quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

JOÃO MARQUES, TREINADOR ADJUNTO DOS JUVENIS DE FUTSAL

Em vésperas de um jogo muito importante – na nossa opinião decisivo – encontramo-nos com Emanuel João Marques para sentir o pulsar da equipa.

Tu fazias parte da equipa técnica campeã a época passada. O título nacional conquistado não “obriga”a ser campeão esta época?
Deixo já como ponto assente que a Direcção do departamento nunca nos exigiu o título, sabíamos que tínhamos uma herança bastante grande, porque vínhamos de um título nacional e sabíamos também que a base da equipa anterior tinha subido aos juniores. O único jogador que continuava como juvenil estava incluído na equipa sénior e que poucos jogos poderia fazer connosco.
Nunca colocamos como objectivo a meta do título, mas sim fazer um campeonato jogo a jogo, conseguir que os nossos atletas evoluíssem no futsal, que aprendessem os aspectos básicos do jogo, para no futuro poderem singrar na modalidade.
Esse é o objectivo e meta do nosso trabalho, pois não esquecemos que estamos um escalão de formação.

Na época passada a cinco jogos do fim já eram campeões, este ano isso não acontece. Ao que se fica a dever esse facto? Os adversários são mais fortes ou o Boavista não tem a mesma valia?
Falando no Caxinas, que é o adversário que vamos defrontar no sábado e é o nosso adversário directo na luta pelo título, é uma equipa com um valor muito grande - no ano passado poderia, quando muito, haver uma equipa com valor idêntico. Mas também podemos dizer que a nossa equipa foi formada um pouco à pressa, se me permitem esta afirmação. Por exemplo, só por uma vez conseguimos levar doze jogadores para um jogo…não tínhamos jogadores para formar o plantel mínimo. Começamos o campeonato com apenas dez jogadores, posteriormente podemos ir buscar mais dois e acabamos por formar um plantel.
Mesmo com estes condicionalismo e dificuldades, mantivemos sempre a nossa meta de pensar jogo a jogo e nunca traçar objectivos a longo prazo.

Para além do Caxinas há outro adversário na luta pelo primeiro lugar?
Não neste momento só somos os dois.
Faz um ponto da situação actual.
O Caxinas vai em segundo a três pontos, depois o terceiro vai a oito e o quarto já tem uma diferença de dez pontos, por isso a questão será entre nós e o caxinas.
Quantas jornadas faltam?
Cinco jornadas.

Vamos então falar desse jogo decisivo. O que esperas dele, é um jogador especial?
Não o considero especial. Vão estar jogadores de ambos lados, uma bola e duas balizas e cinquenta minutos para jogar. Os nossos jogadores sabem bem o que têm que fazer, que é o mesmo que têm feito até aqui.
Eles têm sido inexcedíveis, a lição está bem estudada, sabem o que vão encontrar no jogo, como acontece sempre, porque estudamos os adversários ao pormenor antes de cada jogo.
Será especial para os adeptos que aguardam sempre este jogos com expectativa. Vai ser jogado com intensidade, vai provocar emoções. Nesse aspecto posso aceitar que seja um jogo especial para os espectadores, mas para nós o jogo tem que ser igual as demais, temos que nos empenhar, ser rigorosos e ambiciosos, como sempre o somos.

Mas se o Boavista se vencer, garante quase o título…
Sim se vencermos ficamos com seis pontos de vantagem, isso é um facto, mas ainda teremos quatro boas equipas pela frente que nos podem tirar pontos, mas sabemos que com esta vantagem dificilmente o título nos fugirá.
Sabemos que podemos ganhar, sabemos que temos condições para ganhar e sabemos que podemos ser campeões.
O jogo da primeira volta proporcionou a única derrota do Boavista. Foi um jogo anormal?
Foi a única derrota que tivemos, perdemos o jogo no último segundo. Estivemos a ganhar por um a zero, mas eles viraram para dois a um e nós conseguimos na conversão de uma grande penalidade empatar, mas no final eles marcaram, numa falha individual nossa, que já a resolvemos com os treinos e trabalho.

