quinta-feira, 25 de março de 2010

FUTSAL - SÉRGIO CARVALHO, O TIMONEIRO DOS CAMPEÕES

SÉRGIO CARVALHO (DISCIPLINADOR, RIGOROSO E CAMPEÃO)
O Nosso (grande) Colaborador e amigo Paulo Correia realizou uma entrevista com Sérgio Carvalho o Treinador (Tri-Campeão) que é o timoneiro de uma excelente esquadra de campeões.
Transcrevemos na integra...

Uma época simplesmente fantástica. O que tem a dizer sobre isso?
Antes de mais gostaria de agradecer a oportunidade de prestar estas declarações e aproveitar para homenagear o trabalho que é desempenhado por vós diariamente em prol do nosso Boavista FC.
“ATACAR” O TÍTULO A NÍVEL NACIONAL..."
Quanto á época propriamente dita, diria que poderá ser ainda melhor. Após a conquista antecipada do Campeonato Distrital, temos agora a possibilidade de “atacar” o Titulo Nacional nos próximos meses de Maio e Junho.
Porém, é verdade que até aqui a época tem sido de elevado nível e eu diria que é a consequência do trabalho, da entrega, da dedicação ao clube e da forte ambição antes de mais dos meus atletas que têm superado largamente as expectativas neles depositadas, dos meus directores que são inexcedíveis no apoio que nos prestam e claro de toda a equipa técnica.
Creio que atingimos um patamar de excelência que nos projecta para um nível sem paralelo neste campeonato que agora se conclui.

"FORMAR BEM, VENCENDO É POSSÍVEL"

O objectivo desde início era serem campeões?
Fomos claros desde o primeiro minuto com este grupo de trabalho. Formar bem vencendo é possível e é aliás uma premissa importante nas bases de um atleta em formação.
Assim sendo pela qualidade destes atletas, por estarmos na presença de alguns já por diversas vezes campeões noutras categorias de base, portanto habituados a conviver com a pressão imposta aos “candidatos” a títulos e por termos reforçado “assertivamente” com duas novas peças que acrescentaram ainda mais qualidade á equipa, passamos sempre a mensagem e a real convicção de que o objectivo era chegar a este título. Felizmente alcançamos essa meta com inteiro mérito.

Quando perderam em casa com o Alpendurada, pensou que a equipa ia a baixo?
De forma alguma. Costumo dizer que ninguém é imbatível e que mais tarde ou mais cedo teria de perder. Diria que nesse dia tivemos meio jogo mau, o suficiente para não recuperar de uma má primeira parte que definiu o vencedor desse jogo.
Justiça seja feita ao Alpendurada que fez 25 minutos de grande nível tirando partido de uma fragilidade anormal na minha equipa, fruto de uma semana que não correra bem e com outras condicionantes que não importa agora abordar.
Porém, essa derrota mostrou-me algo que desconhecia nos meus atletas por ser tão raro perdermos.
A tristeza no balneário era profunda e cheguei a ver alguns atletas com lágrimas nos olhos o que sinceramente me chocou, mostrando-me porém o seu carácter. Rapidamente reagiram e tornaram esse mau momento numa tremenda revolta que os levou á normalidade vencendo de forma espectacular num pavilhão complicadíssimo no jogo seguinte que poderia complicar as contas do campeonato.
Foram enormes e deram uma prova de maturidade e ambição só ao alcance dos melhores.

“IMPORTANTE É O OBJECTIVO DO BOAVISTA”

Quais os seus objectivos para si e para a equipa no futuro?
Os meus objectivos não são importantes. Importante é o objectivo do Boavista FC, deste escalão e do futsal propriamente dito.
Quanto á equipa creio que será sempre candidata a títulos desde que esta estrutura se mantenha.

Qual foi o jogo que plantou a equipa para o titulo?
Diria que um conjunto de jogos foi determinante para servir de “alavanca” a esta equipa. A vitória em Alpendurada por 1-2 com uma magnifica reviravolta pois perdíamos 1-0 ao intervalo.
A brilhante vitória por 3-7 em casa do Amanhã da Criança, equipa na altura dita candidata ao título, num jogo que deixou claras as diferenças entre as equipas e devo ainda destacar a vitória por 1-0 no Freixieiro e pelo mesmo resultado no Mindelo diante do Caxinas.
Terão sido os jogos que mais se destacaram nesta época pois foram todos eles fora de casa, vencendo a adversários directos na luta pelo título.

