sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

MANUEL AZEVEDO (FUTSAL, SENIORES) O CAPITÃO AXADREZADO


Manuel Azevedo, completou em 27 de Dezembro a “bonita” idade de 40 anos, mas continua a ser um dos indiscutíveis da equipa de Alberto Melo.
Compartilha e “discute” com o seu filho um lugar na equipa sénior do Boavista. É um caso raro de longividade, de humildade e grande valor.

Quando assinaste pelo Boavista prometias ser a última época da tua carreira, mas afinal continuas activo. E esta será a última?
Vamos ver se sim ou se não, não prometi que seria a minha última época, apenas ponderei esse facto, mas no final da época tive uma conversa com o mister Berto onde ele disse que continuava a contar comigo e que tinha muito gosto na minha continuação no plantel, de pronto aceitei este desafio.
Fisicamente como te sentes?
Sinto-me bem, é claro que já não sou jovem nem tenho o fulgor de outros anos atrás, reconheço que depois dos jogos e treinos me sinto desgastado, cansado mas uma coisa é certa, dou tudo o que posso e tenho em defesa deste emblema, disso não me podem acusar.
Um jogador com a tua idade, no meio de uma equipa jovem, jogando tanto tempo em cada jogo. Dá um orgulho pessoal ocupar um lugar de um atleta que podia ser teu filho?
Com certeza que é um motivo de orgulho ter a idade que tenho e ainda confiarem nas minhas capacidades mas também penso que não estou a ocupar o lugar de ninguém muito menos o do meu filho.
Se estou aqui e se sou utilizado é porque as pessoas, neste caso a direcção e a equipa técnica continuam a acreditar que sou útil para a equipa, apenas ocupo o meu lugar e nunca o lugar de ninguém.
O teu filho (Jotinha) joga na tua equipa. É mais um colega ou é umjogador especial?
É claro que é um jogador muito especial até porque é meu filho mas dentro do campo é um colega como os outros.
Alguma vez pensaste que esta situação aconteceria (pai e filho na mesma equipa)?
Sinceramente nunca pensei nisso até porque só vim para o Boavista a época passada e o meu filho já cá está desde os infantis e ainda era júnior, o ano passado ainda chegou a fazer alguns jogos pelos seniores.
Umas das razões que me fazem estar aqui este ano é ele, ajuda-lo naquilo que sei e posso e também na integração nos seniores.
A situação do Boavista é difícil. Sentes essa situação de forma especial? Deixaste-te envolver e ficaste para ajudar?
Claro que sinto esta situação de uma forma especial até porque pessoalmente tenho responsabilidades acrescidas porque me foi confiada a braçadeira de capitão, do qual me orgulho muito, fiquei para ajudar e também tenho a certeza que todos os meus colegas sentem esta situação tanto como eu e estão aqui de corpo e alma para ajudar este grande clube.
O que pensas deste campeonato (globalmente)?
Penso que a equipa do Módicus é a mais forte deste campeonato sendo que há depois três equipas com condições de subida nomeadamente Rio Ave, Viseu e Braga e as outras restantes vão ter uma luta renhida para não serem despromovidas, mas é sem duvida um campeonato para mim nivelado por baixo, joga-se mais com o coração do que com a cabeça.
E a nível do Boavista. Até onde pode ir?
No inicio da época pensei que poderia ir longe até porque temos um plantel com uma mescla de muita experiência e juventude e o que é certo é que os resultados não têm sido bons, na prática não temos sido fortes apesar da entrega de todos os que compõem o plantel, também com várias lesões nomeadamente do Fabinho que quer queiram quer não era uma maior valia para o nosso plantel e a equipa até agora que não conseguiu suprimir a sua falta.
Penso que temos de pensar jogo a jogo e fazer muito mais do que temos feito para conseguirmos rapidamente fugir dos lugares de aflição.Gostaria de dar uma palavra de apreço e agradecimento á claque do Boavista, os Panteras, que independentemente dos nossos maus resultados têm sempre acompanhado e apoiado a nossa equipa, são os maiores, para eles o meu muito obrigado por tudo. Força Panteras.
No futuro. Acabando a carreira, vamos ter o Azevedo numa equipa de veteranos, a treinador... ou recolhido em casa?
Sinceramente ainda não pensei nisso até porque uma pessoa faz projectos para o futuro e depois nada acontece como projectamos. Uma coisa é certa, gosto demais daquilo que faço, parar é morrer.
Para te identificarem melhor. Faz um resumo da tua carreira. Onde começaste, que clubes representaste e os títulos mais importantes?
Comecei desde criança (6 anos) no futebol de salão na Associação de Moradores de Massarelos onde aos 17 anos fui campeão nacional sénior da 2ª divisão.Depois com dezoito anos ingressei nos Académicos onde tive 1 ano, 6 anos no Freixieiro onde fui campeão Ibérico de clubes e também vice-campeão nacional de futebol de salão (1ª divisão.
Estive sete anos na Joarte onde me estriei no futsal, de seguida tive 2 anos no Alpendurada onde fui campeão nacional de futsal (2ª divisão).Continuei a carreira durante 1 ano no Módicus, 1 ano no Famalicense, 2 anos no Miramar e por fim vai para 2 anos que estou no Boavista.
Nota do editor;
Um exemplo de dedicação e mais valia, que tivemos oportunidade de acompanhar durante grande parte da sua carreira, de várias formas, chegando a ser dirigente deste Grande jogador!
Entrevista realizada por M. Pina

