sexta-feira, 20 de março de 2009

ENG. ANTÓNIO MARQUES (VICE-PRESIDENTE DAS ACT. AMADORAS)

A entrevista do Vice Presidente das Actividades Amadoras é para além de uma entrevista um autentico documento da realidade actual do Boavista Futebol Clube .

Está perto do fim mais uma época desportiva. Já lhe é possível fazer um balanço sobre as Actividades Amadoras do Boavista ?
Como é do conhecimento de todos os Boavisteiros e do público em geral, o Futebol Profissional do nosso Clube (que como todos sabemos é a sua actividade nobre e foi sempre o “suporte” de todo o seu ecletismo) no início da época em curso foi vítima de uma tremenda e cobarde injustiça levado a cabo por alguns “falsos justiceiros” com a “cobertura” de pessoas que deveriam sentir vergonha por todo o mal que têm feito a uma Instituição com mais de 105 anos de existência e que, ao longo de décadas, tem prestado um serviço público de enorme relevância. Espero sinceramente que estes “escroques” tenham vida muito curta e que não tenham a possibilidade de assistir á recuperação deste Grande Clube que, tenho a profunda convicção, irá ser uma realidade a curto prazo.
Obviamente que esta situação condicionou muito a época desportiva das nossas Actividades, retirando meios e acima de tudo provocando um desgaste incrível em todos os seus intervenientes.
Apesar de tudo, julgo que poderemos qualificar esta época como positiva, pois:- Mantivemos em actividade todas as nossas Modalidades e todos os respectivos Escalões Etários.- Vamos terminar a época com mais de 900 Atletas e Praticantes (número semelhante á época anterior)- Nas três Modalidades de Pavilhão (Futsal, Andebol e Voleibol), nas Equipas séniores vamo-nos manter nas Divisões em que participamos esta época, e nos escalões de formação tivemos excelentes comportamentos (em Futsal “lutamos” práticamente por todos os títulos regionais, e obtivemos pelo 3º ano consecutivo o TITULO DISTRITAL em INICIADOS
– em Andebol podemos ainda ser Campeões distritais de Minis e Infantis, estamos apurados para a Fase Final Nacional em Iniciados e os JUVENIS caminham a “passos largos” para a sua manutenção na 1ª Divisão Nacional
– em Voleibol estamos em disputa da Fase Final Nacional em JUNIORES e obtivemos bons resultados nos outros escalões etários).
- No Futebol Feminino fomos Vice-Campeãs Nacionais e Finalistas vencidos da Taça de Portugal (onde fomos incrivelmente prejudicados pela arbitragem, o que não surpreende porque, actualmente, “cai” muito bem nas Instancias Superiores prejudicar o Boavista – é a moda do momento)
- No Boxe, tivemos mais uma época brilhante, com a recente disputa do Titulo Mundial Hispano, através do nosso Atleta, Nuno Cruz (para não variar, um árbitro internacional português, resolveu terminar o combate, “entregando” a vitória ao nosso adversário, alegando a impossibilidade de prosseguir do nosso Atleta, quando em todos os “assaltos” até aquele momento – nono em doze – o Nuno Cruz estava em vantagem e, embora com um pequeno ferimento no sobrolho, em claras condições de prosseguir).
Tivemos ainda a confirmação de vários Atletas (com destaque para a Juliana Rocha, um verdadeiro talento) e o regresso á competição do Ricardo Maganinho que, tenho a certeza, nos vai dar muitas alegrias.- No DDA para além de várias vitórias no Futebol e títulos nacionais no BOCCIA, tivemos a obtenção de mais uma Medalha de Prata nos Jogos Paralimpicos Pequim 2008 através do nosso Super-Atleta, Bruno Valentim.
- Na Ginástica de Competição, para além dos excelentes resultados obtidos nos vários campeonatos regionais e nacionais das nossas classes de Ginástica Rítmica e Ginástica Artística Masculina (Manuel Campos e João Campos).
Na competição da Ginástica Artística com os mais novos, tendo obtido dois excelentes terceiros lugares no respectivo Campeonato Regional.
os o Playgym que é uma Modalidade de recreação mas onde tivemos cerca de 70 jovens Atletas nos exames nacionais.
Por fim tivemos, uma vez mais, o Ginasta Manuel Campos em alto nível nos Campeonatos da Europa (apesar dos seus 27 anos, continua a ser a principal referência da Ginástica portuguesa em termos internacionais).
- Na Ginástica de Recreação mantivemos várias classes em funcionamento permitindo que os nossos associados possam ter acesso a aulas a preços mais reduzidos em comparação com outros ginásios, e mantivemos a nossa classe de GIMNASTRADA que nos continua a representar em vários eventos no País e estrangeiro.