Como é a sua postura nos treinos e jogos?
Não gosto de ser juiz em causa própria mas já que me pergunta entendo que a seriedade e a dedicação ao trabalho, a esta equipa ao clube ( que vão MUITO além dos treinos e dos jogos ) serão os elementos que mais definem a minha postura.

É conhecido por ser muito rigoroso, é essa a chave do sucesso?
É uma das chaves do sucesso. Tenho investido muito do meu tempo pessoal e familiar nesta equipa e quando aceitei este desafio decidi que seria sempre para alcançar “objectivos importantes” e que cada vez mais são raros no nosso Boavista FC.
Assim sendo, um dos meus princípios de vida passa precisamente pelo rigor que imponho em tudo e o futsal nunca seria uma excepção pelo que é normal que me conheçam por isso até porque os resultados falam por si e provam que esse é um bom principio. Até mesmo como exemplo para todos os jovens que connosco trabalham.

“ ENQUANTO BOAVISTEIRO PURO E GENUINO...”
Numa altura que o Boavista esta tão mal o que significa este titulo para vocês?
Uma enorme alegria e sentimento de “dever cumprido”. Nunca por vaidade pessoal ou pretensão, mas sim por sentido de missão enquanto Boavisteiro puro e genuíno e porque o clube precisa de continuar a vencer, continuar a mostrar que é possível sobreviver e qual melhor forma do que fazê-lo senão com a formação, os verdadeiros herdeiros deste clube.
Serão estes campeões do passado recente e de hoje que amanhã poderão servir o Boavista FC e ajudá-lo seja em que modalidade for a manter esta chama viva e de preferência continuando a acreditar que podemos voltar a ser um clube vencedor.
No caso desta equipa, isso está-lhes no sangue e sei que aconteça o que acontecer eles estão prontos a dar tudo pelo Boavista FC!

Como é actualidade do futsal do boavista?
Como pode calcular de grande dificuldade como de todas as modalidades do clube. Trabalhamos, diria mesmo lutamos diariamente para que o futsal se mantenha activo. Aproveito para fazer uma vénia ao António Morais que “carrega” este peso de não deixar morrer a modalidade no clube. Ele merece mais apoio de todos. Dentro e fora do futsal. Dentro e fora do clube.
“OS JUNIORES ESTÃO MUITO BEM ENTREGUES”
Para o ano pensa treinar os juniores?
Neste momento tal possibilidade não se coloca. Os Juniores estão muito bem entregues ao seu actual treinador e não creio que tenha lógica a sua substituição a menos que ela ocorra por alguma situação exterior aquelas que são as enormes qualidades, enquanto treinador e como exemplo para os jovens que se encontram nesse escalão.

“ SÓ É POSSÍVEL VENCER MUITAS VEZES QUANDO SE TEM GENTE CAPAZ À NOSSA VOLTA”
O que sente um treinador que por todos os escalões que passa e campeão?
Antes de mais este trabalho não é só meu. Só é possível vencer muitas vezes quando se tem gente capaz á nossa volta. E é por isso que insisto pois o maior dos méritos é acima de tudo dos jogadores que têm sido excelentes, dos dirigentes que me acompanham e da minha equipa técnica que tanto sofre e tantas horas perdem a “aturar” o seu treinador.
É também do homem que começou este projecto no escalão de Escolas ( Alberto Melo ) e com quem aprendi muito do que sei hoje.
Quanto ao resto, vencer consecutivamente é reconfortante para quem tanto dá a esta equipa e a este clube. É uma felicidade muito grande ser várias vezes campeão e vice-campeão, seja como dirigente, seja como adjunto, seja como treinador no clube do meu coração.

Viva o Boavista FC

sexta-feira, 19 de março de 2010

FUTEBOL FEMININO - FERNANDA SILVA EM ANÁLISE

Fernanda Silva uma atacante que "defendeu" o Boavista acima de tudo.
Conhecemos esta lutadora na fase final da época passada. Ela, conjuntamente com a Figo (capitã) descobriram que o Futebol Feminino caminhava para o fim no Boavista.
Nunca mais pararam. Lutaram, juntaram tropas, reuniram... estragaram as férias mas o Futebol Feminino continua a ter em Portugal o seu maior baluarte. O Boavista FC .
Hoje colocamos algumas perguntas à jogadora.