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

JOSUÉ, JOVEM TREINADOR DOS INICIADOS DE FUTSAL

Um jovem dedicar-se a uma modalidade, que o leve a conseguir o curso de treinador de futsal, quando os jovens da sua idade estão a iniciar-se como atletas, não é normal.
Josué, mostrou-se um jovem convicto e sem medo de apresentar as suas ideias e objectivos.
Como te sentes como treinador adjunto e Treinador de Guarda-redes?
Para já é um orgulho muito grande pertencer a este escalão e acima de tudo pertencer a este clube de campeões onde estão habituados á conquista de títulos.
Temos uma Grande EQUIPA TECNICA desde dos directores aos 2 treinadores que estão comigo na chefia deste grupo. Temos igualmente, uma grande Equipa miúdos formidáveis capazes do melhor e do pior.
Quando me foi realizado o convite nem pensei 2 vezes abracei este projecto de corpo e alma e até ao dia de hoje só penso na conquista do maior número de títulos possíveis.

Como decorreu a integração no Clube?
Sabia de antemão que ia ser muito complicado porque ainda sou muito jovem e representar o Boavista, como treinador adjunto, ainda por cima quando se tem 18anos e se termina o curso de treinador de futsal. Foi tudo muito rápido e sabia que ia haver pessoas que iriam duvidar do meu trabalho. Porem tenho-me esforçado imenso para tentar fazer ver às pessoas que mereço estar neste cargo. Trabalho imenso para que os iniciados e o nome do clube Boavista não seja posto em causa.
Estou contente com a escolha que fiz, principalmente quando era aquilo que eu mais sonhava que era representar o Boavista.

Como avalias cada um dos Guarda-redes?
São três miúdos espectaculares. Todos eles, têm muitas hipóteses de singrar na "vida do futsal".Têm é que trabalhar porque quando queremos ser os melhores, temos que trabalhar duas vezes mais do que os outros e nunca podemos desistir com as adversidades e tentar sempre alcançar os nossos objectivos.

Fala um pouco ao pormenor de cada um deles?
O Rui "ginex".
É um atleta das formações axadrezadas tem vindo a realiza um campeonato mais ou menos regular. Teve uma grande oportunidade para jogar no jogo do Santa Cruz proveniente da lesão inesperada do Tiago. Jogo esse que serviu para limpar a má imagem que ele tinha deixado no jogo com o Gondomar. Foi um mau dia acontece. Os profissionais também erram mas acima de tudo ele aprendeu com o erro dele e isso foi positivo.
Podia ter mais oportunidades se durante a semana trabalhasse mais arduamente.
O Renato.
É uma aposta minha e da respectiva equipa técnica. Foi uma transferência do mercado de inverno ainda está a procurar do seu espaço próprio na equipa e espero que ele se adapte o mais depressa possível, para que possa dar amostras do valor que eu sei que ele tem e acima de tudo ajudar o Boavista, sempre que ele for chamado a entrevir.
O Tiago.
É uma aposta minha. Tem 100% da minha confiança é um miúdo extraordinário com excelentes capacidades físicas. Decidi traze-lo para o Boavista quando entrei para a equipa e só tínhamos o Rui "ginex" para aquela posição.
Penso que o Tiago com a nossa ajuda e com a força de vontade que ele tem em vencer, vai ser um atleta que vai ter muitas hipóteses de ser um Grande Guarda-Redes.