- No Judo (onde conquistamos um 1º e 2º lugar nos Campeonatos Zonais) e Karaté aumentamos o número de Atletas e melhoramos os resultados desportivos nas várias competições em que participamos.
- No Atletismo (em que reduzimos a nossa intervenção) o Atleta Vasco Azevedo continua a dignificar e muito o Boavista. Recentemente, como é publico, na principal Maratona que se disputa no nosso País, Maratona Carlos Lopes, obteve um brilhante 3º lugar sendo o melhor Atleta Europeu (apenas batido por dois Atletas Quenianos). Este nosso excelente Atleta representou ainda o nosso Clube e Portugal na Maratona de Macau onde obteve o 8º Lugar na classificação final.
- Na Natação de Formação mantivemos o “protocolo” com alguns colégios e, acima de tudo, continuamos a dar a possibilidade aos nossos Associados de terem acesso a aulas de aprendizagem da natação a custos mais reduzidos comparativamente com outras escolas.
- Fora do âmbito desportivo organizamos ainda:- Pelo segundo ano consecutivo o “CIRCO DAS AMADORAS” com a Companhia “Soledad Cardinalli” em que tivemos um enorme sucesso com o circo completamente esgotado- Lançamos a caderneta “OS CROMOS DAS AMADORAS”
- Lançamos este “BLOG DAS AMADORAS” que está a ter, diariamente, cada vez mais visitantes e que, com o extraordinário trabalho que está a ser desenvolvido pelo seu gestor, Manuel Pina, está a contribuir para que o universo axadrezado esteja hoje muito mais informado sobre a real dimensão do nosso Clube e das suas Actividades Desportivas.
- Está ainda previsto até ao final da época a realização do nosso habitual “Sarau Anual da Ginástica”Como vê, e apenas referindo as principais actividades que foram desenvolvidas, muito trabalho foi feito e muitos sucessos foram obtidos. Obviamente que tudo isto só foi possível devido ao trabalho intenso e apaixonado de um conjunto vasto de Pessoas e em que quero destacar, o meu Director-Adjunto, Eng. Américo Santos, a Coordenadora, Drª Cristina Almeida, os Colaboradores Manuel Pina e André Batista, todos os Directores dos Departamentos, Seccionistas, Treinadores, Massagistas, demais Colaboradores, Atletas, Funcionários do Clube, Familiares de Atletas, muitos Sócios anónimos, e o nosso Departamento Médico que sempre nos ajudou (Dr.Pinto Sousa e Enf. Fernando Sobreiro).
Queria ainda fazer referir todo o apoio que nos foi facultado pelo G.D. Pasteleira na pessoa do seu Presidente da Direcção, Sr. José Barbosa.
A todos eles, em nome do Boavista e em nome pessoal, profundos agradecimentos.

Gerir as Actividades esta época foi mais fácil ou mais difícil que na época anterior ?
Embora toda esta época tenha sido altamente condicionada e influenciada pelos factos que anteriormente referi, não considero ter sido mais difícil de gerir do que as anteriores.
Como todos sabem, a situação financeira do Clube já era muito difícil nos últimos tempos, e quando nos “amputaram” das nossas instalações próprias tudo passou a ser diferente e muito mais difícil.
Quando se fala da demolição do Pavilhão Dr.Acácio Lello peca-se por defeito, porque o que realmente desapareceu naquele fatídico momento foi :- O Pavilhão Gimnodesportivo- O Pavilhão da Ginástica (um dos melhores do País onde se realizaram vários estágios da Selecção Nacional)
- 5 Ginásios para aulas de recreação
- 1 Ginásio com máquinas de musculação
- 1 Ginásio de Boxe onde tínhamos um “ringue” de treinos instalado
- 1 Sala de Xadrez
- O Gabinete da Vice-Presidência
- Todos os Gabinetes dos Departamentos das Modalidades
- O Departamento Médico das Actividades Amadoras
- A sala de recuperação física com máquinas instaladas
- A tina de hidromassagem
E acima de tudo, o local de encontro de todos os BoavisteirosO perder tudo isto implicou uma grande alteração na gestão das Actividades.
Para que se tenha uma ideia das dificuldades diárias nessa gestão, refiro apenas que, durante a época 2007/2008 as nossas 13 Modalidades Amadoras treinaram semanalmente em 19 locais de treino diferentes, sendo que só 4 deles eram pertença do Clube (todos os outros apenas os utilizamos pagando os respectivos alugueres).
