quinta-feira, 25 de março de 2010

FUTSAL - SÉRGIO CARVALHO, O TIMONEIRO DOS CAMPEÕES

SÉRGIO CARVALHO (DISCIPLINADOR, RIGOROSO E CAMPEÃO)
O Nosso (grande) Colaborador e amigo Paulo Correia realizou uma entrevista com Sérgio Carvalho o Treinador (Tri-Campeão) que é o timoneiro de uma excelente esquadra de campeões.
Transcrevemos na integra...

Uma época simplesmente fantástica. O que tem a dizer sobre isso?
Antes de mais gostaria de agradecer a oportunidade de prestar estas declarações e aproveitar para homenagear o trabalho que é desempenhado por vós diariamente em prol do nosso Boavista FC.
“ATACAR” O TÍTULO A NÍVEL NACIONAL..."
Quanto á época propriamente dita, diria que poderá ser ainda melhor. Após a conquista antecipada do Campeonato Distrital, temos agora a possibilidade de “atacar” o Titulo Nacional nos próximos meses de Maio e Junho.
Porém, é verdade que até aqui a época tem sido de elevado nível e eu diria que é a consequência do trabalho, da entrega, da dedicação ao clube e da forte ambição antes de mais dos meus atletas que têm superado largamente as expectativas neles depositadas, dos meus directores que são inexcedíveis no apoio que nos prestam e claro de toda a equipa técnica.
Creio que atingimos um patamar de excelência que nos projecta para um nível sem paralelo neste campeonato que agora se conclui.

"FORMAR BEM, VENCENDO É POSSÍVEL"

O objectivo desde início era serem campeões?
Fomos claros desde o primeiro minuto com este grupo de trabalho. Formar bem vencendo é possível e é aliás uma premissa importante nas bases de um atleta em formação.
Assim sendo pela qualidade destes atletas, por estarmos na presença de alguns já por diversas vezes campeões noutras categorias de base, portanto habituados a conviver com a pressão imposta aos “candidatos” a títulos e por termos reforçado “assertivamente” com duas novas peças que acrescentaram ainda mais qualidade á equipa, passamos sempre a mensagem e a real convicção de que o objectivo era chegar a este título. Felizmente alcançamos essa meta com inteiro mérito.

Quando perderam em casa com o Alpendurada, pensou que a equipa ia a baixo?
De forma alguma. Costumo dizer que ninguém é imbatível e que mais tarde ou mais cedo teria de perder. Diria que nesse dia tivemos meio jogo mau, o suficiente para não recuperar de uma má primeira parte que definiu o vencedor desse jogo.
Justiça seja feita ao Alpendurada que fez 25 minutos de grande nível tirando partido de uma fragilidade anormal na minha equipa, fruto de uma semana que não correra bem e com outras condicionantes que não importa agora abordar.
Porém, essa derrota mostrou-me algo que desconhecia nos meus atletas por ser tão raro perdermos.
A tristeza no balneário era profunda e cheguei a ver alguns atletas com lágrimas nos olhos o que sinceramente me chocou, mostrando-me porém o seu carácter. Rapidamente reagiram e tornaram esse mau momento numa tremenda revolta que os levou á normalidade vencendo de forma espectacular num pavilhão complicadíssimo no jogo seguinte que poderia complicar as contas do campeonato.
Foram enormes e deram uma prova de maturidade e ambição só ao alcance dos melhores.

“IMPORTANTE É O OBJECTIVO DO BOAVISTA”

Quais os seus objectivos para si e para a equipa no futuro?
Os meus objectivos não são importantes. Importante é o objectivo do Boavista FC, deste escalão e do futsal propriamente dito.
Quanto á equipa creio que será sempre candidata a títulos desde que esta estrutura se mantenha.

Qual foi o jogo que plantou a equipa para o titulo?
Diria que um conjunto de jogos foi determinante para servir de “alavanca” a esta equipa. A vitória em Alpendurada por 1-2 com uma magnifica reviravolta pois perdíamos 1-0 ao intervalo.
A brilhante vitória por 3-7 em casa do Amanhã da Criança, equipa na altura dita candidata ao título, num jogo que deixou claras as diferenças entre as equipas e devo ainda destacar a vitória por 1-0 no Freixieiro e pelo mesmo resultado no Mindelo diante do Caxinas.
Terão sido os jogos que mais se destacaram nesta época pois foram todos eles fora de casa, vencendo a adversários directos na luta pelo título.