Como ultrapassam todas as dificuldades que o Boavista Futebol Clube tem?
Como já tinha dito logo no inicio, tenho juntamente comigo uma Grande Equipa Técnica, todos nós fazemos um grande esforço quer físico quer financeiro para que este projecto não acabe. Muitas das vezes passamos mais tempo com os miúdos do que até mesmo com as nossas famílias. Mas todos nós sabemos que este projecto terá as suas recompensas e trabalhar com os miúdos é sempre gratificante.

Quais os objectivos da equipa para este ano?
Acima de tudo, formar bem os atletas e conquistar o maior número de pontos possíveis. Sabemos que no nosso grupo existem grandes equipas e é um campeonato muito competitivo entre 3 a 4 equipas. È óbvio que eu gostaria de ser campeão. Este ano estamos a trabalhar para isso mas ainda falta muito campeonato para jogar, um jogo de cada vez e de 3 em 3 pontos vamos conseguindo alcançar os nossos objectivos.

Qual o melhor jogo desta época?
O melhor jogo até agora foi o do Santa Cruz pois não tínhamos o Tiago porque estava lesionado. Foi no dia em que ficamos a saber que também não podíamos contar com o Vasco, para dar continuidade ao projecto devido aos seus problemas de saúde. O nosso capitão nesse dia também ja só chegou com a segunda parte a começar.
E o pior?
O pior talvez tenha sido o jogo com o Freixieiro, não só pelo mau resultado mas também pela exibição desastrosa da equipa. Depois tivemos jogos onde começamos bem como foi com o Coheamato onde pressionamos durante os 40minutos e só conseguimos um empate. E a primeira parte do jogo com o Caxinas onde fomos claramente superiores. Mas nem sempre as boas exibições dão as vitorias temos que saber lidar com essas situações.

Uma mensagem a todos os adeptos de futsal e aos boavisteiros em particular?

É muito importante que os adeptos apoiem o futsal. É uma modalidade que está em grande ascensão. Quando se fala em apoio não é so financeiramente, não tenham medo de se deslocar aos pavilhões para assistirem aos jogos para gritarem pelo Boavista e para apoiarem os miúdos, porque isso é e será, um grande passo para os miúdos e ate mesmo para nós, porque nos vamos sentir mais apoiado e motivados para fazer mais e melhor.
Não podia deixar de aproveitar o momento para felicitar o Paulo Correia (panteras 23) pelo seu trabalho exaustivo e incansável em apoiar o Futsal Boavisteiro e nomeadamente as outras modalidades através do site.
As informações sempre detalhadas e o espaço dado os miúdos para aparecem no site é fundamental para o apoio e ânimo dos mesmos.
E lembrem-se que separados não fazemos nada, mas juntos pudemos alterar a situação do Boavista e coloca-lo no sitio onde ele merece estar, que é de novo nos grandes palcos.
Obrigado pelo interesse mostrado pelo nosso trabalho os iniciados de futsal do Boavista agradecem.....
Entrevista realizada por Paulo Correia

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

GRAZIELA PALMEIRA "A SENHORA VOLEIVOL" EM BALANÇO


É a dirigente máxima do Voleibol axadrezado. Uma Senhora dedicada às suas meninas que dirige um Departamento exigente mas sempre muito activo e organizado, mau grado o triste acontecimento que nos fez sofrer a todos.
Esta Senhora, chorou... secou as lágrimas e... continuou!