Estes locais distribuíam-se por todo o Grande Porto. Na época em curso e face á disponibilidade dos nossos 4 Ginásios situados no piso -2 da Bancada Norte, os nossos treinos já se repartiram “apenas” por 16 locais diferentes. Como pode imaginar, só com uma dedicação invulgar de todos os que anteriormente referi, é possível ao Boavista F.C. continuar a poder proporcionar a prática desportiva a tantos e tantos jovens.
Será que este Clube é constituído por MARGINAIS que deve ser abatido a qualquer custo?Será que todo este SERVIÇO PÚBLICO que o Boavista F.C. há tantos anos tem cumprido, não merecia outro respeito e apoio por parte das ENTIDADES OFICIAIS ?

Que apoios directos do Clube existiram nesta época ?
Como compreende toda a situação que foi criada á SAD e ao Clube (indirectamente) provocou “cortes” brutais nas receitas que estavam previstas. Apesar desse real constrangimento, o Clube continua a disponibilizar algumas verbas para deslocações, Departamento Médico, alguns alugueres de instalações, inscrições e algumas outras despesas, porque sem esses apoios seria práticamente impossível a nossa tarefa.
Outra questão que nos preocupa é a ausência de sponsorização para os equipamentos desportivos (que face aos muitos Atletas são enormes as quantidades necessárias) o que leva a que os Departamentos, para além de ser imperioso tratar muito bem tudo o que ainda temos, terem de arranjar alternativas para poderem competir com dignidade.
É justo ainda referir que, sem excepção, sinto da parte dos meus Colegas de Direcção um carinho enorme em relação ás nossas Actividades Amadoras, que, todos têm a certeza, contribuem para a grandeza e prestigio do Clube.

segunda-feira, 16 de março de 2009

ENTREVISTA DO ENG. ANTÓNIO MARQUES AO BLOG PANTERAS 23

Transcrevemos na integra a entrevista do Vice-Presidente Eng. António Marques, dada ao Blog Panteras_23
Qual o nome?
António Marques.
Qual a ligação que tem ao Boavista?
Eu estou no Boavista como director desde 1991, tomei posse em Fevereiro de 91, portanto, fez 18 anos agora, sempre ligado às amadoras. Até o último mandato de João Loureiro, fui sempre director-adjunto do vice-presidente, que era o Eng. Paulo Garcês, a partir da direcção de Joaquim Teixeira e do Álvaro Braga, passei a vice-presidente das amadoras.
No último ano do João Loureiro, com a suspensão do mandato do Paulo Garcês, assumi . na altura interinamente, a vice-presidência. Portanto, em todos estes 18 anos a minha ligação foi inteiramente às actividades amadoras.
E porquê às amadoras?
Eu, independentemente das amadoras, sou um apaixonado do futebol também, sempre fui. Agora eu só pratiquei desporto amador, pratiquei atletismo no CDUP, nunca pratiquei no Boavista, porque na altura não havia. Portanto, gostava muito de atletismo, pratiquei atletismo durante bastantes anos no CDUP e, simultaneamente, fui também dirigente do atletismo no CDUP.
Em 1990, saí, por razoes de impossibilidade face à minha profissão, e entretanto, logo a seguir, fui convidado pelo Eng. Paulo Garcês para adjunto dele na vice-presidência das amadoras. Como era um conjunto de actividades que eu já estava muito bem identificado, e como não me envolvia muito, não exigia de mim muito tempo, porque eu no CDUP era sozinho, acabei por aceitar, até porque sempre foi o clube da minha paixão, desde que me conheço. Eu sou o sócio 1100, sou sócio há 30 anos, mais ou menos, de maneira que, sendo um apaixonado pelo futebol, sou também um apaixonado das restantes modalidades.
E mesmo muito antes de ser director do Boavista, há acompanhava o voleibol feminino, acompanhava o andebol, acompanhava a ginástica, o futsal não, porque o futsal começa já na minha era.
E como vê neste momento a situação das amadoras no Boavista?
Vejo com muita preocupação, e muita preocupação porquê?
Porque as amadoras hoje são 100% amadoras, porque nós mantemos todas as modalidades que tínhamos quando o clube estava equilibrado financeiramente, só que na altura, porque tínhamos condições para isso, tínhamos atletas subsidiados, técnicos subsidiados e tínhamos bons praticantes por esse facto. E lutávamos em muitas modalidades para o título.
Fomos campeões de voleibol vários anos, ganhamos Taças de Portugal de voleibol, participamos em Ligas dos Campeões, somos a única equipa portuguesa de voleibol feminino que atingiu os quartos-de-final da Liga dos Campeões de voleibol.