Com a época a (ainda) meio, como a analisas?
Uma época muito difícil. Uma equipa quase nova... Equipa técnica nova. Falta de Sorte a nível de Lesões, ficamos sem as nossas avançadas (Ritinha e Catarina) muito cedo, tivemos que fazer adaptações para essa posição, sem nunca termos encontrado a verdadeira ponta de lança, note-se ainda que, são ausências de 6 meses, o tempo previsto para a recuperação de ruptura completa do ligamento cruzado anterior.
Uma palavra de FORÇA para elas.

As dificuldades do arranque de época foram imensas. As coisas estão mais normais agora?
Foi um início de época muito complicado e desgastante, eu e a Figo (capitã de equipa) tivemos que construir quase tudo de raiz.
Tivemos também a ajuda das jogadoras que ficaram no plantel como a Ritinha e a Félix que nos ajudaram imenso na busca de jogadoras com talento...Tivemos que arranjar director, (uma história gira!!! porque depois ficamos sem ele...) equipa técnica... encontrar pessoas responsáveis para todos estes lugares, não é tarefa que eu queira repetir.Agora, está quase normal...
Competitivamente alcançaram na primeira fase o lugar que esperavam ou desejavam mais?
Longe disso e logicamente respondo por mim. Desejava muito mais. Desde que estou no Boavista esta é a minha pior classificação.
Sempre pensei que podíamos e devíamos ter estado nas 4 primeiras posições, para assim disputar o título nacional, mas isso não foi possível, por diversos factores alguns já explicados.
Resta-nos agora tentar o 1º lugar da próxima fase e fazer com que as atletas mais novas tenham mais jogos e ganhem experiência.

Apuradas para a meia final da Taça. O que esperas do jogo de Sábado?
Espero grandes dificuldades. A equipa do Cadima, penso que é a 1ª vez que se encontra numa meia final e logicamente vai querer ir mais além, quer o mesmo que nós, quer a FINAL. Eu quero a TAÇA, acho que para isso temos de ir à final.

Ir ao Jamor seria um prémio de carreira, para muitas de vós?
Prémio de carreira seria a Taça de Portugal o campo é apenas um bónus... Seria bom jogar no Jamor, mas antes disso temos um jogo para resolver. Já começou a contagem decrescente...

O 1º de Dezembro representa o domínio que o Boavista apresentou em épocas anteriores?
Verdade. Neste momento está novamente em primeiro, é o principal candidato a este Campeonato e penso que, se o ganhar iguala o Boavista em número de títulos consecutivos. Já ganhou o único titulo que falta ao Boavista... TAÇA DE PORTUGAL.
Nunca foi campeão do mundo de clubes, como foi duplamente o Boavista. Apenas algumas diferenças... sem esquecer que algumas delas são remuneradas pelo clube.

Quais as dificuldades que esperas que o Cadima apresente no Sábado?
Espero que o Cadima não leia estas palavras... :) é uma equipa forte fisicamente, lutam muito e jogam duro. A ver vamos como se vão sentir no nosso estádio, com os nossos adeptos e com aquele tapete mágico... (que faça magia para o nosso lado!!!) espero que a equipa de arbitragem esteja à altura, seja imparcial e deixe jogar bom futebol.Se for um jogo limpo, o Cadima vai ter uma grande dificuldade, estão na nossa casa...

Uma mensagem para a Panterada...
APOIEM O BOAVISTA SEMPRE E PRINCIPALMENTE NO SÁBADO, COM VOCÊS TUDO SE TORNA MAIS FÁCIL.
Fernanda Silva Nº 10.

segunda-feira, 15 de março de 2010

PRELADA... PANTERA NEGRA, DIREITO AO ASSUNTO







Esta será uma das entrevistas que faremos aos associados do Clube, para melhor entender-mos e sentirmos o seu “pulsar”.
Chamam-lhe Prelada é um dos adeptos de carisma do Boavista FC e membro indeféctivel das Panteras Negras.
Quer continuar a ser (só) Prelada. Nós acrescentamos Paulo e em vez de fotos suas enviou fotos das tarjas da Claque...
Assim entrevistamos um desconhecido (muito conhecido)... O Prelada das Panteras

