quinta-feira, 3 de novembro de 2011

ALVARO DURÃES, FALA SOBRE O FUTSAL PARA CEGOS

Ouvimos alguns pormenores de Álvaro Durães, Director do Departamento de Desporto Adaptado, sobre a modalidade para invisuais.
Comecemos pelo princípio, o Boavista já tem equipa de Futsal para cegos?
Já temos equipa e já estão a treinar duas vezes por semana.
Como surgiu essa ideia?
A ideia surgiu por um convite efectuada por atletas cegos ao Clube, se queríamos dar apoio e pegar nesse projecto, e assim foi criada a nova modalidade - Futsal para cegos.
 Falemos da modalidade. Como nasceu o Futsal para cegos?
O futebol é o desporto mais popular do planeta! É um desporto que se expandiu pelo mundo devido à sua capacidade para unir de forma igual todos os praticantes, de tal modo que a FIFA possui hoje em dia mais membros que a própria ONU.
É um desporto de tal modo avassalador e apaixonante que atingiu pessoas que por definição e preconceito estão afastadas deste jogo: os deficientes e foram eles que desde cedo procuraram uma forma de praticar o futebol.
O futsal para cegos surgiu como um mero passatempo escolar que evoluiu para um fenómeno cultural de massas que gera emoções tanto para quem pratica como para os espectadores é imensa.
 A base é mesmo o futsal ou tem algumas alterações?
É um desporto semelhante ao futebol e tem vários nomes como futsal, football five-a-side, futebol de 5 mas seja qual for o nome é uma dasactividades desportivas mais populares entre os cegos e que tal como as outras modalidades para deficientes visuais teve a sua evolução tanto histórica como na forma como se pratica
 Onde se pode jogar?
Este é um desporto apenas limitado pelos espaços reduzidos que as escolas tinham para o desporto, o futsal foi crescendo mas em áreas maiores também existiam problemas: tanto o jogo como a orientação e o ritmo de jogo foram reduzidos, factos contra-producentes para o divertimento e segurança do jogo.
Então o desporto que começa como futebol passa a futsal apenas porque passaria a ser praticado no interior com adaptações que oferecessem um jogo mais dinâmico com dimensões reduzidas e paredes que permitiriam o jogo fluir sem interrupções fornecendo ainda orientação e segurança ao jogador.
Com estas adaptações é ainda definida uma área de penalidades pequena para o guarda-redes, único jogador com visão cujos movimentos têm de ser limitados. Por detrás de cada baliza do oponente está um guia da equipa para dirigir os jogadores quando estes chutam. Convém especificar que excepto o guia e o guarda-redes todos os jogadores são cegos inseridos na categoria B1 (Blind One), ou seja, possuem um grau de visão muito próxima ou igual a 0%). O treinador orienta ainda os jogadores na zona de meio-campo.
Como são formadas as equipas?
As equipas são formadas por cinco jogadores, sendo que quatro jogadores actuam na linha e um como guarda-redes, todos equipados com uma venda excepto o guarda-redes que para além de defender as bolas também guia a sua equipa.
 Os campos são normais?
As dimensões oficiais do campo são 40 metros de comprimento por 20 metros de largura em que o solo pode ser de cimento, relva natural ou relva sintética. O campo é rodeado por uma parede de ressalto.
 A bola?
A bola tem de ter as seguintes características: deve ser esférica, deve ser de couro ou qualquer outro material adequado, com uma circunferência de não menos de 60cm e mais de 62cm, não devendo ter menos de 510 gramas nem mais de 540 gramas de peso no início da partida. A grande particularidade desta bola reside no sistema de som (um dispositivo electrónico que tem no interior) localizado dentro da bola para permitir que esta corra, role e salte de uma forma regular.
Para garantir a segurança dos jogadores sempre, o sistema usado deve permitir que a bola emita um som quando gira no seu próprio eixo ou ao girar pelo ar. Esta bola permite com o som que os jogadores possam percebê-la no campo.
 Os equipamentos?
O equipamento dos jogadores é composto por t-shirt, calção curto, meias, caneleiras, calçado e o único que pode usar calças compridas é o guarda-redes cuja roupa deve ter uma cor diferente do resto da equipa.
Em relação ao calçado apenas são permitidos ténis brancos, de couro ou de lona. Fazem ainda parte do equipamento dos jogadores os tampões oftalmológicos nos dois olhos e as vendas.
 Tempo de jogo, como é composto?
As partidas têm dois tempos de 25 minutos, com 10 minutos de intervalo.
 Em que países se pratica com mais intensidade?
Actualmente, o futsal para cegos é praticado em mais de trinta países e teve a sua estreia a nível internacional nos Jogos Paralímpicos em Atenas, em 1994. Desde então a modalidade tem tido um franco crescimento e vários atletas têm sido reconhecidos, principalmente nos países com as melhores equipas como a Espanha e o Brasil.
No entanto, foi exactamente em 1986, em Espanha – um dos países em que os direitos dos deficientes são mais respeitados – que se realizou o primeiro campeonato entre clubes. A maioria dos países que aderiram ao futsal para cegos tem campeonatos regulares entre clubes. A partir de 1997, a IBSA passou a organizar campeonatos mundiais. Este é assim um desporto regulado pela IBSA com base nas regras modificadas pela FIFA.
 Deve ser um jogo difícil, para os praticantes…
Qualquer pessoa que tenha experimentado jogar futebol sabe que este desporto não é tão fácil como aparenta ser quando se vêem os profissionais jogar. Se juntarmos a isto o facto de os jogadores não poderem ver a bola, a equipa oponente ou a baliza trata-se de um jogo deveras complexo que exige uma mobilidade, concentração e técnica acima do normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário