sexta-feira, 27 de novembro de 2009

ENTREVISTA COM O DRº EDUARDO MATOS (PRESIDENTE DA A. AMIGOS BOAVISTA)

Para fazermos um resumo da actividade da Associação dos Amigos do Boavista, estivemos à conversa com o seu presidente Drº Eduardo Matos e falamos de tudo um pouco…

A ASSOCIAÇÃO

Há quanto existe a Associação?
A Associação foi criada em vinte e dois de Janeiro deste ano, portanto existe há nove meses.

Quando criaram a constituiram existia algum objectivo principal, ou era um projecto global?
Inicialmente a Associação foi constituída com o intuito de ajudar o Clube e angariar fundos para as dificuldades que o Clube atravessava.
Nessa altura tínhamos também em perspectiva o apoio da própria SAD. Aconteceu que contrariamente ao que prevíamos, os sócios não aderiram. Também é verdade que quando a Associação se constituiu – de resto, tenho que o dizer – a pedido da Direcção do Boavista futebol Clube.
Interrompe-mos
Então houve conhecimento da vossa intenção pelo Boavista, antes da vossa constituição?
Sim. Fui chamado ao Estádio do Bessa para avançarmos com esta ideia. Formamos uma equipa um pouco à pressa e o nosso intuito nessa altura era de angariar fundos, para “ainda” se conseguir negociar com os ex-jogadores que tinham colocado os impedimentos de recurso e ver se conseguíamos reforçar a equipa com jogadores emprestados por outros clubes, para ver se subíamos.

Esses foram os fundamentos?
Exactamente. A pressa da constituição da Associação foi essa, tentar salvar o futebol e a equipa. Na altura entendia-se e o próprio técnico era dessa opinião, que com mais alguns jogadores a equipa tinha condições para atingir a subida. Contávamos com mais adesão e com mais verbas, para com bases nos seus estatutos, negociar com ex-jogadores para libertar os impedimentos que obstavam a fazer novas inscrições.


AUDITORIA INDESPENSÁVEL

Ficou desgostoso, com a falta de adesão?
Sim pelomenos surpreendido com esse facto. É evidente que a partir do momento que fui “empurrado” para a presidência coloquei desde logo uma questão prévia. Eu queria e ainda quero, saber a verdade, isto é saber como é como o Boavista chegou a este estado crítico e portanto, a necessidade de se realizar uma auditoria.

A Direcção também nos apoiava nessa ideia e por isso, parte dos fundos conseguidos seriam aplicados nessa auditoria, que não pretendo que tenha (ou só…tenha) intuitos persecutórios, mas sirva para sabermos a realidade do Clube e a verdade dos números. É importante saber qual os passivos, do Clube e da SAD

Para o senhor a Auditoria era um assunto prioritário?
Não diria prioritário mas fundamental. E digo fundamental porque é a única forma de o clube voltar a ser credível e é a única forma de os sócios saberem concretamente o que temos e o que temos que fazer. Não é intuito da Associação perseguir pessoas, mas sim, saber a realidade da vida do Boavista. Ora isto só é possível através de uma auditoria.
Continua a pensar do mesmo modo?
Claro que sim, até porque ninguém sabe quanto é o passivo do Clube, fala-se em termos globais de trinta, de cinquenta, de oitenta… ninguém faz a mínima ideia, ninguém nos consegue explicar números exactos.

Dado que, sempre ouvimos falar pelos responsáveis do Clube, que havia sempre a hipótese de um investidor. Nós entediamos e entendemos que qualquer investidor para investir vai querer saber o estado real do Clube, através de uma auditoria externa e séria.
Mas essa auditoria nunca se realizou…
Chegamos a reunir (com a Direcção do Boavista, também) com algumas Auditoras para saber da disponibilidade para fazerem essas auditorias, o que até agora não foi possível. Mas como é público, encontra-se um processo no Ministério Público e o Ministério – pensamos nós – irá analisar alguns factos e por esse lado pode ser que a auditoria seja feita, desse modo, a nível oficial.
Mas seria mais agradável ser feita pelo Clube…
Sim. Eu acho que as pessoas não têm que ter medo. É fundamental sabermos o que temos o que precisamos e fundamentalmente como sair desta situação.
A sua não realizou, não foi uma frustração para a Associação? Não vos tirou força? Não! A força continua. As auditorias continuam na ordem do dia, só que nós tivemos acesso a um estudo efectuado no tempo da presidência do Engenheiro Joaquim Teixeira. Essa análise de factos –para nós – consubstancia uma mini-auditoria que completada resolveria o problema. De resto eu e o Presidente, Álvaro Braga, deslocamo-nos a Viseu para falar com essas pessoas que a fizeram, com o intuito de saber até que ponto estariam interessados em continuar o trabalho. Que é um trabalho inacabado e por isso teria custos menores.