A meio da época, como considera que tem corrido globalmente a época?
Considero que tem corrido dentro do esperado e o esperado é a manutenção da equipa Sénior na A2. Quanto à formação apostamos no futuro, logo os resultados não são os mais importantes;

A nível de balanço, como analisa o desempenho das equipas?
Em relação ao desempenho das equipas, todas as nossas atletas, sem excepção, têm dignificado e bem a camisola que envergam, com muita garra, atitude e raça, em memória ao nosso QUERIDO E SAUDOSO DIRECTOR JOSÉ PALMEIRA que tanto lutou pelo Boavista e pela sua própria vida, até ao fim. Por essa razão todas elas dizem na saudação:

”ESTAMOS NA LUTA” .
Estou certa que, esta saudação foi-lhes incutida pelo Coordenador Paulo Pardalejo;

As equipas Minis têm grande número de atletas. Este número poderia ser maior se tivesse melhores condições?
Com certeza absoluta que esse número seria muito mais elevado. Bastaria termos um pavilhão, no Bessa, onde pudéssemos concentrar todos os escalões, para treinos e jogos.
Estou convencida que voltaríamos a ter o pavilhão repleto de atletas como antigamente;

Quais os tempos de treinos que têm por escalão?
Os tempos por escalão são os seguintes:
Seniores – 6h30
Juvenis - 6h00
Iniciadas – 5h30
Infantis - 5h30
Minis - 3h00
Ou seja, temos no total 16 horas semanais. Aproveitamos ao máximo os pavilhões, treinando 2 a 3 equipas ao mesmo tempo, em espaços reduzidos.
Se me pergunta se é o ideal, de imediato lhe respondo que não, por essa razão e mais alguma é que para mim, as minhas atletas e treinadores são os melhores;

E quanto mais precisaria para o que considera ser o ideal?
O ideal seria, no mínimo, 8 horas semanais por escalão e com a utilização integral do pavilhão;

Vamos partir do suposto que a situação do Clube melhora no futuro. O que acha necessário para colocar a equipa sénior na divisão principal?
Para colocar a equipa sénior na divisão principal, seriam necessários 2 a 3 reforços com mais experiência e de top, a exemplo de algumas equipas da A2 e que se encontram a disputar a subida à A1.
Para isso, teríamos que dispor de valores que, de momento, é nos totalmente impossível e de forma alguma iremos incorrer em erros do passado.
Se tivermos em conta que a média de idade das nossas atletas não chega aos 22 anos, que a maioria vem dos nossos escalões de formação, que jogam por amor à camisola, que nada recebem em troca e principalmente porque gostam muito do Boavista, então posso afirmar:
- TENHO MUITO ORGULHO NESTA EQUIPA. É UMA EQUIPA MARAVILHOSA E ACREDITO QUE COM OS VALORES QUE LHE RECONHEÇO, UM DIA POSSA CHEGAR A CAMPEÃ;

O Voleibol do Boavista é uma autêntica família. Desportivamente poderia ser mais competitivo? O que seria necessário?
Desportivamente poderia ser mais competitivo se tivesse as condições necessárias atrás descritas;

É muito positivo ter atletas seniores que acumulam com o cargo de treinadoras das mais jovens. Como conseguiu essa colaboração/dedicação?
Como é do conhecimento de todas as pessoas ligadas ao Voleibol do Clube, tudo foi tratado pelo nosso Director José Palmeira.
Bastante debilitado e com pouco tempo de vida, não deixou por mãos alheias o reiniciar da nova época. Trabalhou afincadamente para a mesma, reunindo com todas as pessoas da sua confiança, em casa e mesmo no hospital, (situação normal e própria dele, que desde sempre nunca gostou de dar nas vistas), incutindo-lhes a força necessária para dar continuidade ao seu projecto.
Nesse projecto faziam parte todas as atletas/treinadoras que tinham tirado o curso de treinadoras.
De modo a poder descansar, após tantos anos a trabalhar para a modalidade, tinha em mente entregar, mais tarde, o Departamento a alguém de confiança, pessoa essa que gostasse muitíssimo da modalidade, mas principalmente do Boavista.

O Voleibol vive das suas receitas?

O Voleibol não vive das suas receitas, tal como a maioria das outras modalidades.
Contudo, a nossa formação contribui e sempre contribuiu bastante, para minimizar os custos do Departamento;

Desde que assumiu o Departamento, por razões que todos conhecemos, tem aumentado o número de colaboradores no Voleibol. O que tem a dizer sobre isso?

