sexta-feira, 15 de abril de 2011

ANDEBOL SÉNIOR - CÉSAR COUTO EM ENTREVISTA


Para além de um jogador de Andebol, César Couto é um adepto atento ao Boavista na variante andebolista.
Ele comenta os jogos, faz antevisões, compõem cartazes e apela à presença dos adeptos. È um verdadeiro Boavisteiro.
Vamos conhecer melhor este jovem de vinte e dois anos de idade, lateral direito da equipa sénior de andebol

Quando e onde começaste a jogar andebol?
Comecei a jogar andebol no Andebol Clube os Lusitanos em 1994 e em 1996 fui pela 1ª vez inscrito

Faz um resumo da tua carreira no andebol?
como referi na pergunta anterior comecei a jogar no Lusitanos, nos escalões mais jovens, depois infelizmente, esse clube, acabou e fui jogar para o Núcleo Desportivo da Sra da Hora clube em que conheci o nosso treinador Franquelim Cardoso, clube este que já encerrou portas. Joguei uma época no Padroense quando era juvenil ano este em que fui convidado para integrar o plantel júnior do Boavista e então ingressei neste grande clube do qual só saí na época passada em que joguei no Gondomar Cultural porque o Boavista não tinha seniores.

O ano passado saíste por o Boavista não ter seniores?
Eu tive de sair o ano passado porque não havia seniores aqui no Boavista, fui também para um grande clube o Gondomar Cultural sabendo quando saí que esta época em princípio já haveria seniores aqui e então sabia que iria por uma época para depois regressar.

A solução encontrada – fazer uma equipa de seniores - foi positiva?
Bastante, temos uma grande equipa e um excelente grupo, ouço muito outras equipas falarem da juventude dos seus planteis mas se tivermos em conta este sete bastante utilizado que passa por o Resende/Armando/Carmo/Eu/Rui/Ruben/Pedro Silva, o Pedro é o mais velho e só tem 23 anos. É excelente para os juniores se irem entrosando na nossa equipa e mesmo para os mais pequenos verem os seniores a jogar são sempre referências.

Tenho verificado a tua entrega ao andebol. Todas as semanas fazes cartazes para o jogo. É um amor ao andebol ou um amor ao Boavista?
Tenho bastante amor por este clube pode-se dizer que sou Boavisteiro e também gosto muito da modalidade tento entregar-me o máximo que posso a isto, jogo aqui nos seniores, sou o treinador dos iniciados do Padroense e também trabalho normalmente das 9:30 ás 19h, é complicado gerir tudo mas acho que com um mínimo de organização tudo se consegue.

Como tens analisado o campeonato (esta fase final) até esta jornada?
Acho que entramos mal nesta fase talvez por o grupo nunca ter estado completo devido a lesões e castigos. Tínhamos de estar todos para esta fase pois todos os jogos são muito equilibrados, mas já entramos outra vez no caminho das vitórias e espero sinceramente que com estes 3 jogos seguidos em casa possamos disparar na classificação e esquecer o mau inicio que tivemos

Qual o lugar que pensas vir a conseguir?
Estaria a mentir se não pensasse no 1º lugar, acho que nós, Espinho e Boa Hora são os favoritos à subida mas acho que destes 3 somos os melhores, mas claro que temos é de mostrar isso no campo.

Acreditas na subida?
Cegamente! Acho que esta equipa tem que subir não só pela qualidade de andebol que apresenta bem como um clube como o Boavista não pode andar a disputar um acesso à 3ª divisão nacional mais uma época.

Se tal não acontecesse seria uma grande desilusão?
Enorme! Todo este projecto foi montado para subir é um objectivo de uma época não adianta de nada termos na 1ª fase perdido apenas um jogo tendo vencido pelo menos uma vez todos os adversários se agora não conseguirmos no mínimo o 3º lugar, julgo que se não subirmos é uma grande desilusão para toda a gente.

Qual o adversário mais forte?
Para mim sem dúvida Espinho e Boa Hora, não desrespeitando só outros porque também têm excelentes equipas senão não estariam nesta fase final mas as que referi têm também como já disse assim como nós as melhores equipas deste acesso.

Sentiste "alguma" falta de apoio dos adeptos. Queres enviar-lhes uma mensagem?
Senti, é verdade, jogamos com o Redondo o 1º jogo em casa e claro que sentimos a falta da nossa claque oficial os Panteras Negras, estava uma boa casa com os nossos familiares e amigos a apoiar aos quais tenho bastante a agradecer mas mesmo estes sentiram a falta dos Panteras, por isso se eles sentiram imaginem nós.
Todas as equipas falam da nossa massa adepta é um facto incontornável que o Boavista é o 4º clube nacional e todos falam do ambiente que encontram em nossa casa seja no andebol, no futsal, no voleibol e claramente no futebol.
Só que ele não esteve presente e claro que sentimos a sua falta, sabemos do que se passou e como já disse na antevisão especialmente para o Ricardo um grande abraço e espero que este Sábado TODOS estejam no VISO para nos apoiar neste jogo que vai ser de tudo ou nada para as duas equipas em que o factor público pode ser decisivo para a nossa vitória.

O andebol do Boavista é uma família, mas como vês o apoio (ou falta dele) do Clube nas condições que são oferecidas?
Estaria a mentir se dissesse que temos as melhores condições porque toda a gente sabe que não temos. A falar de horas de treino porque ainda agora ficamos com menos, a falar de equipamentos que são os mesmos desde a 1ª época em que vim para cá em 2006, a falar de sermos nós que pagamos as nossas refeições nas deslocações e ainda mais factores. Como é lógico, os jogadores não estão contentes com a situação mas acreditamos que vai melhorar e que o clube vai passar esta fase e passar a apostar mais nas modalidades amadoras porque o Boavista é conhecido em todo o lado mas não só pelo futebol é conhecido por ter sempre boas equipas em tudo seja em andebol, voleibol, futsal, ginástica etc... sabem que onde entra o Boavista seja em qualquer modalidade é para ganhar.

Qual a divisão que consideras ser a ideal para o Boavista em seniores?
Não posso fazer o prognóstico da divisão ideal, claro que gostava de ver o Boavista entre os grandes na 1ª divisão, mas é muito complicado, para já objectivo a objectivo primeiro queremos subir para a 3ª divisão nacional e depois estando lá para o ano vemos para o que temos equipa. Se tivermos equipa se for para subir é para subir senão será para manter porque este plantel tem muita margem de progressão somos todos ainda muito jovens.

Entrevista de Manuel Pina

Nenhum comentário:

Postar um comentário