Não desistimos da luta e estamos a tentar re-contactar essas pessoas mas é evidente que isto terá que ter o apoio da Direcção, porque a Associação não tem legitimidade para fazer entrar auditores numas instalações que a Associação não gere. A Direcção é autónoma para decidir sobre esse assunto. Terá que haver sempre a vontade da Direcção do Boavista, nós continuaremos a falar de auditorias e da necessidade de realizar uma.

RESUMO AOS MESES DE VIDA DA ASSOCIAÇÃO

Voltando um pouco atrás. Quantos associados têm a Associação?
Com as quotas em dia, temos cerca de cento e noventa sócios. Já tivemos mais, mas alguns decidiram de pagar as suas quotas, foram convidados há pouco para retomarem o pagamento. Alguns fizeram-no, outros ainda não, mas o número de sócios está a aumentar.

O nosso objectivo é triplicar o número de associados, não só Boavisteiros, mas essencialmente Boavisteiros. Sem associados a Associação não tem razão de existir e não poderá cumprir os objectivos para os quais foi formada.
Há um valor mínimo para a quota, ou é facultativo?
Não, há quota mínima o sócio pode dar se desejar cinquenta cêntimos por mês! Para se tornar “amigo” que é um sócio efectivo com direitos e deveres terá que pagar uma jóia de inscrição no valor de cinco euros e depois estabelecerá o valor que quer pagar como quota mensal.

Na época passada a Associação colaborou com o futebol. Se não foi com o reforço da equipa foi de outro modo. Quer especificar?
A Associação tem por lema a verdade, tem por lema a seriedade, tem por lema a legalidade e por isso não temos nada a esconder. É a verdade, até porque os nossos sócios têm várias sensibilidades. Temos uns, que acham que devemos apoiar exclusivamente o futebol, temos outros pretendem que seja somente para as auditorias, outros que deve ser exclusivamente para as Amadoras. É difícil por esta razão a Associação tomar decisões que agradem a toda a gente.
O futebol é e continua a ser, a menina dos olhos dos sócios e assim, consideramos que a Associação tinha deveres para com o futebol. Sempre que a Administração da SAD nos pediu ajuda, nós colaboramos, dentro dos pedidos que nos foram formulados e dentro das verbas que nos foram solicitados.
Apoiamos de diversas formas, inclusive – a pedido dos sócios – apoiamos na deslocação ao Estoril. Pagamos quatro autocarros para essa deslocação e como é sabido, apoiamos um grupo de jogadores a quem a SAD pagava as refeições e com as dificuldades desse pagamento, começaram a faltar “local” para as fazer.
A Associação perante o pedido da SAD assumiu o pagamento das refeições desse grupo (almoços e jantares) até ao final da época, o que cumpriu religiosamente. Estivemos em todos os apoios que nos solicitaram sempre para o bem da equipa de futebol.