Nome e idade?
Anónimo, 28 anos

Há quantos anos és associado do Boavista?
Faz dia 21 de Abril 13 anos

Como nasceu esse amor pelo Clube?
Desde muito novo que senti um grande afecto pelo nosso clube, principalmente por toda a mística combativa que o envolvia.
Para todos os efeitos, era “o rebelde a lutar contra o império”, mas não apenas isso me agradou na instituição da pantera: Desde as cores carismáticas à massa associativa marcante, desde a cidade de onde é proveniente até aos feitos gloriosos, tudo me agradava no Boavista, e eu estava numa fase de vida em que somos bastante influenciados por aquilo que temos em casa…
Na realidade, e infelizmente, nenhum dos meus familiares próximos era Boavisteiro. Na verdade, sempre me tentaram induzir (sem grande sucesso) por outros “caminhos clubísticos”. Mesmo sem grande apoio em casa, o gosto ao Boavista foi falando mais alto.
És um dos que estás em todo lado. Pertences aos Panteras Negras?
Com orgulho. Pertencer aos PANTERAS NEGRAS é, sem dúvida alguma, a maneira mais eficaz de apoiar a instituição, aliás os FANATIC SUPPORTERS é núcleo dos PANTERAS NEGRAS.



“ existe muita coisa que poderia ser dita, e que iria tranquilizar em elevado grau, vários associados que amam o seu clube. “


Consideras importante a existência da claque do Clube?
A claque organizada do Boavista confere aos jogadores do clube um elevado factor de motivação e apoio incondicionais.
Eu diria que a claque está para o clube, da mesma maneira que a pantera, ou que o estádio estão para este. É património, não só pela idade da mesma, mas principalmente se pensarmos no que o clube tem a ganhar ao ter uma claque nas suas fileiras.
Não há nenhum clube de renome sem uma claque organizada hoje em dia. Só isso mostra a importância das claques no mundo do desporto…

Como analisas a época do Futebol de onze?
Foi uma época que não começou como nos tinha sido prometido; não foi uma época “bem mais calma do que a anterior”. Embora possa achar que o facto de termos andado com a “casa às costas” nos primeiros meses, tenha trazido alguma instabilidade ao plantel, o que é facto é que não fomos presenteados com aquilo que nos foi efectivamente prometido no início da temporada.
Nesta segunda volta, as coisas têm se vindo a equilibrar na tabela… Acho francamente que o Jorge Madureira foi uma escolhe demasiado arriscada, e acredito que estaríamos bem melhores se tivéssemos tido o Vítor Paneira desde o início do ano a treinar o plantel de seniores de futebol.

Tens medo de uma possível descida ou já consideras que esse problema está ultrapassado?
Se te referes à descida desportiva, digo-te que já não acredito tanto nela, como acreditava há algumas semanas. Vejo um plantel coeso, e bem capaz de disputar o terceiro lugar na tabela.

Para além do futebol que modalidades mais segues no Clube?
Com mais interesse em particular, será o futsal, provavelmente porque desperta nos espectadores um nível elevado de emoções fortes e o voleibol feminino.

Num panorama global como estás a ver a época de todas as modalidades?
Aceitável para os apoios que têm, sem dúvida. Embora estando um tanto ou quanto faminto por grandes vitórias, acho compreensível o estado actual da situação.
Claro que modalidades como o boxe ou a ginástica, têm sempre grandes triunfos na manga para os seus adeptos, mas o que é certo é que conjunturas são conjunturas, e temos de ser compreensíveis.

És o editor de um Blog do universo axadrezado. Como se chama o teu Blog?
FANATIC SUPPORTERS.

Qual o objectivo dele?
O nosso blog é um contributo colectivo que os membros do nosso núcleo fazem questão a prestar à comunidade Boavisteira, e em especial, aos membros da nossa claque.

Como analisas o conjunto de todos os Blogs do Boavista? Não achas que há Blogs a mais?
Cada pessoa neste país tem o direito a criar o número de blogues que bem lhe apetecer. Cabe ao comum dos cibernautas fazer a selecção que mais justa lhe parecer, acerca de que espaços visitar.
No geral, é bom que exista um largo leque de escolhas dentro da nossa rede axadrezado.