Confesso que não li, mas sei que existem umas afirmações graves na net dos dirigentes do Caxinas que podem incendiar o jogo. O que achas sobre isso?
Isso passa-nos ao lado a única coisa que queremos falar, é de futsal.
Estamos na modalidade para ensinar os nossos miúdos a jogar futsal, não estamos para criar confusões e perder tempo com situações que ultrapassam a essência do jogo.

Já há guerras psicológicas no futsal?
É verdade. Mas nós não estamos aqui para alimentar quezílias, isso são guerras de outras pessoas, de outros treinadores que nós não queremos, nem alimentamos.

Os resultados têm sido “apertados”. A equipa técnica já conseguiu impor as suas ideias aos jogadores?
Os resultados tem sido apertados, fruto da qualidade que os nossos jogadores têm, porque consideramos que o rigor defensivo é a base de um bom jogo. A equipa preocupa-se com esse aspecto, não arriscar tanto como faziam e perder uma bola, tentando controlar a mesma e jogar bem, jogando bom futsal.
A verdade é que neste campeonato quem joga bom futsal, acaba muitas vezes prejudicado.
Quanto à equipa, considero que a equipa já está moldada aos nossos métodos. Não foi fácil porque nós vínhamos de uma equipa campeã Nacional com muita qualidade e com jogadores com grande qualidade técnica, mas nós queríamos alterar alguns aspectos, desejávamos ter a equipa à nossa imagem e neste momento já a temos.

Sábado todo o apoio é necessário ou vós jogais mesmo “sozinhos”?
Tenho conhecimento que o jogo está a criar grande entusiasmo entre os adeptos. Isso é bom! Os jogadores gostam de ter o apoio dos adeptos, coisa que não aconteceu no decorrer deste ano. Chegamos a pensar que só nós acreditávamos que era possível chegar até esta posição, sentimo-nos bastante esquecidos, mas nunca esmorecemos.

Vamos fazer as pazes no sábado?
Já que estamos aqui, com o apoio deles e todos juntos vamos conseguir ir mais aém
.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