Quanto ao aumento de colaboradores (4) e aos restantes, neste momento somos 7, só tenho que lhes agradecer toda a colaboração e apoio.
Sem eles nada seria possível, porque a nossa modalidade exige trabalho e força física e essa já eu não a tenho.
Nas épocas anteriores todo este trabalho era exercido pelo José Palmeira e mesmo sem forças, nunca descurou essa parte.
A todos os colaboradores o meu muito obrigado. Tenho a certeza que eles estão connosco por gostarem da modalidade, mas também por “ELE”;

Quais os objectivos que tem para o Voleibol?
Os nossos objectivos são os que o BOAVISTA deseja em tudo o que, desportivamente, está metido.
Voltar ao lugar de onde nunca o deveriam ter tirado.
Se o conseguirmos todos ganhamos, quer a nível desportivo, quer a nível de, novamente, sermos respeitados.

ESTAMOS NA LUTA
VIVA O BOAVISTA

sábado, 16 de janeiro de 2010

FAMÍLIA "FINO" ENTRE DOIS AMORES

A família "Fino", vive dividida entre dois amores, Têm um filho (Gonçalo) a defender as cores do Boavista FC e outro que deixou os axadrezados para jogar no FC Porto (Francisco).O Pai foi atleta do Boavista e a mãe aprendeu muito sobre andebol.
Poderá não ser inédito mas será com certeza raro e por isso fomos “ouvir” toda a família.

O Pai
Parece-nos um pai dividido entre clubes (foi atleta do Boavista) mas sempre dedicado aos dois filhos e conhecedor de andebol.

Qual o seu nome?
Jorge Fino
Como "aceita" esta situação. Filhos a jogar andebol, um em cada clube, esposa a acompanhar os dois constantemente. O que faz um pai nesta situação?
Procuro dar o apoio possível.
A família Fino é uma família de desportistas?
Sim. Quando era mais novo também, fui atleta do Boavista e durante a juventude pratiquei todo o tipo de desporto.
Quem é mais difícil de controlar. Os filhos ou a mãe?
Nós somos uma equipa , como tal não há dificuldade de controlo.
O mais novo, mudou de clube. Como explica essa mudança?
É verdade. Devido ás indefinições no Boavista no final da época passada quanto á continuidade da secção de andebol e em que moldes iria funcionar.
Concordou com essa mudança?
Claro que concordei, a iniciativa foi nossa, da família.
Quando os dois se defrontarem, como vai ser?
Se um dia acontecer que ganhe o melhor!!!

A Mãe!
Sem sombra de dúvida a que mais sofre.
É uma apaixonada pelo andebol e está presente em todos os treinos e jogos dos dois “rebentos”.
Se não pode ir ao treino o filho (minorca) não vai. É uma mãe (moderna) mas actuando… à “antiga”!

Qual o nome?
Ana Rita
Como se chamam os filhos que jogam andebol, um no FC Porto e outro no Boavista FC?
O Gonçalo joga no Boavista e o Francisco no Porto.
Como se sente na situação de ter dois amores?
Se os amores que pergunta forem os filhos, então tenho três amores.!!! (papa lá esta!) como dizem os Açorianos!!!
Se forem os Clubes; como diz a música: "... Não tenho a certeza de qual eu gosto mais!" (que ternura… de resposta)
Essa situação dividia?
Não, é muito divertido, tanto sou axadrezada como ás ricas azuis e brancas.!!!!!
O que manda mais, o amor aos clubes ou aos filhos?
Sem duvida nenhuma, o que manda mais é o amor aos filhos.
Depois de ver treinos e jogos (a dobrar) deve ser uma especialista em andebol. Vamos ter uma nova treinadora, no futuro?
Quando no início o Gonçalo começou a jogar confesso que não percebia nada, era um horror, porque não entendia o que os rapazes tinham feito para o árbitro apitar, depois há os três passos, as exclusões e as expulsões era uma grande confusão, mas como já levo uns anos a acompanhar o Andebol, já consigo entender qualquer coisa, mas ainda me falta aprender muito, e especialista é coisa que não sou..
Quanto a ser treinadora, não me parece, é preciso ter vocação para ensinar.
Já lhe "apeteceu" saltar para lá para dentro, quando vê o seu filho deitado no chão?
Claro que sim. Sofro imenso com os jogos deles,
Quando o filho cai, a mãe levanta-se do banco da bancada?
Acho que não vejo muitos jogos sentada!!!!!Quase sempre estou de pé, mas se a queda for perigosa ou grave ficou muito preocupada.
Criou um blog para acompanhar o andebol do Porto. Como nasceu a ideia e quais os objectivos?
O Blog não acompanha o Andebol do Porto, só acompanha o Andebol dos Infantis do Porto. A ideia do dragaokidsandebol.blogspot.com, não é original, e o seu Blog das Actividades amadoras foi uma fonte de inspiração.(acredito na sinceridade e agradeço)
Objectivos?
Não há nenhum em especial . Os miúdos e os pais adoram ver os videos dos jogos na net, e de vez em quando aparecem por lá coisas com imensa piada.
Se um dia os irmãos se defrontarem… por quem apoia a mãe?
As probabilidades de isso acontecer são tão poucas, porque eles fazem uma diferença de 5 anos. o Gonçalo está no 2º ano de Juvenis e o Francisco no 1º de Infantis.
Fugiu com o…"tutu" à pergunta