Embora a Associação não interfira na gestão da SAD ou do Clube. Porque é entidade independente, no entanto, os sócios são na sua maioria Boavisteiros e como tal querem o melhor para o Boavista e para a sua equipa de futebol e nós gostaríamos muito (muito) que a equipa não tivesse descido. Mesmo que tivéssemos de descer que fosse por via administrativa, mas teríamos sempre o orgulho de dizer não descemos no campo!
Mas infelizmente descemos no campo! Por isso tudo o que fizemos, voltaríamos a fazer para evitar esta situação.
Mas também aconteceram outras ajudas…
Sim, também aconteceram ajudas de sócios a título individual. Não foi através da Associação mas foi a Associação que falou com sócios com mais poder económico que ajudaram de várias formas a SAD e houve algumas ajudas à equipa de futebol.
Cumpriram o que achavam ser a vossa obrigação?
Cumprimos! O futebol está na situação que está, mas enquanto assim for entendido, a Associação continuará a apoiar o Clube.
Vamos passar para outros apoios. Começamos pelo futebol de formação. Já tiveram uma reunião para tratar desses pontos?
Não tivemos reunião com o Departamento de futebol de formação. Tivemos um pedido de apoio por parte de um seccionista, convidámo-lo para vir com o Departamento de formação, a uma reunião.
Convidámo-los mas não vieram!
Há um segundo contacto em que dois seccionistas, que vieram à Associação e pediram apoio. Esse apoio foi satisfeito e foi para a deslocação a Abambres da equipa de juniores “C”, hoje mesmo chegou mais um pedido para a deslocação dos juniores “A” a Guimarães. Estes apoios foram totalmente satisfeitos.
Sentiu-se (em tempos) no exterior que as relações entre a Associação e a Direcção não eram muito pacíficas. Isso corresponde á verdade?
Foi notório, isso! No que diz respeito á Associação e à minha pessoa, eu nunca permitiria que a Associação tomasse posição em relação a qualquer candidatura. É claro que como associado do Boavista eu tenho a minha opinião. Sou sócio do Boavista há trinta e dois anos, portanto tenho o direito a ter a minha posição sobre o assunto. Mas nós sempre tivemos a cautela de dizer aos meus colegas de Direcção que eram livres de seguir ou votar em qualquer das candidaturas.
Eu sempre disse que enquanto estivesse na Associação nunca entraria em campanha eleitoral ou em cargos no Boavista. Não quero fazer misturas. Admitiria que pudessem aderir a qualquer das listas, mas sempre fiz notar que se algum elemento aderisse a uma lista, teria que no mínimo, pedir a suspensão do cargo que ocupava na Associação.
O primeiro a aderir a uma lista até foi o Presidente do Conselho Fiscal e depois outro elemento resolveu aderir a outra lista. Ambos pediram e eu aceitei a suspensão das suas funções.
A Associação não fez campanha ao contrário do que chegou a falar-se que nós apoiávamos uma ou outra lista, chegando a sair um comunicado a desmentir esses apoios a qualquer das listas. Por estas razões gerou-se aí um pequeno equívoco ou até uns grandes equívocos. Eu nunca deixei de ter relações com o presidente e candidato a uma das listas, sempre tive um bom relacionamento institucional e até pessoal.
Jantava com ambos os candidatos e sinto que tenho direito a ter as minhas convicções pessoais e de falar com quem quero.
O acto passou, falei com ambos no dia das eleições dei os parabéns a quem venceu. Venceu bem, está legitimamente eleito, merece o apoio de todos os Boavisteiro e tem o apoio da Associação, porque a Associação tem um discurso que diz que apoiará a Direcção do Clube e SAD. Qualquer que ela seja, desde que legitimamente eleito. Pode ter havido algum afastamento ou alguma frieza o que me parece normal em tempos de campanha acalorada.
Isso não demonstra a força que a Associação já tem?
A Associação tem força! A associação incomoda!
Incomoda, alguns...só! Porque pensam que queremos ser poder e nós não queremos ser poder!
A associação não vai desistir, tem objectivos a cumprir, vai tentar ajudar esta Direcção e o Clube nos problemas. A Associação não quer poder, não vai candidatar-se a nenhum cargo oficial no Clube, nem vai ser oposição! A Associação já tem muito com que se preocupar com a sua orgânica interna e objectivos a cumprir. Só esperamos que tenham muitos êxitos, porque isso é bom para o Boavista e nós ficaremos muitos contentes.