Em andebol, na principal divisão, atingimos um terceiro lugar, na altura, tivemos cá excelentes atletas que ainda hoje são referência, como o Eduardo Filipe, que hoje é atleta do FC Porto, tivemos o Prof. José Magalhães, que hoje é director-geral de andebol do Porto, o António Cunha.
No futsal, ganhamos a Super taça Nacional ao Benfica, na final, há cerca de 4 ou 5 anos, em Barcelos, fomos finalistas da Taça de Portugal vencidos em Santarém, foi o nosso melhor resultado em futsal, e tivemos vários anos na primeira divisão.
Em ginástica, fomos sempre considerados o melhor clube português da ginástica, hoje ainda temos o melhor atleta português, que é o nosso Manuel Campos. E tudo isto conseguimos também porque tínhamos condições financeiras para podermos suportar subsídios a atletas que na altura era inevitável e ainda hoje é corrente em várias equipas.
Hoje não temos, o Boavista vive uma situação em termos financeiros muito difícil, em que o pouco dinheiro que o Boavista consegue é para assegurar a manutenção das próprias instalações e os funcionários, portanto, praticamente o clube não tem condições para nos pagar seja o que for e ainda vai pagando alguma coisa, algumas coisas ainda são subsidiadas, parte com dinheiros próprios, parte com dinheiro do clube.
Mas nós, com a demolição do pavilhão, para não acabar com as modalidades, tivemos que recorrer ao aluguer de pavilhões, portanto, nós o ano passado, 13 modalidades amadoras treinavam em 19 locais de treino diferentes, dos quais, destes 19, apenas 4 são nas nossas instalações, que são os ginásios do Boavista, o ginásio do DDA, a sala do Boavista do xadrez e o ginásio do boxe. Tudo o resto é pavilhões onde nós temos de pagar o aluguer para utilizar, portanto isto tudo é um esforço enorme financeiro, em que nós temos vindo a conseguir ultrapassar de duas formas.
Uma é através da rentabilização dos ginásios, em que todos os praticantes de ginástica, quer sejam os de competição quer sejam os de recreação, pagam e isso permite-nos pagar os professores e permite-nos sobrar algum dinheiro que nos ajuda a pagar estes espaços. Depois temos feito algumas actividades, organizamos o circo das amadoras em dois anos consecutivos, em que compramos uma sessão de circo integralmente, e depois fomos vender os bilhetes, e conseguimos vender mais do que pagamos e o que sobra é também para nos ajudar nisso. E temos feito outras coisas, temos sorteios, o caso do voleibol, temos o cartão Amigos do Voleibol, que foi agora lançado, o futsal já lançou no fim do ano passado, temos algumas pessoas também que nos vão ajudando, temos alguns pequenos sponsors, porque os tempos que correm são muito difíceis, e agora vamos lançar muito brevemente, em principio até ao final da próxima semana, a caderneta de cromos das actividades amadoras.
Vamos ter cerca de 700 cromos, dos cerca de 1000 atletas que temos. Não vão ser i ter todos, porque há muitos que vêm para recreação ou manutenção, mas vai ter cerca de 600 a 700 cromos, com todas as amadoras, respectivos atletas, dirigentes e seccionistas. Esperamos que nos venha a dar também alguma receita, que nos vai fazer muita falta para nos ajudar a pagar também estas coisas todas, porque nós temos de pagar inscrições, deslocações, aluguer de pavilhões, policiamento, tudo isso temos que ser quase auto-suficientes, porque o clube não tem grande condições para conseguir ajudar-nos a continuar a manter isto.
Portanto, nós estamos a fazer todo esse esforço, que devia ser apreciado pelas entidades oficiais porque o Boavista substitui-se ao Estado, o Boavista e os clubes, porque se os clubes não fizerem isto, não são as autarquias que põem as pessoas a praticar desporto.
O Boavista, ao contrário do que tem sido normal, não é apoiado praticamente nada por entidades oficiais, tudo isto é feito a expensas próprias, e temos um departamento importantíssimo, é praticamente dos poucos clubes nacionais que o têm, que é o desporto adaptado, portanto desporto para pessoas com deficiência. Temos natação, temos futsal, temos ginástica, temos boccia, temos um campeão paraolímpico, como sabe, temos outros campeões nacionais, ainda recentemente em futsal vencemos o Porto por 4-1, que é outro clube com esta modalidade. Portanto, nós temos também esta modalidade, somos o primeiro clube português que o tivemos, e não somos nada apoiados.Agora, a minha preocupação é grande, porque não sei se vamos continuar a ser capazes de angariar receitas absolutamente vitais para continuar este projecto que é as amadoras do Boavista, porque desde que eu cá estou tem sido condição de honra mantermos todas as modalidades, para permitirmos que os jovens, as crianças e os menos jovens possam ter acesso ao seu desporto de eleição.