O Francisco
Foi o que fugiu à pantera é o minorca dos Finos e vcai ter que defrontar as “feras” aos quais conhece bem pois fazia parte do grupo.
É uma fera perdida, que mostrou grande humor e muito desportivismo.

Nome e idade?
Francisco tenho 11 anos
Quando e onde começaste a jogar andebol?
Comecei a jogar em 2007 no Boavista.
Mudaste para o Porto. O porquê dessa mudança?
Mudei por conselho dos meus pais e porque a mudar só mudaria para o Porto.
Não te sentias bem no Boavista?
Sempre me senti bem no Boavista tenho grandes amigos no Boavista, e sempre me trataram bem, os treinadores os dirigentes, todos no geral.
Sentes diferença entre os dois clubes?
Ao início foi complicado porque não conhecia ninguém mas acho que são semelhantes.
Vais jogar contra o Boavista. O que pensas que vais sentir?
Vai ser emocionante principalmente porque vou rever os meus antigos colega, mas tenho que defender as cores da minha actual camisola.
Vais dar "pistas" ao teu treinador sobre os teus antigos colegas?
Sim. Já dei. (ai o puto… espião)
Pensas que os dois clubes podem passar para a próxima fase?
A competição vai ser renhida, são duas equipas muito fortes e não nos podemos esquecer também do Cale.
O Boavista venceu a primeira fase. Admirou-te essa classificação?
Não fiquei nada admirado, do grupo em que o Boavista estava, eram eles, sem dúvida a equipa mais forte, por isso tinham grandes possibilidades de ficar em primeiro lugar.
O que queres dizer aos teus antigos companheiros da equipa das "feras"?
Desejo-lhes boa sorte e que fiquem em 2º lugar.(heheheheh!) (O puto a armar-se)Estás pronto a ser "esmagado pelas feras", no jogo entre ambos?Feras????? Vamos ver quem ganha se Panteras ou Dragões.
O Gonçalo.
É o guarda redes do Boavista (Juvenis) demonstra a sua "maturidade" nas respostas e no pedido de mais liberdade... mas a mãe vai continuar a marcação cerrada!
Querem apostar?
Nome e idade?
Gonçalo 16 anos.
Onde começaste a jogar andebol?
Foi aqui no Boavista.
Há quanto tempo estás no Boavista?
Faz esta época 5 anos.
O teu irmão joga no Porto. Achas isso bem?Acho que sim, cada pessoa tem direito a escolher onde quer estar. Ele é um jovem de 11 anos.
E tu um dia podes também mudar para lá?
Não posso adivinhar o futuro, mas não tenho nada a esconder, é um clube o qual gostava de representar tão bem ou melhor do que represento o Boavista.
Os teus pais acompanham os dois filhos. Como analisas esse "esforço"?Acho que eles fazem um grande esforço para tentar acompanhar os dois, mas entendo que tenham o meu irmão mais debaixo de olho, ele é mais novo........(papás...deixem o grande à vontade...)
Em casa os dois irmãos falam de andebol, ou o "Portista"ainda é um puto e não dá para conversar?
Claro que dá, ele apesar de ser mais novo sabe (por vezes) do que fala. Dá para falar de tácticas, posições etc... é porreiro!
A época está difícil. Consideras que é possível a manutenção?
Não deixo nunca de acreditar, mas por vezes é dificil.A equipa mudou muito esta época, e jogo após jogo, derrota após derrota sente-se ( pelo menos eu sinto) que cada vez fica mais dificil nos mantermos na 1ª divisão.
Quando vai aparecer a primeira vitória?
Não sei, não sei mesmo. Um empate já está, mas lamento muito dizer que a equipa se contenta com muito pouco, a mediocridade não deveria ser o nosso objectivo.Se a situação dos irmãos se mantiver. O que vai acontecer quando um dia se defrontarem?
Será dificil pois ele ainda é infantil de 1º ano e eu juvenil de 2º..... quem sabe..... mas se isso acontecer terei muito gosto e orgulho em jogar contra ele, principalmente porque ele começou a jogar andebol por minha causa, porque via todos os meus jogos, mas que ganhe aquele que for melhor.!!!!!!