AS AMADORAS

A associação aproximou-se das Amadoras. Qual o porquê da aproximação? Existe algum protocolo entre as duas partes?
As amadoras, é que se aproximaram da Associação e não o contrário, se calhar também estavam um bocadinho desconfiadas sobre a Associação. Talvez pensassem que isto seria uma associação de malfeitores, ou coisa por aí. Vieram em boa hora ter connosco e deixe-me dizê-lo, vieram quando nós pensávamos que seria a formação a vir.
Estabeleceram bases para um apoio?
As amadoras vieram ter connosco, colocaram os problemas que tinham na altura e a primeira situação que nos foi colocada foi referente aos pavilhões. Como sabe o Boavista não tem pavilhão joga e treina em pavilhões alugados. Inclusive, o pagamento dos pavilhões já estava em atraso e corriam o risco sério de lhe cortarem o acesso aos pavilhões para os treinos.
Nós assumimos o pagamento de três pavilhões – um para já, não está a ser utilizado – responsabilizamo-nos neste momento, pelo pagamento do Pavilhão do GD do Viso e da Escola Leonardo Coimbra.
Como se processa isso?
A Associação assume o encargo directamente com os proprietários dos Pavilhões que nos apresentam a factura e nós pagamos.
Para além dos pavilhões, há outros acordos?
No que respeita ao desporto adaptado, estamos a ajudar esse departamento com a atribuição de uma verba mensal para apoio a uma treinadora. Também o futsal veio ter connosco para a realização de um protocolo.

A CARRINHA DE NOVE LUGARES, PARA O FUTSAL

Sobre esse assunto gostaria que pormenorizássemos porque é assunto que pode levantar algumas dúvidas. Quer explicar?
O Departamento do Futsal colocou-nos uma questão bastante pertinente e com alguma dificuldade de decisão porque estava em causa a compra de uma carrinha de passageiros. Sendo um valor que a Associação poderia suportar era um assunto que teríamos que analisar porque o Futsal pretendia e pretende que a carrinha seja exclusivamente para utilização própria. Isto levantava uma questão. Nós não podemos descriminar nenhuma modalidade das actividades. Levantamos a questão ás Actividades Amadoras e depois disso a Associação decidiu dar esse apoio.
Fizemos uma reunião com o Futsal e a Direcção do Boavista FC e outorgamos um acordo entre o Futsal e a nossa associação.


Em que bases?
A Associação já pagou a totalidade da carrinha. A carrinha é propriedade da Associação, o Boavista aceitou porque entendeu a proposta que em termos gerais a carrinha seja exclusivamente para o futsal, podendo haver alturas que outras modalidades a possam utilizar e desde que o futsal não veja inconveniente nessa utilização. Só que este acordo tem algumas especialidades e uma delas é que em rigor quem paga a carrinha é o futsal.

O Futsal vai-nos pagar uma renda mensal até à liquidação da carrinha. A Associação responsabiliza-se pelo pagamento do seguro – que já está liquidado – e pelas vistorias á carrinha. No entanto, mesmo sendo a proprietária da carrinha a Associação não poderá onera-la ou aliena-la sem o consentimento do Boavista Futebol Clube, isto porque nós entendemos que o nosso património, não é o nosso património, mas será sempre o património do Boavista FC.
Estão salvaguardados então, todos os pormenores?
Exacto! Imaginemos que se me passasse pela cabeça vender a carrinha – porque ela é nossa propriedade – vende-la ou coloca-la como valia sobre um empréstimo, não o posso fazer sem o acordo do Boavista. Isto para evitar qualquer fuga de património, porque ao fim e ao cabo nos nossos Estatutos, nós também dizemos que queremos enriquecer o património do Clube.
Com tantos incêndios para acudir, a Associação não corre riscos de ruptura?
Nós para além dos duzentos sócios temos mais amigos. Os sócios do Boavista vão perceber isto se não puderem dar cinco dão quatro, mas nós também estamos numa campanha em que pretendemos aumentar os sócios e estamos em contacto com pessoas do exterior do Clube. Deixe-me esclarecer melhor.

