quarta-feira, 4 de agosto de 2010

RICARDO... CORAÇÃO DE PANTERA


Ricardo é dos membros dos Panteras Negras, mais conhecido por todos pelo nome de Gaia. Foi na condição de adepto indefectível do Boavista que conversamos com ele.
Esperávamos um homem eléctrico, apareceu-nos um homem ponderado que muitas vezes pensava e repensava as suas resposta, acima de tudo para não provocar feridas internas.
O HOMEM
Ricardo que idade tens e há quantos anos és sócio do Boavista?
Tenho trinta anos e sou associado há vinte e três.
Como aconteceu a tua ligação aos Panteras?
Entrei em noventa e oito, numa fase em que havia algumas divergências internas, motivadas por pontos de vista diferentes. Nessa altura ainda não era uma claque organizada, não tínhamos fachas, por exemplo. As deslocações eram feitas com o apoio do Bingo, através do senhor Silva. Eu quando passei a pertencer à claque decidi fazer uma facha que dizia “PN Gaia” levava-a para todo o lado e daí ter nascido o nome com que sou conhecido, o Gaia.

O PANTERA NEGRA
Actualmente os PN Gaia, são um núcleo?
Pode dizer-se que sim! Somos um grupo de sete/oito sócios de Gaia que apoiamos o Boavista em todo o lado. O nosso lema nos “PN Gaia” é sempre presentes!
Vocês marcaram presença durante toda a época também nas Amadoras. Mas numa fase, pareceste sentir-te um pouco isolado. Estou certo?
Os Panteras têm vários núcleos e era bonito estarmos sempre todos representados, mas como é lógico isso nem sempre é possível isso. Quando se passou essa fase, estávamos no auge das lutas em várias amadoras, o futsal Juvenil lutava pelo título, os seniores lutavam pela permanência, o andebol juniores lutavam pela subida e Voleibol precisava de apoio para se mater no campeonato calmo. O meu desabafo foi mais ela pressão global das provas que uma critica. Serviu para puxar um pouco a malta para um último esforço do conjunto. Agora mais calmo, acho que todos os Panteras deram o que puderam pelas modalidades, enfim pelo Boavista. Não há melhores ou piores, somos todos Panteras Negras, somos todos do Boavista.
Essas presenças constantes provocam um encargo pesado?
Costumo dizer que é preciso apertar o cinto durante a semana para o puder alargar mais ao fim de semana.
Planear as presenças também não é fácil?
Pois não. Por exemplo o Futebol Feminino, cujos jogos coincidem muitas vezes com o Futebol sénior e não podemos estar nos dois lados em simultâneo. O andebol júnior, teve um apoio nesta última fase porque o futebol sénior já tinha terminado, porque os jogos do andebol também são aos Domingos… queria ver tudo, apoiar todos, mas isso é impossível.
É sinal que o Clube continua grande?
É verdade. O futsal sénior tem mais apoio porque geralmente joga ao Sábado e beneficia disso.
O FUTEBOL
É lógico que te preocupes mais com o futebol. Como vês a actual situação?
Atravessamos um período bastante complicado, talvez mesmo o período mais complicado da vida do Boavista. Vamos esperar pela assembleia de dia dezasseis para ver se somos mais esclarecido sobre a realidade e depois esperar que melhores dias apareçam.
Tens esperança na assembleia?
Tenho. Pelo menos para que quando ela acabar, todos sabermos um pouco mais do nosso clube. Neste momento todos falam, todos discutem, todos apresentam dúvidas e ninguém sabe quem tem razão. Precisamos de saber o que se passa no nosso Clube. Porque estas dúvidas dividem a família Boavisteira e nós precisamos de muita união. Só unidos venceremos.
O Boavista inscreveu uma equipa no Distrital. Qual a tua opinião?
Estou de acordo! É preciso jogar pelo seguro.
Mas muita gente defende que devem jogar as duas equipas em simultâneo. Isso confunde-te?
Não. Se as duas defenderem as cores do Boavista apoiarei as duas, porque estamos a salvaguardar o futuro do Boavista. O nome do Boavista FC é que nunca poderá acabar! Esse nome é que eu seguirei toda a minha vida. Para mim não conta a divisão em que se joga conta é o Emblema!
Se fosses Presidente do Boavista o que fazias?
Ora bem isso nunca acontecerá, porque o meu lugar no Boavista é no topo sul e é lá que eu pertenço e quero continuar.
Está bem. Mas Senta-te na cadeira presidencial em pensamento…
Não consigo responder, porque não sei o que se passa lá dentro e com estas questões em aberto não sei o que posso responder. Olhe se me saísse o euro milhões as coisas ficavam mais fáceis.
O que mais te agradou durante a época desportiva?
Gostei de acompanhar os jogos de futsal e guardo duas recordações no meu quarto, que é um pequeno museu. São duas simples t-shirts que os jogadores assinaram e me ofereceram. Se for à internet pode ver o meu museuzinho. Claro que gostei muito da conquista do campeonato pelos Juvenis de futsal e pela subida dos juniores do andebol. Foram momentos inesquecíveis.
Temes pelo futuro do Clube?
Não, o Boavista nunca acabará, o Boavista é um clube muito grande! Tem centenas de atletas, se há coisa que não mete medo é o Boavista acabar!
Quando esperas ver o Boavista a subir para o seu lugar?
Agora fala-se na tal indemnização que demorará sete anos… por isso espero que seja aí.
Não é tempo a mais?
Se calhar é a razão de inscrever essa equipa nos distritais para daqui a seis anos poder ter ultrapassado a equipa actual que pertence à sad e depois com esse dinheiro estabilizar o clube e atacarmos a subida para o nosso lugar.
