segunda-feira, 15 de março de 2010

PRELADA... PANTERA NEGRA, DIREITO AO ASSUNTO







Esta será uma das entrevistas que faremos aos associados do Clube, para melhor entender-mos e sentirmos o seu “pulsar”.
Chamam-lhe Prelada é um dos adeptos de carisma do Boavista FC e membro indeféctivel das Panteras Negras.
Quer continuar a ser (só) Prelada. Nós acrescentamos Paulo e em vez de fotos suas enviou fotos das tarjas da Claque...
Assim entrevistamos um desconhecido (muito conhecido)... O Prelada das Panteras

Nome e idade?
Anónimo, 28 anos

Há quantos anos és associado do Boavista?
Faz dia 21 de Abril 13 anos

Como nasceu esse amor pelo Clube?
Desde muito novo que senti um grande afecto pelo nosso clube, principalmente por toda a mística combativa que o envolvia.
Para todos os efeitos, era “o rebelde a lutar contra o império”, mas não apenas isso me agradou na instituição da pantera: Desde as cores carismáticas à massa associativa marcante, desde a cidade de onde é proveniente até aos feitos gloriosos, tudo me agradava no Boavista, e eu estava numa fase de vida em que somos bastante influenciados por aquilo que temos em casa…
Na realidade, e infelizmente, nenhum dos meus familiares próximos era Boavisteiro. Na verdade, sempre me tentaram induzir (sem grande sucesso) por outros “caminhos clubísticos”. Mesmo sem grande apoio em casa, o gosto ao Boavista foi falando mais alto.
És um dos que estás em todo lado. Pertences aos Panteras Negras?
Com orgulho. Pertencer aos PANTERAS NEGRAS é, sem dúvida alguma, a maneira mais eficaz de apoiar a instituição, aliás os FANATIC SUPPORTERS é núcleo dos PANTERAS NEGRAS.



“ existe muita coisa que poderia ser dita, e que iria tranquilizar em elevado grau, vários associados que amam o seu clube. “


Consideras importante a existência da claque do Clube?
A claque organizada do Boavista confere aos jogadores do clube um elevado factor de motivação e apoio incondicionais.
Eu diria que a claque está para o clube, da mesma maneira que a pantera, ou que o estádio estão para este. É património, não só pela idade da mesma, mas principalmente se pensarmos no que o clube tem a ganhar ao ter uma claque nas suas fileiras.
Não há nenhum clube de renome sem uma claque organizada hoje em dia. Só isso mostra a importância das claques no mundo do desporto…

Como analisas a época do Futebol de onze?
Foi uma época que não começou como nos tinha sido prometido; não foi uma época “bem mais calma do que a anterior”. Embora possa achar que o facto de termos andado com a “casa às costas” nos primeiros meses, tenha trazido alguma instabilidade ao plantel, o que é facto é que não fomos presenteados com aquilo que nos foi efectivamente prometido no início da temporada.
Nesta segunda volta, as coisas têm se vindo a equilibrar na tabela… Acho francamente que o Jorge Madureira foi uma escolhe demasiado arriscada, e acredito que estaríamos bem melhores se tivéssemos tido o Vítor Paneira desde o início do ano a treinar o plantel de seniores de futebol.

Tens medo de uma possível descida ou já consideras que esse problema está ultrapassado?
Se te referes à descida desportiva, digo-te que já não acredito tanto nela, como acreditava há algumas semanas. Vejo um plantel coeso, e bem capaz de disputar o terceiro lugar na tabela.

Para além do futebol que modalidades mais segues no Clube?
Com mais interesse em particular, será o futsal, provavelmente porque desperta nos espectadores um nível elevado de emoções fortes e o voleibol feminino.

Num panorama global como estás a ver a época de todas as modalidades?
Aceitável para os apoios que têm, sem dúvida. Embora estando um tanto ou quanto faminto por grandes vitórias, acho compreensível o estado actual da situação.
Claro que modalidades como o boxe ou a ginástica, têm sempre grandes triunfos na manga para os seus adeptos, mas o que é certo é que conjunturas são conjunturas, e temos de ser compreensíveis.

És o editor de um Blog do universo axadrezado. Como se chama o teu Blog?
FANATIC SUPPORTERS.

Qual o objectivo dele?
O nosso blog é um contributo colectivo que os membros do nosso núcleo fazem questão a prestar à comunidade Boavisteira, e em especial, aos membros da nossa claque.

Como analisas o conjunto de todos os Blogs do Boavista? Não achas que há Blogs a mais?
Cada pessoa neste país tem o direito a criar o número de blogues que bem lhe apetecer. Cabe ao comum dos cibernautas fazer a selecção que mais justa lhe parecer, acerca de que espaços visitar.
No geral, é bom que exista um largo leque de escolhas dentro da nossa rede axadrezado.