Como é a sua postura nos treinos e jogos?
Não gosto de ser juiz em causa própria mas já que me pergunta entendo que a seriedade e a dedicação ao trabalho, a esta equipa ao clube ( que vão MUITO além dos treinos e dos jogos ) serão os elementos que mais definem a minha postura.

É conhecido por ser muito rigoroso, é essa a chave do sucesso?
É uma das chaves do sucesso. Tenho investido muito do meu tempo pessoal e familiar nesta equipa e quando aceitei este desafio decidi que seria sempre para alcançar “objectivos importantes” e que cada vez mais são raros no nosso Boavista FC.
Assim sendo, um dos meus princípios de vida passa precisamente pelo rigor que imponho em tudo e o futsal nunca seria uma excepção pelo que é normal que me conheçam por isso até porque os resultados falam por si e provam que esse é um bom principio. Até mesmo como exemplo para todos os jovens que connosco trabalham.

“ ENQUANTO BOAVISTEIRO PURO E GENUINO...”
Numa altura que o Boavista esta tão mal o que significa este titulo para vocês?
Uma enorme alegria e sentimento de “dever cumprido”. Nunca por vaidade pessoal ou pretensão, mas sim por sentido de missão enquanto Boavisteiro puro e genuíno e porque o clube precisa de continuar a vencer, continuar a mostrar que é possível sobreviver e qual melhor forma do que fazê-lo senão com a formação, os verdadeiros herdeiros deste clube.
Serão estes campeões do passado recente e de hoje que amanhã poderão servir o Boavista FC e ajudá-lo seja em que modalidade for a manter esta chama viva e de preferência continuando a acreditar que podemos voltar a ser um clube vencedor.
No caso desta equipa, isso está-lhes no sangue e sei que aconteça o que acontecer eles estão prontos a dar tudo pelo Boavista FC!

Como é actualidade do futsal do boavista?
Como pode calcular de grande dificuldade como de todas as modalidades do clube. Trabalhamos, diria mesmo lutamos diariamente para que o futsal se mantenha activo. Aproveito para fazer uma vénia ao António Morais que “carrega” este peso de não deixar morrer a modalidade no clube. Ele merece mais apoio de todos. Dentro e fora do futsal. Dentro e fora do clube.
“OS JUNIORES ESTÃO MUITO BEM ENTREGUES”
Para o ano pensa treinar os juniores?
Neste momento tal possibilidade não se coloca. Os Juniores estão muito bem entregues ao seu actual treinador e não creio que tenha lógica a sua substituição a menos que ela ocorra por alguma situação exterior aquelas que são as enormes qualidades, enquanto treinador e como exemplo para os jovens que se encontram nesse escalão.

“ SÓ É POSSÍVEL VENCER MUITAS VEZES QUANDO SE TEM GENTE CAPAZ À NOSSA VOLTA”
O que sente um treinador que por todos os escalões que passa e campeão?
Antes de mais este trabalho não é só meu. Só é possível vencer muitas vezes quando se tem gente capaz á nossa volta. E é por isso que insisto pois o maior dos méritos é acima de tudo dos jogadores que têm sido excelentes, dos dirigentes que me acompanham e da minha equipa técnica que tanto sofre e tantas horas perdem a “aturar” o seu treinador.
É também do homem que começou este projecto no escalão de Escolas ( Alberto Melo ) e com quem aprendi muito do que sei hoje.
Quanto ao resto, vencer consecutivamente é reconfortante para quem tanto dá a esta equipa e a este clube. É uma felicidade muito grande ser várias vezes campeão e vice-campeão, seja como dirigente, seja como adjunto, seja como treinador no clube do meu coração.

Viva o Boavista FC

Um comentário:

  1. PARABENS A TODO O GRUPO DE TRABALHO, JOGADORES, EQUIPA TECNICA E DIRECTORES POR MAIS ESTE TITULO.

    DESEJO AQUI AS MELHORES FELICIDADES PARA OS JOGOS DO NACIONAL, RUMO AO TITULO

    Rui Costa

    ResponderExcluir