quinta-feira, 2 de junho de 2011

ALBERTO MELO ANALISA GLOBALMENTE A ÉPOCA DE FUTSAL

Terminado este campeonato vamos fazer uma análise completa. Esperavas conseguir esta excelente classificação?
Como sabes, a minha ambição, a dos meus jogadores e claro a de toda a estrutura do futsal, é que o clube atinja sempre classificações que honrem a sua história e que todos os nossos sócios e adeptos tenham orgulho em nós e na camisola que representamos.
Conseguimos de facto uma boa classificação mas penso que poderíamos ter conseguido algo mais. Fizemos um bom campeonato, atingimos alguns objectivos a que nos propusemos, fomos o melhor ataque, a quarta melhor defesa , apresentamos uma qualidade de futsal ao nível dos melhores, fomos aos quartos de final da taça de Portugal, continuamos a lançar a nossa formação no plantel sénior , tivemos a honra de colocar três atletas na selecção nacional, isto num clube que disputa o nacional da 2ª divisão é muito bom.
Só posso estar extremamente satisfeito como é óbvio.

O início foi parecido com ano anterior mas depois a equipa cresce imenso. A que se ficou a dever essa alteração?
Tivemos de facto um início de época que sinceramente não estava nas nossas piores previsões, entramos muito mal no campeonato. Sabíamos a qualidade e valor individual de cada jogador mas o nosso colectivo não estava a funcionar, alteramos todos juntos algumas coisas que não estavam a sair e tudo voltou á normalidade. Como sabes uma equipa não se faz num mês.
No entanto e por ser verdade, deixa-me aproveitar esta oportunidade para agradecer aos directores do departamento e aos jogadores por terem acreditado no nosso trabalho.
Não é fácil aguentar um treinador que há quinta ou sexta jornada tem 1 ponto na tabela classificativa, com a agravante de num clube como o BOAVISTA F. C. que tem a obrigação de ganhar em todas as jornadas.

Acabou o medo de jogarem fora de casa?
Nunca por nunca foi passada a mensagem de que ao jogarmos fora, íamos jogar para o pontinho. Os meus jogadores sabem que nunca jogamos para o empate seja contra quem e onde for, jogamos sempre para ganhar.
É óbvio que há coisas que nós não conseguimos controlar. O desejo de vencer e a motivação que os adversários têm contra nós não é a mesma do que quando jogam contra outras equipas, até mesmo na formação isso acontece. Alguns ditos treinadores que não nos conseguem ganhar no campo procuram na secretaria algum motivo para irem buscar os três pontos.
Sabemos que a nossa camisola mete muita confusão a muito boa gente mas somos de facto melhores. Aliciam jogadores, dizem mal de tudo e de todos mas não nos conseguem derrubar e alguns até ditos boavisteiros mas esses só são boavisteiros por interesse e nas horas boas.
Escutando a sua equipa técnica
 A parte final do campeonato foi muito forte pela parte do Boavista. Se começassem desta forma o Boavista podia ser candidato?
Como te disse, uma equipa demora tempo a fazer é necessário darmos algum tempo de assimilação e rotinas ao nosso modelo de jogo, tem de haver um conhecimento profundo de todos nós e isso demora algum tempo.
No desporto não há “ses” mas sim o momento.
Se verificares as equipas que subiram poucas mexidas tiveram no seu plantel e isso acabou por ser uma mais-valia para eles.

Como analisas as equipas que subiram? Achas merecida a subida?
Este campeonato da 2ª divisão pareceu-me um pouco mais equilibrado, equipas a trabalharem bem e a dificultar a vida aos teoricamente mais fortes e porque não mais endinheirados.
Felicitar o BRAGA e a AC. COIMBRA pela sua subida de divisão.
O campeonato é feito de regularidade e estas duas foram as mais regulares por isso a merecida subida de divisão.
  
Qual o adversário que te colocou mais dificuldades?
Pois, por incrível que pareça a única equipa que nos foi superior nos dois jogos foi o Chaves Futsal , penso mesmo que a qualidade do seu futsal era dos melhores. Gostei também de outras equipas como: Viseu, Covão do lobo, Póvoa futsal.

Na taça foi brilhante a vossa participação, mas deu a entender que esperavas mais ainda. Isso é verdade?
Não te vou mentir e dizer que tínhamos como objectivo definido chegar tão longe na taça de Portugal. O nosso objectivo nessa competição foi sempre o compromisso de sermos eliminados por uma equipa de 1ª divisão, infelizmente caímos com uma equipa de 2ª divisão mas com um excelente plantel e muito bem orientada.
É óbvio que queríamos continuar em prova, fizemos um bom jogo mas apanhamos um guarda redes adversário super inspirado e uma equipa que nos ganhou praticamente em transições e contra-ataque.
Foram superiores e mais objectivos na finalização.

