domingo, 26 de dezembro de 2010

DR. BRUNO SOUSA APAIXONADO PELO FUTSAL


Chegou há dois anos ao futsal boavisteiro, como o seu médico. Ficou e hoje já é um homem do futsal?
É verdade. Quando fui convidado pelo Sr. Morais para representar o Boavista sempre disse que estaria disponível para tudo o que fosse preciso. Com o tempo, e de forma natural, o meu papel ultrapassou o campo médico e acumulei funções directivas, constituindo com o Sr. Rui Melo uma base de apoio ao topo da pirâmide e ao rosto do Futsal do nosso Clube que é o Sr. António Morais.
Como sente essa realidade?
Como mais uma responsabilidade. Do ponto de vista directivo procuro criar, com todos, uma relação de respeito e de lealdade, desde os seccionistas, aos treinadores passando obviamente pelos jogadores a quem NUNCA faltarei com a minha palavra. Isto complementa a minha função de Médico a quem todos sabem que podem recorrer numa primeira linha. Contudo, é do conhecimento de todos que a minha disponibilidade não é total fruto da minha actividade profissional e das sucessivas ausências do país. Mas enquanto sentirem que sou útil, por cá continuarei.
Na actual conjuntura interna do clube, como perspectiva o futuro do futsal axadrezado?
É óbvio que a situação que o clube atravessa é de uma dificuldade sem par na nossa história. A conjuntura económica do país também não ajuda evidentemente. Mas acredito que uma modalidade com o palmarés que detém, com os títulos que traz para o museu (esta época jogamos com as quinas de campeões nacionais nas camisolas dos juvenis), e sobretudo pelo carinho que desperta junto da massa adepta não poderá nunca ficar para trás e sinceramente acredito, até pelas palavras dos responsáveis máximos do clube, que com maiores ou menores dificuldades continuaremos a trilhar o nosso caminho com o objectivo de, a cada ano, sermos cada vez mais fortes).
Acha importante o regresso à primeira divisão, ou isso pode esperar?
É evidente que todos gostaríamos de regressar à primeira divisão e aos grandes palcos do Futsal Nacional, contudo hoje não dispomos das condições necessárias para que isso aconteça. É minha convicção que isso mais ano menos ano acontecerá, mas não constitui para nós uma obsessão. Apesar das dificuldades julgo que estamos no caminho certo.
Neste momento em que aspectos o Boavista é atractivo?
Há 3 pontos que neste momento conseguimos apresentar que poucos o conseguem ao nível do Futsal. Um Departamento Médico de Excelência personificado pelo Dr. Pinto de Sousa, pelo Enf. Sobreiro, pelo Fisioterapeuta Henrique Pedroso e pela Psicóloga Dra. Sílvia Carvalho. Estes dois últimos contratados esta época. A visibilidade que o Boavista tem e terá. E o extraordinário apoio que temos dos nossos adeptos e da nossa claque Panteras Negras.
Apesar de ser suspeito sinto que é completamente diferente jogar num clube com a grandeza do Boavista ou noutros clubes que não passam de fenómenos transitórios no Futsal cujos adeptos são os familiares dos atletas.
Globalmente como vê o futsal nacional?
Vejo com alguma preocupação. Prevejo sinceramente o fim de muitos clubes.
Com tantos problemas que as empresas atravessam hoje, o investimento em qualquer equipa está longe de estar no topo das prioridades. Por outro lado mesmo as autarquias, sobretudo as do interior do país, que até aqui viam nas equipas da sua região uma forma de dar visibilidade às suas terras, deparam-se com enormíssimas dificuldades e os apoios tendem a diminuir ou até a acabar. Mas a propósito disso importa dizer o seguinte. O Boavista, hoje, é uma equipa que honra os seus compromissos, podem ser objectivos modestos mas cumprimos. Ao contrário de outros não prometemos a banha da cobra e os atletas que para aqui vêm sabem com o que podem contar. Sem ironia, a dificuldade dos outros tenderá a aproximarmo-nos destes porque os apoios que em breve lhes vão faltar nós já não os temos.
Como vive os jogos no banco. como o "Senhor Doutor" ou como Pantera?
Devo dizer que no ano passado a adaptação não foi fácil. Passar da bancada para o banco onde as emoções têm de ser controladas é extremamente complicado para quem vive o Boavista de forma apaixonada. Com o tempo aprendi a conter as minhas emoções. A braçadeira que ostento no braço é a de médico mas o coração palpita como qualquer pantera que está na bancada.
Conhece o novo Blog do futsal? O que pensa dele e quais as alterações que gostaria de ver aplicadas?
Conheço e desde já lhe dou os meus parabéns. Vem preencher uma lacuna que tínhamos e portanto um acréscimo de qualidade é sempre bem-vindo. Percebia que era uma falha nossa quando ao tentar saber notícias dos nossos adversários chegava até elas com alguma facilidade visto que a maior parte deles tem um blog ou site com maior ou menor qualidade. Por outro lado, as reportagens dos nossos jogos são preciosas para quem, por motivos vários, não pode assistir ao jogo no pavilhão e, porque não dizê-lo, que bem sabe depois de uma vitória ler e reler as peripécias do jogo.
Dizem os "antigos" que o Senhor será num futuro o Presidente do Boavista FC. Como comenta esta afirmação?
Sinto-me honrado por haver quem vê em mim uma pessoa à altura de assumir tamanha responsabilidade. Tenho mais de 18 anos, as quotas em dia e sou sócio há mais de três anos (na realidade sou há 30), mas referi estes três pontos porque são as premissas necessárias para, de acordo com os estatutos do clube poder ser Presidente. Qualquer sócio nestas condições pode almejar esse cargo. Vejo o cargo de Presidente do Boavista como uma forma de retribuir com o meu trabalho as alegrias que a Instituição me deu e continua a dar, nunca como uma profissão. Nesse sentido, importa referir que a curto/médio prazo as minhas responsabilidades familiares e profissionais não permitem tamanha disponibilidade.
A que acha se deve esta esperança dos Boavisteiros?
Sem falsas modéstias, não sinto que esse seja um sentimento generalizado dos Boavisteiros. Sei que há quem diga isso mas mais uma vez reafirmo que, neste momento, não está nos meus planos. Há muitos boavisteiros com capacidade para tal e capazes de responder a essas esperanças. A questão da presidência é um assunto que deve estar resolvido na cabeça de todos os Boavisteiros. Esta direcção deve cumprir o seu mandato com tranquilidade. Considero que abordar estes assuntos neste momento é contribuir para a instabilidade e o que eu quero é o melhor para o Boavista.
Qual é a sua perspectiva sobre o futuro do Boavista FC?
Honestamente, relativamente ao Boavista Futebol Clube, é minha convicção que dobrará o "Cabo das Tormentas" que está a atravessar neste momento.
O futsal axadrezado pode continuar a contar com o seu apoio, ou começa a estar cansado?
Digo muitas vezes que qualquer actividade desempenhada sem vontade é uma maçada e sem ética é uma vergonha. A vontade e a ética profissional são os dois pilares fundamentais para me manter no Futsal do Boavista, isto para além obviamente de o Sr. António Morais continuar a ver em mim uma pessoa útil. Neste momento as três condições estão reunidas.