Falando da net, como vês o site Oficial do Boavista? Propunhas alguma alteração?
Um site muito fraco, raro estar actualizado. Propunha mais informação e uma nova imagem.

O Futsal (talvez a segunda modalidade do Clube) está a atravessar um mau período. Como grande adepto que és, o que te oferece dizer sobre isso? Acreditas na recuperação?
O futsal no nosso clube disputasse com base na vontade de jogar à bola por parte dos nossos jogadores, e muito amor à camisola. Acredito que poderão bem vir melhores tempos (duas vitórias consecutivas já estão arrecadadas).

Juvenis de Futsal campeões Distritais, Infantis de Andebol campeões distritais, Juniores a lutar pela subida de divisão... Que dizes sobre isso?
Se as palavras “Boavista” e “campeões” estão lá, então é porque é certamente um orgulho! Em tempo de vacas magras, esses jovens surgem como luz no meio do escuro. É sempre um orgulho, sem dúvida alguma.


“O clube pode, ou não, continuar a viver com uma SAD a ele anexada?”




Se fosses Presidente o que farias pelo Boavista?
É difícil propor algum tipo de medidas sólidas a levar a cabo, sem conhecer a pormenor os registos financeiros da empresa em questão. No caso do nosso clube, mais complicado ainda se torna a situação…
Neste tempo de crise, penso sinceramente que a pergunta pode, de certa maneira, ser simples e uma só: O clube pode, ou não, continuar a viver com uma SAD a ele anexada?
Bem, todos nós já sabemos os prós da existência da SAD, mas poucos sabem os contras a pormenor (por mim próprio falo).
Neste momento, as pessoas que constituem a SAD do Boavista estão a receber os seus salários, coisa que não acontece com jogadores e funcionários. Hoje em dia, a SAD do Boavista oferece um dano financeiro elevado ao clube, pois não há dinheiro que compense os gastos que dela provêm.

“só com a SAD activa podermos vir a ser indemnizados e repostos na primeira divisão.”

É um facto que a SAD está a dar prejuízo económico ao clube, assim como é um facto de que a SAD oferece certas “regalias” ao clube com a sua existência, quanto mais não seja, o facto de só com a SAD activa podermos vir a ser indemnizados e repostos na primeira divisão.
Então, o que fazer?
Na minha opinião, e tomando como premissa de que a existência da SAD do Boavista tem neste momento prós e contas, os estatutos de funcionários da SAD deveriam ser alterados. Mas essa mudança só pode provir dos membros da mesma.
Se eu fosse presidente do clube, aceitaria apenas comandar os destinos do Boavista, caso a minha equipa de colegas concordasse num possível congelamento de salários da Sociedade Anónima Desportiva, como via a aumentar o nível de crescimento económico interno, mas também de não perdermos direito a certos “prós” associados à existência da SAD (como a capacidade de lutar por justiça nos tribunais, o direito ao nome Boavista Futebol Clube, etc.).
Colocaria ainda uma equipa de amadores a competir na 2ª Divisão Distrital do Porto, como via a garantir uma segurança futura do nosso Boavista Futebol Clube.
Por último lugar, asseguraria um modo de comunicação viável entre os membros da direcção e os associados, pois não compreendo como é que este impasse e dúvida generalizada pode ser benéfico para a instituição, pois embora concorde que nem tudo pode ser revelado para o exterior, existe muita coisa que poderia ser dita, e que iria tranquilizar em elevado grau, vários associados que amam o seu clube.

Estás disposto a que o Amadoras retire do teu Blog informação e fotos, ou achas que os Blogs devem ser rigorosamente independentes?
Não vejo nenhum mal nisso, estamos todos para o mesmo.

O que pensas do Blog das Amadoras?
É um sítio importantíssimo na blogosfera axadrezada, e que se tem mostrada muito activo no que toca a manter os adeptos informados de uma área valiosíssima do clube!

O Prelada é um Homem de guerra mas mostrou-se um Homem de ideias e de coragem, não fugindo a questões e dando conhecimento publico das suas convicções.
Valeu...ANÓNIMO

terça-feira, 9 de março de 2010

FILIPA TEIXEIRA, A AMARELINHA...