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

FUTSAL - ALBERTO MELO (TREINADOR SENIOR)


Alberto Melo (treinador da equipa sénior) fala-nos desta época ...

Passadas onze jornadas o campeonato tem-se mostrado mais difícil que o esperado, ou aguardavas estas dificuldades?
Em minha opinião o campeonato está mais equilibrado mas por baixo.Podemos dividir o campeonato em 3 partes e vemos que há 4 equipas que vão lutar por a subida de divisão (Modicus , Rio Ave, Braga e Viseu).
Depois vamos ter um conjunto de equipas que estão a fazer um campeonato tranquilo e por último um grupo de equipas que estão na luta para não descer.
Penso que a qualidade de jogo das equipas não é muito boa e claro que também estou a incluir a minha equipa.
Por aquilo que me vou apercebendo existe muita luta e empenho mas a qualidade em termos de jogo é fraca.No entanto existem jogadores e treinadores de grande qualidade nestas divisões inferiores.

Tem havido várias convulsões no plantel (lesões e saídas). Como tens superado essas questões?
São coisas que acontecem , quanto ás lesões temos tido da parte do gabinete médico toda a colaboração para que esses jogadores regressem o mais rápido possível e também porque não dizê-lo, da parte dos jogadores todo o sacrifício para recuperarem .

A lesão de Fabinho (inesperada como todas) foi um grande contratempo para o treinador?
Claro que sim ,até por tudo aquilo que ele representa para o grupo. O Fábio é um jogador de grande qualidade e com umas características diferentes daquelas que nós tínhamos no nosso plantel.
Tentamos alterar o nosso sistema de jogo e as nossas rotinas mas como é normal tudo isso demora o seu tempo. No entanto, o plantel tem superado com alguma inteligência a falta do Fábio.

Afastada a hipótese de lutar pela subida, quais os objectivos que defendes para a época?
Em primeiro lugar fugir o mais rápido possível da descida de divisão e tentar ainda fazer uma classificação melhor do que a do ano passado.Depois lançar mais jogadores das camadas jovens no futsal sénior.

Globalmente, como tem tens "visto" o campeonato?
É como te digo , acho que o campeonato em termos de qualidade de jogo é fraco .Todas as equipas colocam muita luta , empenho e suor dentro das quadras em detrimento da qualidade de jogo.
Por aquilo que me apercebo e tirando uma ou outra equipa , o pensamento é : primeiro vamos pensar em não sofrer golos e depois sim se der vamos tentar fazer um golo.