ENTREVISTA DE MANUEL PINA AO PANTERAS_23

Nome e idade?
Manuel Pina Ferreira. Tenho 57 anos e não desejo ter mais nem menos.
A que se ficou a dever a paragem do Blog das Amadoras que já estava a fazer falta aos Boavisteiros?
Já expliquei essa situação pela enésima vez, mas o respeito que tenho por ti e pelos teus leitores levam-me a repetir uma vez mais. Quando a actual Direcção tomou posse, foi proposto pelo ex-Vice- Presidente das Actividades Amadoras a continuação a título oficial deste Blog como página informativa das Amadoras. O actual vice-presidente adiou sempre uma resposta sobre o tema e eu continuei com o Blog de forma rigorosamente igual, tratando todos por igual. Aproveito para desmentir um comunicado interno, que após esta reabertura, diz que houve uma reunião em que eu me recusei a essa oficialização. É mais uma inverdade para a qual nem quero perder tempo.
Parei com o Blog, porque considerei (depois de ter conhecimento – lamentavelmente – de muitas coisas ) que não deveria continuar a trabalhar e promover uma imagem de pessoas que não o mereciam.
O que o levou a recomeçar?
O recomeço ficou a dever-se a MUITOS pedidos para esse efeito apresentados por telefonemas e mail de muitas pessoas, algumas que nem tenho o prazer de conhecer pessoalmente, mas consideravam importante este Blog.
Mas claro, que os seccionistas e directores dos Departamentos tiveram um peso essencial, pois era constante o seu apelo. Isto para não falar nos jovens atletas, com quem eu lido diariamente, que na sua idade ainda estão longe, das “guerras” que os adultos inventam e dos interesses que defendem. Foi por eles (todos) que resolvi reabrir o Blog.
Esta é a verdade. Tudo o resto, é areia a voar em dia de grande nortada.
Como viveu as eleições no Boavista?
Eleições? Desculpa mas não houve nenhum acto eleitoral no Boavista.
Deves quer referir a situação passado há pouco tempo. Acrescento apenas que tudo terminou beliscando a vida e nome do Boavista FC. Na minha opinião os mais prejudicados foram os funcionários que já teriam neste momento os ordenados em dia e as próprias Amadoras que seriam tratadas de forma independente, com uma visão totalmente virada para elas.
Vai cobrir todas as modalidades do Boavista, ou só algumas?
Temos que ser honestos e assumirmos o que são realmente as Modalidades verdadeiramente do Clube. A essas vou dar a minha colaboração e mesmo com o desejo de pressionar os Directores para não colaborarem comigo, o que considero uma verdadeira estupidez, porque neste momento o mundo é uma pequena aldeia, a nível informático. Se precisares de informação é só procurares … o que precisas é de dedicação e interessa em a obter.
De qualquer modo os Directores do Boavista sabem que acima de tudo está o Clube e a divulgação do seu trabalho e têm colaborado (e muito) comigo. Quanto mais colaboração… masi informação, quanto mais informações, mais valorização para o trabalho anónimo desses autênticos carolas.
Por isso resumidamente, vou recomeçando devagar, até porque este sapo não é muito fácil de engolir e eu tenho que recuperar a minha vontade.
Este Blog é particular (por culpa de alguém, não minha) como tal… quem manda, sou eu e quem vai decidir com quem trabalho, serei eu!
Acha que as modalidades têm futuro?
Sei do teu amor (fanático) que muitas vezes te tolhe os sentidos de análise. Caro Paulo, não há Amadoras do Boavista. As amadoras do Boavista são o único Boavista Futebol Clube!
Se não acreditasse no futuro do Boavista não estaria a perder o meu tempo com isso! Mas o futuro do Boavista vai ser muito mais difícil que o que pessoas como tu pensam. Ainda este ano vamos sofrer muito, tenho a sensibilidade que até o Vice-Presidente do sector, já disso se apercebeu. Mas se todos forem honestos e não se tentarem enganar aos outros e a si próprios, o Boavista (Amadoras como tu dizes) vão sobreviver. Perdemos o Atletismo, perdemos o Judo… mas o Boavista FC vai sobreviver e estas modalidades voltarão.
Repara que estou a falar somente de Amadoras (como tu chamas) nada de futebol. O Boavista FC pode ter que recomeçar mais pequeno, mas os verdadeiros amantes deste emblema dentro de anos, voltarão a colocá-lo no seu lugar. Mas vai ser mais difícil que tu pensas.
Não queres acrescentar mais nada?
Repito o que disse anteriormente. O mundo é uma pequena aldeia por causa da net. Se deres espirro, antes mesmo de chegares com o lenço ao nariz já se sabe na China!
Por este motivo, não falei em nomes de ninguém, nem aprofundei os pontos que colocaste, porque iria abrir para fora do clube muitas coisas que considero lamentáveis e que em nada ajudariam o Boavista. Uma das coisas que sempre disse e repito é que respeito muito o nome do Boavista FC e por esse motivo, deixo estas respostas a nível Boavisteiro.
No entanto, posso dizer-te que tomei conhecimento de questões que tu nem sonhas, assim com outros saberão de assuntos que eu nem sonho mas o que sei já não me deixa sonhar. Vêem aí tempos difíceis para o Boavista e a realidade vai obrigar a que todos os que se entregam de corpo e alma a defender as Amadoras, tenham muita força e coragem para resistir.
Foi por eles que reabri o Blog para com a minha modesta colaboração os ajudar.
Como tem sido a adesão depois da reabertura?
Formidável! Sinceramente nunca esperei tal êxito!
Neste momento, temos a média diária de 219 visitas!
Aposto em chegar em Março aos 235. Isto - e relembro que são visitas reais (ninguém conta mais que uma visita por dia) - reafirma o interesse que as pessoas têm nas modalidades do Boavista, talvez os responsáveis ainda não se tenham apercebido... Mas isso é outro problema, nós (eu, tu, o Prelada e outros anónimos) fazemos e continuaremos a fazer o melhor de nós pelas Amadoras, enfim fazemos a nossa obrigação!
Que viva o Boavista FC e as suas Amadoras! Mesmo que muita gente se queira alhear delas!

sábado, 5 de fevereiro de 2011

PAULO PARDALEJO - UM TREINADOR FELIZ E AMBICIOSO

Paulo Pardalejo, é um líder de uma equipa que para muitos ultrapassou o que dela se esperava, mas o “mister” defende que tudo estava programado e que a equipa “se quiser” pode ir ainda mais longe. Falamos com treinador principal do voleibol sênior para fazermos o ponto da situação.