Admira-me ver um homem de sangue quente responder com essa frieza…
Não há nada a fazer… o que se pode fazer ou dizer? Nós estivemos nos bons momentos, porque não havemos de estar nos maus momentos?
Os Panteras não abandonam o Boavista?
Não. Nós temos a nossa importância dentro do clube. Olhe, curiosamente agora na segunda e nos jogos fora de casa vão mais Boavisteiros que na primeira Liga. Na primeira liga se não eram os Panteras negras o Boavista não levava ninguém nos jogos fora.
Nos jogos fora tem havido muita violência. Vós sois mal recebidos… ou assim é que dá gosto?
Isto é fácil de explicar. O Boavista é um clube muito odiado. É muito fácil ser adepto em casa, mas fora de casa é terrível e muitos que nos criticam nunca foram ver um jogo fora de casa. Ver um jogo com o Braga ou Guimarães no Porto não tem nada a ver com um jogo em Braga ou Guimarães. Eu costumo dizer que um Boavisteiro é Boavisteiro a cem por cento e uma pessoa sente tantos insultos e ofensas, mal chegamos a esses campos.
Em Lousada foi o cúmulo?
Mal lá chegamos, vieram dois directores que nos colocaram numa bancada dizendo que estivéssemos à vontade, que podíamos colocar as fachas e depois viu-se o que aconteceu. Na hora da verdade, tudo não passou de uma armadilha.
A vossa presença tem influência nos resultados?
Sem dúvida alguma que se nós não estivéssemos presentes em alguns jogos desta segunda B, os resultados seriam bem piores. Nós representamos a força extra que todos os jogadores gostam de sentir.
Sentes esse reconhecimento dos jogadores, quando se cruzam contigo na rua?
Esse afecto nota-se mais nesta divisão em que eles são mais humildes e cumprimentam-nos e perguntam como estamos. Na realidade neste campeonato há jogadores que nunca tiveram uma claque pelo seu lado. Falo com alguns via internet, somos mais próximos.
OS PANTERAS
Pronto, recusas ser Presidente e chefe da claque dos Panteras.
Não! Também não quero! Eu não sou o chefe e é só problemas a cair em cima de mim… Ó Gaia isto, ó Gaia aquilo! (rindo-se) imagine se um dia fosse. Falando mais a sério nos Panteras Negras somos todos chefes somos todos iguais. Claro que temos dois elementos que controlam as coisas mas somos uma família com regras, mas com igualdade entre todos.
Explica-me, como se organiza uma deslocação?
Os dois responsáveis é que decidem horários e aquisição de bilhetes etc… na primeira Liga os bilhetes chegavam ao Bessa e havia um protocolo entre os clubes para esse envio e para os preços. Tínhamos preços mais baixos nos jogos fora, mas depois havia uma retribuição quando jogassem em nossa casa. Nesta divisão nada disso acontece. Agora até vamos de carro e já nem alugamos transporte. Chegamos lá e um dos chefes, ou Zé Luís ou Sousa vão comprar os bilhetes para todos.
Não queres ser Presidente, não queres ser chefe. E nas Panteras até quando queres estar?
Até morrer se for possível! Até morrer.
Então nunca vais passar para a bancada calma?
Só se for com a idade… mas o meu desejo é ficar sempre na bancada dos Panteras.
Já és pai?
Sou, tenho uma filha com três anos, que já veio ao Bessa ver jogos.
Parece-me que queres falar em alguma coisa que te incomoda. O que é?
É uma coisa que até tenho vergonha de ver no meu clube. É o facto de o Boavista não ter uma loja com material alusivo ao clube para poder-mos comprar e oferecer a amigos e fazer divulgar o clube. Muitas vezes estou na pantera e perguntam-me onde é a loja do Clube? Eu fico com um aperto no coração e invento uma desculpa.
Como explicas, essa lacuna?
Não há simplesmente explicação possível. Não pode ser naquela loja? Arranja-se outro espaço. Num estádio com trinta mil lugares não faltam é lugares para se fazer uma loja. Um clube que vai fazer 107 anos não tem uma loja oficial. Qualquer clubezito tem uma tendinha e nós com 107 anos não temos nada. A melhor loja que o Boavista teve foi no pavilhão Acácio Lelo. O Departamento de markting do clube foi sempre a pior coisa que o Boavista teve.
Tenho um amigo Russo que notou isso quando cá esteve. Disse-me uma camisola do Porto ou do Benfica compra-se em qualquer aeroporto do mundo, mas do Boavista não.
Pois é isso, mas está a ver nem no Bessa há! Não entendo, nem aceito!
OS BLOGS BOAVISTEIROS
Vamos às despedidas. Queres enviar uma mensagem para alguém?
Aproveito para saudar o Blog das Amadoras. Era o Blog que faltava. Para mim o site do Boavista é o Blog das Amadoras. O site do Boavista é a imagem do clube. Eu vejo alguns sites de clubes pequenos que nem se comparem em superioridade ao do Boavista. Ao Blog das Amadoras eu vou lá duas três vezes por dia, porque está sempre actualizado. Dou-lhe os parabéns.
Agradeço!
Nesse aspecto o Boavista está bem servido de Blogs. O que achas?
É a verdadeira paixão ao Boavista. Quando eu e um amigo abrimos o meu Blog foi na condição de o manter sempre actualizado, só assim tem razão de existir. Não é abrir um Blog postar lá uma notícia de dois em dois meses.
O teu é?
O Panteras Negras Gaia. Somos dois amigos, andamos atrás de noticias nesta altura quase não há noticias vou colocando noticias antigas para manter actividade.
Amanhã (a entrevista foi feita no Sábado) o Boavista faz 107 anos. O que sentes?
Indescritível pertencer e amar um clube com tal passado. Nestas datas quando a bandeira sobe no mastro nem sei explicar o que sinto.
Vais estar lá?
Claro! Sempre Presente.
Entrevista de Manuel Pina