Nós temos nos nossos Estatutos duas figuras, o sócio efectivo que dá o valor que decidiu no acto da sua inscrição e o contribuinte. Esse contribuinte dá dez, cinquenta euros e… manda-nos passear, desde o portista, ao benfiquista, ao salgueirista ao do Vitória de Guimarães, Belenenses, temos dois alentejanos que acham que devem ajudar o Boavista e o fazem através de nós. Não são Boavisteiros mas entendem ajudar esta causa. Para nós muitos, “vinte euros” é muito dinheiro, temos restaurantes que nos apoiam e posso dizer, que em breve vamos fazer mais ronda pelos amigos que nos deram cinquenta/cem euros, para conseguir nova colaboração.


Tudo controlado, então?
É ponto assente que dos compromissos que assumimos e em relação aos pavilhões até ao final da época tudo será rigorosamente cumprido por nós.
A formação está a aproximar-se…
Sim já nos pediram para Domingo, agora pediram para Sábado e se calhar vão começar a chover pedidos semanais. Dentro das verbas que tenhamos disponíveis vamos ajuda-los.
Mas o universo Boavisteiro não pode pensar que vós sois um cofre que resolve todos os problemas…
É evidente que não. Primeiro os dirigentes da Associação são amadores, não ganham um tostão, nem têm contrapartidas algumas. Segundo não ricos, porque se fossem ricos já tinham posto a SAD viável etc… agora têm é que ter capacidade para quando estão com amigos ou com a família, chamar pessoas para aderirem á Associação. Essas pessoas não precisam de ser obrigatoriamente Boavisteiras.

Os Boavisteiros, esses, têm obrigações e os habitantes do Porto têm obrigações de ajudar porque o Boavista é uma colectividade do Porto e não a podem deixar desaparecer.