Falando da net, como vês o site Oficial do Boavista? Propunhas alguma alteração?
Um site muito fraco, raro estar actualizado. Propunha mais informação e uma nova imagem.

O Futsal (talvez a segunda modalidade do Clube) está a atravessar um mau período. Como grande adepto que és, o que te oferece dizer sobre isso? Acreditas na recuperação?
O futsal no nosso clube disputasse com base na vontade de jogar à bola por parte dos nossos jogadores, e muito amor à camisola. Acredito que poderão bem vir melhores tempos (duas vitórias consecutivas já estão arrecadadas).

Juvenis de Futsal campeões Distritais, Infantis de Andebol campeões distritais, Juniores a lutar pela subida de divisão... Que dizes sobre isso?
Se as palavras “Boavista” e “campeões” estão lá, então é porque é certamente um orgulho! Em tempo de vacas magras, esses jovens surgem como luz no meio do escuro. É sempre um orgulho, sem dúvida alguma.


“O clube pode, ou não, continuar a viver com uma SAD a ele anexada?”




Se fosses Presidente o que farias pelo Boavista?
É difícil propor algum tipo de medidas sólidas a levar a cabo, sem conhecer a pormenor os registos financeiros da empresa em questão. No caso do nosso clube, mais complicado ainda se torna a situação…
Neste tempo de crise, penso sinceramente que a pergunta pode, de certa maneira, ser simples e uma só: O clube pode, ou não, continuar a viver com uma SAD a ele anexada?
Bem, todos nós já sabemos os prós da existência da SAD, mas poucos sabem os contras a pormenor (por mim próprio falo).
Neste momento, as pessoas que constituem a SAD do Boavista estão a receber os seus salários, coisa que não acontece com jogadores e funcionários. Hoje em dia, a SAD do Boavista oferece um dano financeiro elevado ao clube, pois não há dinheiro que compense os gastos que dela provêm.

“só com a SAD activa podermos vir a ser indemnizados e repostos na primeira divisão.”

É um facto que a SAD está a dar prejuízo económico ao clube, assim como é um facto de que a SAD oferece certas “regalias” ao clube com a sua existência, quanto mais não seja, o facto de só com a SAD activa podermos vir a ser indemnizados e repostos na primeira divisão.
Então, o que fazer?
Na minha opinião, e tomando como premissa de que a existência da SAD do Boavista tem neste momento prós e contas, os estatutos de funcionários da SAD deveriam ser alterados. Mas essa mudança só pode provir dos membros da mesma.
Se eu fosse presidente do clube, aceitaria apenas comandar os destinos do Boavista, caso a minha equipa de colegas concordasse num possível congelamento de salários da Sociedade Anónima Desportiva, como via a aumentar o nível de crescimento económico interno, mas também de não perdermos direito a certos “prós” associados à existência da SAD (como a capacidade de lutar por justiça nos tribunais, o direito ao nome Boavista Futebol Clube, etc.).
Colocaria ainda uma equipa de amadores a competir na 2ª Divisão Distrital do Porto, como via a garantir uma segurança futura do nosso Boavista Futebol Clube.
Por último lugar, asseguraria um modo de comunicação viável entre os membros da direcção e os associados, pois não compreendo como é que este impasse e dúvida generalizada pode ser benéfico para a instituição, pois embora concorde que nem tudo pode ser revelado para o exterior, existe muita coisa que poderia ser dita, e que iria tranquilizar em elevado grau, vários associados que amam o seu clube.

Estás disposto a que o Amadoras retire do teu Blog informação e fotos, ou achas que os Blogs devem ser rigorosamente independentes?
Não vejo nenhum mal nisso, estamos todos para o mesmo.

O que pensas do Blog das Amadoras?
É um sítio importantíssimo na blogosfera axadrezada, e que se tem mostrada muito activo no que toca a manter os adeptos informados de uma área valiosíssima do clube!

O Prelada é um Homem de guerra mas mostrou-se um Homem de ideias e de coragem, não fugindo a questões e dando conhecimento publico das suas convicções.
Valeu...ANÓNIMO

4 comentários:

  1. Palavras para quê? Um grande Boavisteiro!!!

    Grande abraço

    António Morais

    ResponderExcluir
  2. Pouco mais há dizer , ideias bem defenidas e um grande BOAVISTEIRO.
    ENQUANTO EXISTIR UM BOAVISTEIRO O CLUBE NUNCA ACABA.

    ALBERTO MELO

    ResponderExcluir
  3. Hugo_Fanatic_Supporters17 de março de 2010 às 14:24

    Quando queres portaste e falas bem!
    Grande entrevista!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. A força do meu Boavista, está aqui demonstrada, nos seus grandes adeptos.Força Boavista!!!

    Pedro Ferreira

    ResponderExcluir