FILIPA TEIXEIRA - A AMARELINHA DO VOLEIBOL


Filipa Teixeira, atleta sénior/treinadora de Voleibol. É uma jovem sempre com um sorriso nos lábios porque vê o Mundo com um olhar bonito, Depois de uma época no Brasil a ensinar "os macaquinhos a jogar Volei" regressou ao seu mundo. Um mundo aos quadradinhos...
Vamos conhecer melhor a Amarelinha do Voleibol
Terminada a primeira fase do campeonato, que balanço fazes dessa fase?
Apesar de não termos alcançado o nosso objectivo inicial, penso que foi uma fase bem positiva. Obtivemos alguns bons resultados, surpreendemos, realizamos jogos que deixaram marcas positivas e apesar das prestações menos conseguidas, acabamos esta fase com a certeza de que temos TODAS bastante valor.
Crescemos a nível individual e essencialmente como equipa, o que nos faz ficar minimamente satisfeitas.

O Boavista ficou no "seu" lugar ou podia ter feito um pouco mais?
Nós demos o nosso melhor em cada treino e em cada jogo por isso não se pode dizer que poderíamos ter feito mais. Queríamos muito alcançar o nosso objectivo, se não obtivemos o lugar que pretendíamos foi porque em momentos, o adversário conseguiu ser mais forte, ou porque tivemos azar, ou porque também temos os nossos dias maus. Mesmo assim, penso que se acreditássemos mais no nosso valor, estaríamos onde queríamos estar, na série dos primeiros.

As quatros primeiras equipas, eram de "outra" realidade competitiva?Sinceramente não acho. Para mim, a única que se foi destacando pela sua consistência ao longo do Campeonato, foi o Santo Tirso. Essa sim, poderá causar "dores de cabeça" a algumas equipas da A1 no caso da subida. Fizemos um 3.2 com o Belenenses e ganhamos ao Arcozelo em casa, acho que não podem ser consideradas equipas de outra realidade: São equipas que ganham e perdem jogos, como nós. No fim só ficaram à frente porque ganharam mais jogos e perderam menos.
"NADA ME ASSUSTA"
Na segunda fase o que esperas conseguir?
O primeiro lugar da série dos últimos.
O primeiro lugar nessa fase não é fundamental, mas esperas lutar por ele?
Já estamos a lutar por ele.
O que te assusta mais. Os dois pontos de distancia para o primeiro lugar, ou os dois pontos de avanço para o último?
Sinceramente, nada me assusta neste momento. Só dependemos de nós neste momento, por isso, se olharmos para cada jogo como se fosse uma final e lutarmos por ela até ao fim, vamos conseguir o nosso objectivo, obviamente, SEM MEDOS

Pessoalmente, a época tem sido o que esperavas dela, ou está aquém ou além do que esperavas?
Eu sou daquelas pessoas que quer sempre mais, e para mim o nosso lugar como já referi anteriormente era nos quatro primeiros. No entanto, estou a gostar do trabalho que está a ser feito, do ambiente de grupo, da interacção do treinador, etc.
Penso que sobretudo está a ser uma época diferente, muito pelo espírito que foi incutido no inicio da época pelo "coach".
E é deste trabalho mais dinâmico que eu gosto e me faz sentir bem, ter objectivos e fazer por cumprir.
Vá, dispenso os circuitos iniciais do treino e acho que a opinião é unânime... hehe :)
"Vá, dispenso os circuitos iniciais do treino e acho que a opinião é unânime... hehe "
Já se adaptaram aos novos métodos do treinador?
Sim, sem dúvida. Já tivemos mais que tempo para isso. Ele é o que o Boavista precisava.
Com o mesmo treinador para a próxima época. Achas que podem melhorar o nível competitivo?
Sim, sem dúvida. Joga sempre com o objectivo de ganhar e toda essa preparação aumenta o nível competitivo da equipa.

