Está tudo de férias?
Não. Continuamos a treinar duas vezes por semana, para manter a forma!
Foi uma época para registar. Alguma coisa o marcou nela?
Para além da subida, há uma coisa que ainda não entendi bem. Foi no jogo com o Espinho, onde os meus jogadores entraram apostados em vencer. Com o jogo equilibrado e connosco a jogar com menos uma unidade, houve uma jogada que envolveu o Fábio e um adversário e que o árbitro decidiu excluir so dois, até aí aceito. Mas o que não percebi foi a exclusão de Carmo na mesma jogada, porque ele não ofende ninguém e o árbitro excluiu-o também. Ficamos quatro contra seis e o Espinho abriu para cinco golos e acabou com o jogo. Sinceramente ainda não entendi.

5 comentários:

  1. já ouvi falar no regresso de Carlos Resende, e algumas aquisições interessantes, com o regresso de jogadores da equipa do ano passado, jogadores da académica? depende de quem for, e já ouvi falar que o César ia po infesta juntamente com a equipa do gondomar alguem sabe de alguma coisa?

    ResponderExcluir
  2. também já ouvi isso, no andebol de praia comentou-se que iam alguns elementos do gondomar para lá e o César era um deles.
    Como também se diz que alguns podem vir para o Boavista....
    Vamos esperar pelos proximos dias

    ResponderExcluir
  3. Quêm são os nomes falados para o Boavista? O Pedro Silva (GR) também está a ser falado? Penso que é um bom reforço e é da casa.

    ResponderExcluir
  4. Penso que Pedro Silva vai para o CALE, mas não tenho a certeza...

    ResponderExcluir
  5. Pedro Silva, Carlos Resende e César Couto serão jogadores do Boavista na próxima época.

    ResponderExcluir