quarta-feira, 20 de abril de 2016

PAULO MOREIRA - UM PUGILISTA DE FUTURO

aulo Moreira, é um pugilista de 27 anos, que pertence aos quadros do Boavista desde que se iniciou na modalidade.

Em que categoria praticas o Boxe?

Na categoria de 75 kg.

Há quantos anos praticas a modalidade?

Há cinco anos e sempre a representar o Boavista.

Quais os resultados ou títulos mais significativos?

Fui duas vezes campeão regional e esta época, fui Vice-campeão nacional.

Como se processou a entrada na modalidade?

Sempre pratiquei desporto e sempre gostei de modalidades de combate. Para além, de sempre ouvir dizer muito bem da escola do Boavista. Um dia, vim experimentar o Boxe. Confirmei o que dizia sobre o Boxe do Boavista e fiquei, na modalidade e no clube.

O que espera conseguir desta época e que objectivos, tem para o futuro no boxe?

Para a época espero ser campeão nacional. A curto prazo, vou estar presente a dois de Maio, em Tenerife num combate, representado o Boavista e a seleção nacional. Nesta prova, estarei acompanhado pelo Senhor Carlos Caldas e pelo meu colega Augusto Pinheiro que vai lutar em 81 kg. Vou dar o meu melhor e se possível vencer o meu combate.

Vai então representar a seleção nacional, pela primeira vez?

Efectivamente, é a primeira vez, o que me dá muito orgulho. Vou tentar honrar este convite.

Para o futuro. Continuar como amador, fazendo o Boxe como hobby ou algo mais?

Para já, continuar a trabalhar mais uns anos como amador, tentando mais umas vitórias e depois mais para lá… tentar a passagem para profissional.

Qual a sua intensidade e número de treinos por semana?

Treino todos os dias. Dificilmente, passo um dia sem treinar. De segunda a sexta, venho treinar ao Bessa, tentando conciliar o meu trabalho com o tempo de treino. Ao sábado e domingo, treino sozinho, faço umas corridas, preparação física e natação.

Uma das coisas que me surpreenderam é o tempo que os pugilistas dedicam à corrida. Porquê?

Porque, para resistir e estar bem, nos três assaltos, que compõem os combates de amadores, é preciso ter muita resistência, ter muito pulmão e ter muita força e agilidade nas pernas. Para estarmos bem fisicamente a corrida é um exercício muito completo.

Quantos quilómetros, faz em média por dia?

Nuns dias mais. Noutros menos. Mas em média corro doze quilómetros pro dia.

Para um pugilista amador, é necessário ter uma grande devoção. Concorda?

Se queremos e gostamos temos que nos dedicar e esforçar. Quando se gosta e se quer… tem que ser.

Cinco anos depois, como analisa a escola de boxe do Boavista?

É uma verdadeira família. Uma pessoa chega aqui e sente-se bem. Temos o professor Caldas, que nos trata bem, sendo quase um pai para nós, sempre a ensinar-nos os bons caminhos. Temos colegas de treino espectaculares, que nos fazem sentir em nossa casa e tudo isso, nos dá vontade de treinar.

Entrevista de 
Manuel Pina

Nenhum comentário:

Postar um comentário