Ao atingir a segunda fase do campeonato, considera o objectivo da época alcançado ou espera mais?
Atingir esta segunda fase era o objectivo principal da época, foi o que foi delineado no início dos trabalhos.
Neste momento já que estamos na série dos primeiros desta fase o objectivo é ir o mais longe possível, ganhamos o maior número de jogos possível e depois sonharmos com mais alguma coisa.

Sonhar? Quer dizer que pensa na subida?
Vamos deixar em aberto este “sonhar”! Porque sonhar pode envolver muitas coisas, por isso vamos deixar em aberto e fazer o nosso melhor possível, como temos feito até agora.

OBJECTIVO ASSUMIDO DESDE INÍCIO
Esta classificação foi conseguida com um plano de “pezinhos de lã” ou foi assumido frontalmente perante os adversários?
Desde o início que foi um objectivo, totalmente definido e assumido publicamente. Desde o primeiro treino que ficou definido que o objectivo era ficar nos quatro primeiros classificados.
Foi um processo lento, mas completamente conseguido e não foi por acaso.

Nunca se sentiu a jogar no fio da navalha, ou confiou sempre na sua equipa?
Como lhes costumo dizer, confio mais nelas, que elas... nelas próprias! Eu sempre confiei que íamos conseguir embora fosse complicado porque existem boas equipas neste campeonato. Existem cinco/seis equipas, bastante competitivas. Das seis, só quatro é que ficavam.
Com o passar das jornadas ficamos reduzidas a cinco, nós continuamos no grupo e não foi fácil continuar entre os candidatos, foi necessário bastante esforço por parte da equipa, para alcançarmos a garantia de ficar entre os quatro primeiro, mesmo a duas jornadas do fim.
Neste momento há duas equipas a lutar pelo único lugar que falta preencher (o quarto) que são o espinho e o Pacense.

A EQUIPA ESTÁ MAIS COMPETITIVA

Para quem como eu, esteve sem ver a equipa durante uns meses, encontro-a mais forte, mais competitiva e mais confiante. Teve muitos reforços ou é resultado de uma evolução natural?
Houve a entrada de atletas vindas de outros clubes, atletas jovens e cheias de vontade de trabalhar o que permitiu uma evolução da equipa, fez evoluir o nível de treino e depois todo o grupo se mentalizou, que estavamos aqui para trabalhar e para cumprir um objectivo.
Para cumprir esse objectivo era preciso fazer um trabalho árduo e duro e assim foi feito. Neste momento começam a aparecer alguns frutos das poucas sementes que semeamos.

Há trabalhos que se fazem no balneário que as pessoas na bancada nem sonham que são feitos. Você trabalha muito a esse nível, porque eu já o verifiquei. Acha fundamental esse trabalho psicológico?
Acho fundamental em qualquer equipa de competição. É importante a motivação do grupo e a forma de passar a mensagem é importantíssima. Há bastante trabalho de balneário. É um dos poucos segredos desta equipa, esse trabalho de balneário.

Nota pessoal; (Podem ficar descansadas jogadoras e treinador, que eu não divulgo e não falo mais nisso!)

Sente que resultou?
Sim sinto!

Como reagiram as atletas, mesmo sabendo que esse tralho já vem da época anterior?
As que vinham do ano passado já estavam habituadas, se calhar até houve um trabalho mais forte este ano, mas no seu todo a atleta reage muito bem e gosta bastante, sobretudo as mais novas. Há um ar de admiração porque nunca tinham visto igual mas reagem muito bem.

Esta afirmação é minha... o Boavista está muito mais forte depois da sua entrada. E o Paulo Pardalejo, também está mais forte como treinador?
Eu acho que mais forte ou mais fraco, depende de muita situação, não sei se o Boavista está mais forte, na minha perspectiva, porque temos que ver toda a envolvência do campeonato em si.