9 comentários:

  1. so tenho pena que nem sempre apoiem o futsal e uma modalidade em crescimento que deveria de receber mais atençao publica e ate mesmo criar uma claque para os escaloes de formaçao

    ResponderExcluir
  2. Ricardo, sempre em Grande!

    dos maiores boavisteiros que conheço, e sempre, sempre presente!

    ResponderExcluir
  3. Caro anonimo, está completamente errado nessa apreciação. Os PN têm sido uma referencia para o departamento de futsal pelo seu apoio e paixão!

    ResponderExcluir
  4. Em grande. Força Boavista

    ResponderExcluir
  5. PARABENS PELA ENTREVISTA E PELA DEDICAÇÃO AO CLUBE.
    OBRIGADO PELO APOIO DADO AO FUTSAL
    BERTO

    ResponderExcluir
  6. PARABENS PELO TEU AMOR AO BOAVISTA FC.

    ResponderExcluir
  7. Foi muito interessante ler a entrevista e verificar que afortunadamente existem pessoas como o Ricardo que fazem o que fazem sem ganhar nada economico em troca, lastimosamente nem todos somos assim, seguramente o clube seria muito diferente.
    Ejemplo a seguir.
    Parabens.

    ResponderExcluir
  8. Gaia concordo contigo quando dizes que na segunda levamos mais jente que na primeira liga é verdade, mas nao queiras comparar jogos da primeira liga a uma segunda feira as 9:30 da noite de inverno e com bilhetes caros.
    Na segunda os jogos sao as 15h00 ao fim de semana e ja da para ir ver.

    Es um grande boavisteiro sem duvida

    ResponderExcluir
  9. Gaia,sempre gostei de ti mas agra ainda mais.Quem é boavisteiro desde criança o amor ao nosso belo emblema nunca pode haver dúvidas.Na minha modésta opinião salvagurdando algumas tolices já és um símbolo no boavista.Que mais se pode pedir a um jóvem casaco que parte do seu tempo só pensa boavista.Palmas para da minha parte.O Pina

    ResponderExcluir