Tens utilizado um jogador juvenil, entre os teus convocados. Porquê essa necessidade?
O jogador juvenil que está nos seniores foi meu atleta desde as escolinhas até aos iniciados portanto tenho perfeito conhecimento daquilo que ele é capaz de fazer e ele sabe aquilo que eu quero dele. Posso-te dizer que há muitos mais que podem seguir o seu caminho tanto nos juvenis como nos juniores.Foi uma decisão ponderada por toda a secção de futsal.
O Miguel já fazia parte do plantel sénior desde o inicio de época e é um jogador com algumas características parecidas com as do Fábio.
É um jogador tecnicamente muito bom , fisicamente bem formado, sabe ler o jogo e tacticamente muito cumpridor.
Espero que todas as pessoas que estão em volta do Miguel o saibam apoiar.Adiantamos o crescimento do jogador em função das necessidades do plantel sénior, agora não podemos nem devemos passar para ele a responsabilidade de toda a equipa.
Não tenho duvidas que vai ser mais um craque, mas tanto ele como as pessoas que o rodeiam ( família , amigos, jogadores, treinadores, massa associativa, directores) têm de perceber que ele ainda é um miúdo e tem um longo caminho a percorrer.
Quanto a ele não tenho dúvidas que não se vai deixar entrar em euforias porque é um miúdo muito humilde , o que me preocupa é os possíveis abutres que possam aparecer e nessa altura tem de ser a família a não entrar em euforias e deixar o Miguel crescer enquanto jogador e homem.

O facto de o Boavista estar "internamente proibido" (pela situação actual) pesa na mentalidade dos jogadores?
Como deves compreender não é fácil nós andarmos por esses pavilhões fora a sermos insultados e até injuriados.Tentamos abstrair-nos dessas situações mas não é fácil.

Esperas ter mais algum reforço?
Estamos atentos ao que se passa no futsal e se aparecer alguém que nos possa interessar então vamos conversar.
Os nossos reforços são aqueles que já cá estão desde o inicio de época e que com o todo o sacrifício nos conquistaram 14 pontos. Podemos eventualmente fazer a subida de mais 2 ou 3 juniores para os ir preparando para o futuro.

Como explicas que estando a atravessar uma fase menos positiva, a equipa tenha tanto apoio do público?
Conseguimos por mérito próprio ser a 2ª modalidade do clube , a massa associativa e todos nós porque não dizê-lo estamos sedentos de vitórias , golos , competição , emoção e tudo isso encontras no futsal.Aqui com ou sem dinheiro as exigências são as mesmas , lutar até ao ultimo segundo por um bom resultado, correr mais do que os adversários e no final a camisola do xadrez tem de estar toda suada.
O nosso lema é primeiro o Boavista depois o Boavista e sempre o Boavista , quem não pensar assim deixa de fazer parte do grupo.

O facto de seres uma antiga pantera negra, tem peso nesse apoio?
É com muito orgulho que sou um pantera negra , faz parte da minha vida sem duvida nenhuma. Todos os associados do clube são panteras negras uns mais activos do que outros como é claro. Não creio que seja assim porque antes de ser eu o treinador já eles estavam presentes a apoiar-nos.

Sentes-te em dívida com esses indefectiveis apoiantes?
Não só eu , como toda a equipa, quando não conseguimos um bom resultado sentimos-nos frustrados por não podermos oferecer aquilo porque tanto eles também lutaram que era a vitória. Agradecemos todo o apoio e carinho que os panteras negras têm dado ao futsal , são de certeza absoluta o nosso sexto jogador.
Em termos de claque têm sido FABULOSOS, EXCELENTES NO APOIO QUE TÊM DADO AO CLUBE.

Acabas de empatar na Farlab, um dos candidatos. a crise está no fim ou os jogadores aplicaram-se melhor?
Devido às varias alterações que o plantel tem sofrido não acho que estivessemos em crise. Temos de todas as semanas andar a construir equipas e isso origina oscilações em termos de jogo, rotinas e de resultados. Quero aqui deixar uma palavra de apreço a todo o plantel porque têm sido dignos, sérios, honestos e dedicados.

O jogo da FARLAB foi muito equilibrado...
Na primeira parte estivemos bem a defender e a sair em rápidos contra-ataques. Conseguimos fazer dois golos e outros tantos ficaram por marcar. Na segunda parte não estivemos bem. Pouca posse de bola , demos transições inadmissíveis para uma equipa que está a ganhar.
Entramos naquele jogo que não estamos habituados nem preparados para o fazer. Sofremos dois golos em transições .Penso que o resultado está certo, por aquilo que as duas equipas fizeram nenhuma delas merecia perder.

Para terminar...
Por último quero deixar aqui uma palavra de agradecimento a todos aqueles que me têm apoiado ( elementos da equipa técnica, departamento médico, departamento formação, jogadores , direcção do futsal, massa associativa , viso e claro panteras negras).
SAUDAÇÕES BOAVISTEIRAS.