Posso falar por mim, em relação ao trabalho que se fez no ano passado, a equipa está mais forte e há melhorias , na minha opinião visíveis.
Tenho apreendido muito, mas mesmo muito com as atletas. Não é só o treinador que ensina alguma coisa, as atletas também dão bastante, são peças (pessoas que representam peças) fundamentais num puzzle a ser construído. tenho aprendido bastante e sei que estou a evoluir normalmente.

É mais treinador que quando chegou?
Sim, sim bastante mais!

MAIS TREINADOR!

Na última vez que falamos, confessou que era difícil (para si) trabalhar com mulheres, já superou esse problema?
Trabalhar com mulheres ou com homens é sempre difícil. Estamos a trabalhar com um grupo e num grupo de dezoito pessoas temos todos feitios diferentes, há sempre formas de ver as coisas diferentes, formas de estar diferentes, cabeças diferentes o que se torna complicado. É um desafio grande e continua a ser, mas bastante positivo.

OS PANTERAS E O SEU APOIO

Verifiquei que você tem uma ligação com os Panteras. Acha importante o apoio deles?
Tenho muito a agradecer aos Panteras – eu digo Panteras, porque não tenho a noção que quantos núcleos há e por isso não os distingo e chamo a todos Panteras - por isso quando me refiro a eles é mesmo a todos, os que nos acompanham aqui neste pavilhão e muitas vezes em jogos fora. Foram e são fundamentais para o trabalho que está a ser feito.
Eu acredito que se eles nos apoiarem podemos ir longe, podem ser uma peça importante para completar o tal puzzle que estamos a construir.

Diga-me uma coisa, se um dia eles tivessem um comportamento fora do normal, você falava com eles?
Claro que falaria. Já tivemos situações quentes. Fomos muitos mal tratados principalmente no juventude Pacense, estavam lá meia dúzia de Panteras e eu já os defendi em todo o lado, não é por estarem lá meia dúzia de Panteras com faixas, que quiseram colocar as culpas neles. Eles não fizeram nada e nem tomaram a iniciativa de nada.
Quando podiam intervir podiam fazê-lo “à moda do futebol” mas não! Não fizeram nada! Foram homens e não tenho dúvidas que nunca teremos problemas por causa deles.

A prova disso foi o jogo contra o Pacense no Pêro, toda a gente pensava que ia ser uma guerra no pavilhão e eles com a claque do Pacense ao lado e nem um insulto houve. Aqui se vê que os Panteras são úteis no apoio á equipa, eles estão incondicionalmente com a equipa.

Este apuramento vai aumentar as responsabilidades da equipa?
Vai, vai! Vai aumentar bastante porque neste momento temos três equipas fortíssimas que são a Lusófona, o Castelo e o Espinho ou Pacense, que vão aumentar o nível e exigência do jogo.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

ZÉ MENDES - A PASSAGEM DO TESTEMUNHO


Zé Mendes como é conhecido no futsal nacional, campeão Nacional júnior pelo Boavista, Boavisteiro de coração, como sublinha, resolveu pendurar os ténis de jogador aos trinta e quatro anos.
Iniciou a época como jogador (mais uma, na sua longa carreira) mas decidiu colocar final á mesma e endereçar pela carreira de treinador. Fomos falar com ele para entender a sua decisão.

O PASSADO

Vamos regressar ao passado. Como e onde começas-te a jogar futsal?
Comecei a jogar futsal no "Sete Bicas", emprestado pelo Boavista, Clube ao qual regressei ainda Júnior para ser Campeão Nacional.

Durante quantos anos jogaste e em que clubes?
Joguei durante mais ou menos 20 anos, e alinhei pelo Sete Bicas, Boavista, Freixieiro, Joarte, Junqueira, Alpendurada e passei também pela Selecção do Porto e Selecção Nacional.
Foi uma longa carreira, cheia de experiências boas, enriquecedoras, das quais tiro as melhores lembranças.

Em que posição jogavas?
Ala, no entanto considero-me um jogador polivalente.