Como analisas o campeonato na sua globalidade?
Um campeonato competitivo, com alguma qualidade mas com um futsal fraco praticado pela maioria das equipas.
Penso que é possível a todos os agentes da modalidade melhorarem as suas prestações.
Sinceramente, não me quero alongar muito neste tema para não provocar mal entendidos.

Todos sabemos que o Futsal nacional está em convulsões... se no meio desta confusão o Boavista for convidado a participar na primeira divisão, achas que deveria aceitar?
Sem duvida nenhuma . No entanto, deixa-me dizer-te que todos nós gostamos de subir dentro da quadra mas se as coisas evoluírem nesse sentido então acho que devemos aceitar.

Na actual realidade do clube achas isso possível?
Estes anos, que temos andado pela segunda divisão, tem também servido para nos prepararmos e mudarmos aquilo que as pessoas pensam do BOAVISTA F. C.
Os nossos directores têm feito a esse nível um trabalho extraordinário, conseguiram no meio de tantas dificuldades que o futsal fosse credível, estável, ambicioso e mais do que isso os próprios jogadores hoje queiram vir jogar para cá.
Para além da prestação desportiva ter sido muito boa essa se calhar foi a grande VITÓRIA DOS DIRECTORES DO DEPARTAMENTO.

Já foram efectuadas várias renovações e virão alguns reforços. Para a próxima época apostas na subida declaradamente?
Vamos com calma, continuar o nosso trabalho e se conseguirmos que seja igual a este ano melhor.
Claro, que está na minha mente devolver o meu clube á primeira divisão mas também não é uma obsessão. Ninguém me pediu como objectivo a subida mas se ela aparecer tanto melhor.
Estou como sabes extremamente satisfeito com os meus jogadores, mas o treinador quer sempre mais.
Os directores sabem aquilo que pretendo em termos de plantel e eu sei que eles estão a fazer de tudo para satisfazerem a minha vontade.

Como técnico sentiste durante o apoio necessário, por parte de dirigentes do Departamento?
Os dirigentes do departamento têm tido para comigo um comportamento excelente. Tudo aquilo que a equipa técnica tem pedido tem sido cumprido e ás vezes até mais.
Temos tido todo o apoio material necessário para realizar a época .
Têm sabido aparecer nos maus momentos e dar-nos também a força necessária para reagir  e não nos deixarmos abater.

E da Direcção extra Departamento?
Compreendo a pergunta mas também não me vou alongar muito. Temos tido a presença sempre que possível do PRESIDENTE DO CLUBE SRº ALVARO BRAGA JUNIOR QUE MUITO NOS HONRA E MOTIVA TAMBEM.

Ao que julgo saber, és  um fundador das panteras negras sentes vaidade no apoio que sempre vos dispensaram?
Não sou, nem fui fundador das panteras negras, pertenci com muita HONRA E ORGULHO á claque. É verdade que nos sentimos muito vaidosos por termos criado uma empatia tão grande com eles, devolvemos o futsal aos seus verdadeiros fundadores e isso é um orgulho.
É indescritível o apoio que eles nos dispensam, temos alturas nos jogos em que os próprios jogadores estão a cantar com a claque.
Eles sabem que são indispensáveis nos nossos jogos, são o nosso sexto jogador e contamos com eles para as próximas lutas que vamos ter de enfrentar.

Vai acontecer alguma alteração na tua equipa técnica?
A equipa técnica não vai sofrer alterações , estou muito satisfeito com todos eles.

Para terminar e aproveitando a tua pergunta,  deixa-me fazer alguns agradecimentos :
Á minha equipa técnica (FARIA, TIAGO, MARIO RODRIGUES, JOÃO MARQUES E ZÉ MENDES)
 Ao fisioterapeuta ( HENRIQUE )
 Ao massagista ( SERGIO )
Á nossa PSICOLOGA ( DRª SILVIA )                                        
Aos directores do departamento sénior do futsal
Ao G.D. VISO E SEUS ASSOCIADOS
Ao SRº BERNARDINO E RESTANTE FAMILIA
Á MELHOR CLAQUE DO MUNDO ( PANTERAS NEGRAS )
 AOS MEUS JOGADORES
A TODOS AQUELES QUE ESCREVEM NOS SITES PARTICULARES E DO CLUBE que levam o nome do nosso Boavista FC a todos os cantos do mundo e divulgam deste modo o nosso trabalho.

Entrevista de Manuel Pina

Nenhum comentário:

Postar um comentário