Como treinadora (que também és) como tem corrido a tua época?
Hum, penso que não tive grande sorte no sorteio do Campeonato Regional. Era sem dúvida uma série complicada.
No entanto fiquei contentíssima com cada prestação das minhas atletas uma vez que entrarem em campo sempre com tudo aquilo que tinham ou não para dar.
Os treinos correm bem no geral, são umas "pestinhas", mas gostam de jogar voleibol e isso agrada-me cada vez mais. O único "se não" é o facto de por vezes não conseguir contar com todas nos jogos, o que dificulta muito a prestação da equipa em geral.
"SOU UMA TREINADORA BABADA... POR TREINAR ESTAS PESTINHAS"
Penso que são uma equipa cada vez mais unida e isso agrada-me. Continuo a dizer que independentemente de resultados, tenho a melhor equipa :) e sou realmente uma treinadora babada.
Agora, na taça da AVP espero que os resultados comecem a aparecer. Acho que já estão a merecer um prémio e por isso vamos fazer por ele.
Vamos também ser inseridas no torneio de Esmoriz, onde vou poder contar com toda a gente, o que me deixa já satisfeita.
Em suma, tem sido uma boa época, estou a gostar imenso de as treinar e de ver a evolução delas. Espero é, que... o que até agora faltou, comece a aparecer... As vitórias.

E as tuas meninas têm evoluído?
Sim, quem está de fora consegue analisar mais facilmente do que eu, porque para mim há sempre alguma coisa que não está bem. No entanto tenho noção que tem havido evolução a nível individual e colectivo, o que me satisfaz bastante, obviamente.
Vamos continuar a trabalhar com esse objectivo até ao fim da época: Sempre mais e melhor.

quinta-feira, 4 de março de 2010

FUTSAL - FILIPE MIRANDA (BUFFON) ENTRE O INCRÉDULO E A ESPERANÇA


Filipe Miranda (Buffon) é um dos mais antigos do plantel, mesmo com uma saída de uma época para outro emblema mas é claramente com o emblema da pantera que se identifica.
Figura marcante no plantel é dos mais incrédulos com a actual situação, mas simultaneamente é um dos elementos que mais aposta na recuperação.
Qual o ponto da situação, segundo a tua visão?
Nós, o Boavista, começamos muito bem, criando muitas expectativas, mas com os problemas a surgir (e vamos falar no mesmo) mas a realidade é esta. Com a lesão do Fabinho que é um dos pilares da equipa, a equipa começou a perder a forma e acabou por acusar muito a lesão do Fabinho.
Mas nas primeiras jornadas as coisas correram…
Sim fomos ganhado um ou outro jogos, mas neste momento já lá vão (não sei bem) dez ou onze jogos sem ganhar. Para além disso, além das nossas dificuldades alguém quer acabar com o Boavista.

"MUITA GENTE QUER ACABAR COM O BOAVISTA"

Sentes isso?
Muita gente quer isso.
Mas de fora?
Sim, gente de fora. Aqui dentro todos estamos unidos e estamos a tentar todos lutar contra essa gente. É o meu quarto/quinto ano de Boavista e nunca vi tal coisa. Em todos os pavilhões o único alvo a abater é o Boavista. Mas nós vamos conseguir superar esta fase e conseguir vencer esta gente.
Mas também têm apoio dos Boavisteiros, ou não?
Tenho que registar e louvar o apoio incondicional dos Panteras Negras que apesar da equipa estar mal eles estão sempre connosco. Eles são testemunhas que nós tentamos, tentamos mas as coisas não saem. Não estamos a conseguir mas também não nos estão a deixar.
Numa equipa com jogadores com experiência, como se podem queixar de tanta ansiedade?
Mas a verdade é que é a ansiedade. Nós criamos inúmeras oportunidades e não marcamos na maior parte das jogadas, o que me leva a pensar muitas vezes, ou os guarda- redes adversários são os melhores do mundo… ou nós não valemos nada! Mas nós temos valor, eu sei que temos valor para andar na parte superior da tabela. Ainda agora em Leça tivemos trinta e cinco oportunidades para ganhar o jogo e eles com meia dúzia venceram.

"CONSIDERO QUE NOS FALTA UMA VITÓRIA PARA ACABAR COM ESTA FASE"

Com o calendário que resta, ainda é possível a subida na tabela?
Vai ser muito difícil, mas acho que vamos conseguir, porque temos valor suficiente para isso. Considero que nos falta ganhar um jogo e que essa vitória vai ser com o Nogueirense que a partir desse jogo tudo se vai alterar. Essa recuperação vai ser a forma mesmo a nível pessoal a forma de agradecer aos Panteras por todo o apoio que nos têm dado esta época. Nas outras épocas em que estive no Boavista nunca senti tanto apoio, tanta dedicação e tanta fé como tenho sentido por parte deles como nesta época.
Um jogador que em outras épocas defrontava Benfica, Sporting etc… vê-se agora numa situação anormal. Como sentes isso?
Quem ganhou uma Super Taça, como o Boavista, quem foi a uma final da Final Four, quem esteve na final da Taça das taças Europeias, quem jogou em palcos como a Luz e Alvalade e defrontou equipas como o Benfica e Sporting, entre outras, custa compreender esta situação.