O ASSOCIADO DO BOAVISTA
Vamos deixar um pouco o Presidente da Associação e falar com o sócio do Clube. Como vê a situação do Boavista?
Eu tenho um problema gravíssimo comigo, tenho um neto que ao fim de meia hora do seu nascimento estava a ser Boavisteiro. Eu tenho que deixar um legado, porque ele não teve culpa de eu o meter nestas aventuras.
Como associado do Boavista já exaltei com todas as vitórias e fico muito triste com o que está correr. É evidente que eu olho para o Clube e sinto uma mágoa terrível porque não sei o que é que se passou.
A minha grande angústia não saber o que aconteceu e ainda mais angustia sinto, ao aperceber-me e ter a sensação que os Boavisteiros estão pouco preocupados com isto. Acho que todos devíamos estar preocupados com isso e fazer força para nos unirmos para se um dia – eu espero que nunca aconteça – mas se um dia tivermos que fazer o funeral, sejamos nós a fazê-lo! E a fazê-lo conscientemente.
Noto que lhe dói muito dizer isso…
Dói-me muito porque eu queria o Boavista na primeira Liga e como associado, não estou a ver hipóteses de lá chegar tão cedo.
Estou preocupado.
O nosso estádio, aquele património que é nosso e temos que nos orgulhar dele, já esteve com a venda marcada e foi com a ajuda da Associação ( já na fase da sua constituição) que se conseguiu anular a venda do Nosso estádio. Mais, neste momento, dando cumprimento á decisão da Assembleia-Geral e com conhecimento da Direcção, está a decorrer no Tribunal Cível do Porto uma acção para a anulação de uma hipoteca e é a Associação que está a pagar os custos desse Processo. A Associação apoia o Clube mas apoia para que o Clube mantenha o património.
No fundo e usando uma imagem militar, existe uma guerra e nós somos os militares que estão a tentar aguentar essa guerra para que os políticos (dirigentes do Clube) tentem resolver a situação e tentar arranjar condições e soluções para o Boavista sair desta crise. Eu tenho muito medo e sinto que a situação está difícil, está difícil…
Vamos esperar que os associados fortaleçam a Associação para que dentro de dois/três anos a Associação seja um parceiro forte na vida do Clube…
Os associados que não tenham medo de dar uma quota de cinco euros, porque muitos a dar pouco acaba numa ajuda muito grande.
Vou dar-lhe um exemplo. Há associado, uma pessoa Boavisteira de cinco custados que aderiu á associação, que sempre foi amiga da Associação e que ultimamente nos escreveu dizendo que suspendia a sua ajuda. Entendemos as razões! Nós sabemos que há crise que há pessoas que têm problemas e algumas no desemprego e comunicamos a essa pessoa que o facto de se ter comprometido a pagar determinada quantia não o impedia de alterar esse valor.
Ou seja, aceito como bom, que uma pessoa que estava a pagar vinte euros e não possa continuar a fazê-lo e possa pagar cinco, continue a colaborar. Repito, aceito isso como bom!
Peço a todos que estejam nessa situação que reflictam e continuem connosco. É nessas pessoas que nós vamos apostar, pois se nos derem cinco ou dez euros por mês (claro que gostávamos de mais) porque para nós interessa-nos qualidades mas também nos interessam os números.
Que iniciativas estão previstas para angariar mais adeptos?
Vamos fazer agora (dia 4) o jantar de Natal eu não acredito em grande angariação de fundos nele, pois o preço de dezassete euros custas à s pessoas, mas é mais para unir os Boavisteiros, chama-los para que tenham a consciência que o Boavista ainda existe.
As nossas reuniões são abertas, nós todas as quintas-feiras temos reuniões e todos os Boavisteiros podem estar presentes e até colocar questões. Nós não temos nada a esconder.
A Associação não mente?
Não! A Associação não mente, comigo nunca vai mentir. Os meus colegas não mentem. Podemos é falhar, isso é outra coisa, mas mentir nunca! Não queremos é que também não nos mintam, porque o Boavista com a verdade terá sempre mais condições.
Voltando aos eventos a realizar…
Como já se realizou o Jantar “ a cidade com o Boavista” vamos tentar em Março fazer “a Universidade com o Boavista” já iniciamos contactos e a seu tempo daremos mais pormenores.
Em Abril e este já está em fase avançada, iremos organizar uma prova de atletismo de dez quilómetros e marcha de quatro com saída e chegada ao estádio do Bessa e tentar com estas iniciativas divulgar o nome do Boavista e conseguir algumas receitas.
Claro que Associação está ao dispor das Amadoras para ajudar naquilo que nos for possível fazer, como agora com circo é preciso que as pessoas nos coloquem os seus problemas que nós na medida do possível daremos resposta sempre para bem do Boavista Futebol Clube.
Gostaríamos muito de ajudar os trabalhadores do Clube, mas tal não é possível, não podemos a ajudar um e deixar os outros.
O nosso apelo aos Boavisteiros é para que colaborem para ajudarem a ajudar o Clube.
Nota:
1. Consideramos que é um documento (mais que uma entrevista9 para meditar, discutir e analisar. Espamos ver o interesses dos Boavisteiros traduzidos em comentários (o que não acontecido)
2. Em breve colocaremos uma foto do Presidente da Associação
Entrevista de Manuel Pina

5 comentários:

  1. Parece que infelizmente nem todos querem ver o óbvio... Se há futuro para o Boavista, este passa sem dúvida pelos Amigos do Boavista. Eu também desconfiei, também pensei que era mais um grupo de vaidosos à espera duma oportunidade para serem vistos. Mas ultimamente tenho acompanhado o trabalho que têm desenvolvido e acho que vão no bom caminho. Haja mais gente a engrossar esta fileira.

    Pelo menos aqui sabemos para onde vai o nosso dinheiro !

    ResponderExcluir
  2. Também acho importante essa informação, para além de sabermos para onde vai dinheiro, esta entrevista acaba com o diz-se diz-se que muita vezes só serve para afastar as pessoas de bem que estão pelo Boavista e s´pelo Boavista.
    Acredite doutro pelo menos ganhioou mais um sócio quinta-feira vou inscrever-me.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a entrevista e a falar verdade é que as pessoas se entendem. Ficaram tambem algumas duvidas exclarecidas o que tambem é sempre de louvar.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns à associação pelos apoios já concedidos ao clube.
    Espero que haja mais adesões, para cada vez poderem ajudar mais o nosso Boavista!

    ResponderExcluir
  5. sou socio desde ha alguns meses e nao me enganei:vale a pena ajudar a AAB pois ela ajuda o Boavista.Tiago uk

    ResponderExcluir