FIM DE LINHA COMO JOGADOR…
COMEÇO COMO TREINADOR

Este ano começaste como jogador, mas decidis-te acabar a carreira. Porquê?
Eu já anteriormente tinha feito uma pausa, mas o convite para alinhar pelo Boavista (meu clube do coração) fez-me colocar a hipótese de voltar a jogar pelo menos mais uma época; no entanto achei que deveria dar lugar aos mais novos e avançar para uma nova etapa agora...
Aconteceu alguma lesão que te fizesse terminar?
Não, tive uma lesão sim mas na época passada (fractura do menisco) no entanto, fui operado e fiquei bem, continuando a dar o meu contributo ao clube.

Qual foi a opinião dos teus treinadores e directores?
Respeitaram a minha opção, no entanto, mostraram vontade que eu continuasse ligado ao clube/grupo na posição de Treinador-Adjunto, o que muito me honrou.
O Berto, bem como restante equipa técnica e jogadores apoiaram-me e isso foi o mais importante e o que mais peso teve para mim.

Como se processa a passagem para a equipa técnica do Boavista?
Para mim, foi um sinal da admiração que têm por mim e credibilidade nos meus conhecimentos como praticante do Futsal durante muitos anos ao mais alto nível...O processo foi simples, o Berto sabia bem qual o contributo que eu podia dar ao clube nesta fase, fez-me o convite e este processo foi directo e objectivo, como eu sempre fui. Penso que ambas as partes sairão satisfeitas.

Qual a tua função na equipa técnica?
A partir da altura em que me é feito o convite e eu aceito, a minha função é, acompanhar o grupo, dinamizar o balneário, apoiar o Técnico Principal e estar atento ao que se passa com as restantes equipas. Interagindo sempre com todos.

O PRESENTE

Já na tua posição de treinador, como vês este campeonato? Quais os clubes que consideras favoritos à subida de divisão?
Um Campeonato equilibrado -ainda é precoce antever Campeões - no entanto, considero o Boavista, claro, um dos favoritos, o Braga e talvez a Académica.

O que esperas que o Boavista consiga no final?
Que tenha a tão merecida subida de divisão!

A situação de jogar fora de casa, parece que está a ser superada. Concordas?
Sim, temos conseguido camuflar esse factor, jogando concentrados, com grande entrega e espírito de sacrifício.

O Boavista está no pico de forma ou simplesmente a jogar o que tem obrigação?
O Boavista tem sempre obrigação de dignificar a camisola, porém pensos que estamos a passar uma fase boa, quer física quer animicamente.

Embora a Taça não seja um objectivo, concordas que as vitórias nessa prova fizeram bem à equipa?
Claro que sim, galvaniza sempre qualquer grupo, ainda mais quando este é "teoricamente" mais fraco do que os que tem conseguido eliminar.

O que esperas do jogo dos quarto de final?
Espero ganhar!! É isso que tenho tentado transmitir ao grupo, e penso que estamos todos unidos nesse objectivo.

RECORDAÇÕES

Qual o treinador que mais te marcou durante a tua carreira?
O José Vasconcelos, pois trabalhei com ele muitos anos e nas várias equipas por onde passei.

Qual o melhor momento da tua carreira?
Tive dois momentos: Quando fui Campeão de Juniores pelo Boavista, e quando fui Campeão e consequente subida de Divisão pelo Alpendurada.

E o pior?
Uma ou outra lesão que tenha tido...nada de grave.

O FUTURO

Tens curso de treinador, ou pretendes tira-lo?
Não tenho, mas a seu tempo analisarei essa hipótese.

Até onde queres chegar como treinador?
Até onde as minhas capacidades e oportunidades me levarem.

No Sábado jogamos com o Viseu. O que pensas sobre este jogo?
Alcançar a vitória vai ser muito importante, dada a proximidade pontual entre as duas equipas.
O Viseu é uma equipa bem organizada, no entanto, nós também o somos, temos muita vontade de vencer, o factor casa pode ser importante (já agora agradeço todo o apoio que temos tido dos nossos adeptos!).
Vamos dar o nosso melhor, como sempre...

Entrevista feita por M. Pina