O Boavista foi quase o fundador do futsal em Portugal e ver o Boavista na segunda divisão com possibilidade de descer, coisa que eu não acredito, tudo isto é mais que triste.

" VAMOS ACORDAR! VAMOS A ISTO"

Na segunda divisão há equipas com categoria menor, mas que vão mais à frente…
Com todo o respeito que me merecem há algumas equipas que nem sei dizer o nome delas. Muitas vezes na brincadeira nós dizemos que vamos jogar com o “Café Piu-piu” mas a verdade é que eles é que vão à nossa frente e nós é que estamos na linha de água.
Resumindo em poucas palavras…
Vamos acordar! Vamos dar a volta a isto!

segunda-feira, 1 de março de 2010

PAULO PARDALEJO (COORDENADOR E TREINADOR DE VOLEIBOL) EM PEQUENA ANÁLISE


Terminada a primeira fase do campeonato. Que balanço faz desta fase?
Faço um balanço positivo, podia ter sido excelente se tivéssemos atingido o nosso primeiro objectivo, a serie dos primeiros, contudo e tendo em conta todas as condicionantes, acho que realizamos uma razoável primeira fase, temos uma equipa bastante jovem que se dedica cada vez mais, tem uma forte vontade de vencer e colocar o BFC no seu devido lugar.
É preciso mais tempo e mais trabalho.

O seu objectivo era ficar nos primeiros quatro lugares, tal não foi conseguido. Considera um fracasso, ou afinal ainda não tem equipa para isso?
Não se tratava apenas de um objectivo pessoal, mas de um objectivo da equipa, era elevado tendo em conta a competitividade do campeonato deste ano. Com 3 equipas muito fortes e as restantes 7 muito semelhantes a lutar todas por uma vaga na serie dos primeiros, contudo trabalhamos para essa tão desejada série, mas não a conseguimos alcançar.
Não se pode de modo algum falar de fracasso, pois temos de ter em conta todo este equilíbrio e todas as condicionantes envolventes.

Depois destes meses de trabalho, sente que a equipa está mais forte?
A equipa está bem mais forte e bem mais competitiva, outra coisa não seria de esperar, pois toda a equipa se dedica diariamente a 100%.

As atletas têm assimilado a sua filosofia de jogo?
Sim, acho que com mais ou menos dificuldade toda a equipa esta a assimilar toda a minha filosofia e envolvente do jogo.

Nesta segunda fase, parte no meio da tabela. O que espera conseguir?
Vamos lutar para conseguir o 1º lugar desta fase, que corresponde ao 5º da geral.

Teme o perigo de uma descida?
Não quero ser mal interpretado mas não temo, confio na equipa, e sei o quanto vale.

Sem os tubarões (quatro primeiros) este campeonato permitirá uma subida de prestações do Boavista?
Contra os ditos Tubarões realizamos sempre bons jogos, não foi por causa deles que não estamos na serie dos primeiros, mas sim por prestações menos conseguidas com equipas do nosso campeonato, claro está que sem os ditos tubarões, esta fase se torna muito mais equilibrada, decidindo-se nos pormenores.

Tem tido tempo para como coordenador, acompanhar as outras equipas do Clube?
Dentro dos possíveis tento sempre acompanhar da melhor forma possível, com tendência a aumentar sempre a disponibilidade.

Qual o ponto mais forte da sua equipa?
Não temos só um ponto forte mas vários, sobretudo a: União, Camaradagem, Raça e Vontade. O nosso verdadeiro ponto forte é mesmo o Grupo.

E o que lhe dá mais cabo da cabeça?
(...) A apatia a inércia e a falta de atitude.

Continuamos na luta?
Estamos sempre na Luta, tal como o nosso grande Amigo e Director sempre nos ensinou, o futuro prepara se no presente e vamos pôr o BFC onde ele realmente merece, vamos dar tempo ao tempo, para preparar um futuro risonho