sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

ZÉ MENDES - A PASSAGEM DO TESTEMUNHO


Zé Mendes como é conhecido no futsal nacional, campeão Nacional júnior pelo Boavista, Boavisteiro de coração, como sublinha, resolveu pendurar os ténis de jogador aos trinta e quatro anos.
Iniciou a época como jogador (mais uma, na sua longa carreira) mas decidiu colocar final á mesma e endereçar pela carreira de treinador. Fomos falar com ele para entender a sua decisão.

O PASSADO

Vamos regressar ao passado. Como e onde começas-te a jogar futsal?
Comecei a jogar futsal no "Sete Bicas", emprestado pelo Boavista, Clube ao qual regressei ainda Júnior para ser Campeão Nacional.

Durante quantos anos jogaste e em que clubes?
Joguei durante mais ou menos 20 anos, e alinhei pelo Sete Bicas, Boavista, Freixieiro, Joarte, Junqueira, Alpendurada e passei também pela Selecção do Porto e Selecção Nacional.
Foi uma longa carreira, cheia de experiências boas, enriquecedoras, das quais tiro as melhores lembranças.

Em que posição jogavas?
Ala, no entanto considero-me um jogador polivalente.

FIM DE LINHA COMO JOGADOR…
COMEÇO COMO TREINADOR

Este ano começaste como jogador, mas decidis-te acabar a carreira. Porquê?
Eu já anteriormente tinha feito uma pausa, mas o convite para alinhar pelo Boavista (meu clube do coração) fez-me colocar a hipótese de voltar a jogar pelo menos mais uma época; no entanto achei que deveria dar lugar aos mais novos e avançar para uma nova etapa agora...
Aconteceu alguma lesão que te fizesse terminar?
Não, tive uma lesão sim mas na época passada (fractura do menisco) no entanto, fui operado e fiquei bem, continuando a dar o meu contributo ao clube.

Qual foi a opinião dos teus treinadores e directores?
Respeitaram a minha opção, no entanto, mostraram vontade que eu continuasse ligado ao clube/grupo na posição de Treinador-Adjunto, o que muito me honrou.
O Berto, bem como restante equipa técnica e jogadores apoiaram-me e isso foi o mais importante e o que mais peso teve para mim.

Como se processa a passagem para a equipa técnica do Boavista?
Para mim, foi um sinal da admiração que têm por mim e credibilidade nos meus conhecimentos como praticante do Futsal durante muitos anos ao mais alto nível...O processo foi simples, o Berto sabia bem qual o contributo que eu podia dar ao clube nesta fase, fez-me o convite e este processo foi directo e objectivo, como eu sempre fui. Penso que ambas as partes sairão satisfeitas.

Qual a tua função na equipa técnica?
A partir da altura em que me é feito o convite e eu aceito, a minha função é, acompanhar o grupo, dinamizar o balneário, apoiar o Técnico Principal e estar atento ao que se passa com as restantes equipas. Interagindo sempre com todos.

O PRESENTE

Já na tua posição de treinador, como vês este campeonato? Quais os clubes que consideras favoritos à subida de divisão?
Um Campeonato equilibrado -ainda é precoce antever Campeões - no entanto, considero o Boavista, claro, um dos favoritos, o Braga e talvez a Académica.

O que esperas que o Boavista consiga no final?
Que tenha a tão merecida subida de divisão!

A situação de jogar fora de casa, parece que está a ser superada. Concordas?
Sim, temos conseguido camuflar esse factor, jogando concentrados, com grande entrega e espírito de sacrifício.

O Boavista está no pico de forma ou simplesmente a jogar o que tem obrigação?
O Boavista tem sempre obrigação de dignificar a camisola, porém pensos que estamos a passar uma fase boa, quer física quer animicamente.

Embora a Taça não seja um objectivo, concordas que as vitórias nessa prova fizeram bem à equipa?
Claro que sim, galvaniza sempre qualquer grupo, ainda mais quando este é "teoricamente" mais fraco do que os que tem conseguido eliminar.

O que esperas do jogo dos quarto de final?
Espero ganhar!! É isso que tenho tentado transmitir ao grupo, e penso que estamos todos unidos nesse objectivo.

RECORDAÇÕES

Qual o treinador que mais te marcou durante a tua carreira?
O José Vasconcelos, pois trabalhei com ele muitos anos e nas várias equipas por onde passei.

Qual o melhor momento da tua carreira?
Tive dois momentos: Quando fui Campeão de Juniores pelo Boavista, e quando fui Campeão e consequente subida de Divisão pelo Alpendurada.

E o pior?
Uma ou outra lesão que tenha tido...nada de grave.

O FUTURO

Tens curso de treinador, ou pretendes tira-lo?
Não tenho, mas a seu tempo analisarei essa hipótese.

Até onde queres chegar como treinador?
Até onde as minhas capacidades e oportunidades me levarem.

No Sábado jogamos com o Viseu. O que pensas sobre este jogo?
Alcançar a vitória vai ser muito importante, dada a proximidade pontual entre as duas equipas.
O Viseu é uma equipa bem organizada, no entanto, nós também o somos, temos muita vontade de vencer, o factor casa pode ser importante (já agora agradeço todo o apoio que temos tido dos nossos adeptos!).
Vamos dar o nosso melhor, como sempre...

Entrevista feita por M. Pina

Nenhum comentário:

Postar um comentário