Falou de algumas iniciativas, nomeadamente a caderneta de cromos. Penso que seria de interesse esclarecer um pouco como irá funcionar…
A caderneta de cromos é uma caderneta normal, com muito boa qualidade, daquelas que por vezes se viam, com cromos autocolantes, cerca de 600 a 700 cromos, entre atletas, técnicos e dirigentes, divididos por departamentos. Cada caderneta terá o custo de 3€ e cada bolsinha com cromos de 0,5€. Nós nunca teremos prejuízo com isto, nós fizemos um protocolo com a entidade produtora, em que todo o custo foi assumido pela entidade produtora e, quando iniciarmos a distribuição, o primeiro valor conseguido, até atingirmos o custo da produção, é integralmente para a entidade produtora e, a partir daí, os lucros são divididos entre a entidade produtora e o Boavista.
Esta iniciativa tem dois objectivos, o primeiro é angariarmos dinheiros, que muita falta nos faz, e o outro é dar a conhecer a imagem do Boavista, portanto, dar orgulho a estes jovens, que se vão ver pela primeira vez nuns cromos como eles vêm os futebolistas. Esta é também uma forma de divulgar o Boavista, principalmente as amadoras, que é uma área muito grande e ninguém conhece ou tem noção da dimensão que têm as actividades amadoras do Boavista.
A nível de outras actividades de angariação de fundos e de divulgação das modalidades, o que é que já foi feito, tem sido feito e irá ser feito?
Nós, durante largos meses, tivemos um boletim, que distribuímos gratuitamente pelos associados e, nesse boletim, tentamos angariar algumas publicidades que cobrissem pelo menos os custos desse documento.
Mais ou menos conseguimos, isto é, não conseguimos ter lucro, mas conseguíamos cobrir as despesas com a edição desse boletim, e isso era uma forma de divulgarmos as amadoras pelos associados que frequentam aqui mais o clube, porque eu sentia que havia muito desconhecimento daquilo que nos somos e temos, ao contrário do que acontecia quando tínhamos o pavilhão, em que as pessoas viam tudo o que tínhamos aqui no pavilhão.
Agora continuamos a ter tudo como no passado, mas estamos mais dispersos. Por exemplo, o sarau da ginástica, há dois anos foi no pavilhão do FCDEF, no ano passado, foi no pavilhão da Senhora da Hora, e este ano sabemos que vai ser em Junho, mas ainda não sabemos onde.
Depois cada departamento procura exaustivamente arranjar parceiros estratégicos, empresas que se queiram associar a nós e temos conseguido, agora muito pouco e valores relativamente pequenos, porque os tempos estão difíceis, mas temos conseguido alguma coisa.
Agora com o lançamento deste novo espaço informativo na internet, estamos a procurar divulgá-lo massivamente para que também aqui possamos angariar alguns sponsors que se queiram associar a nós.
Em que consiste esse novo espaço e de forma surgiu?
Ele surgiu na sequência do nosso boletim informativo. Nos tivemos esse boletim, que teve 7 ou 8 edições, e parou, para dar lugar ao jornal do clube, que apenas teve uma edição.
Entretanto, depois desta paragem, foi toda esta fase extremamente conturbada do clube e nós não retomamos imediatamente. Há cerca de um mês eu tentei retomá-lo tal como era anteriormente, só que face às circunstâncias conjunturais, senti que iria ser muito mais difícil arranjar receitas para cobrir os custos do que antigamente, e ao falar com o Pina, que é o meu homem dinâmico, o homem forte já do outro boletim e deste também, pensamos em usar a internet.
Há vários blogues de grande qualidade que eu vejo de vários grupos de boavisteiros, e isso é salutar, mas porque não termos um de todas as amadoras? Já temos específicos e vão continuar, este que apareceu não substitui nenhum, este é mais informativo e os outros devem ser mais de desenvolvimento.
Pretendo que este seja um espaço em que qualquer pessoa posse ver qual é a agenda desportiva de todas as modalidades, com textos curtos e pequenas entrevistas, mas sem um grande desenvolvimento da informação. Este projecto foi pensado por nos, teve um grande apoio do meu filho, que fez o layout do blogue, o Pina desde a primeira hora que abraçou o projecto.
A divulgação do blogue como esta a ser feita?
Começou por ser feita no sábado, no site do clube, através de um folheto que já distribuímos nos cafés e vamos distribuir também no jogo de futebol, e através de todos os e-mails, portanto está a ser dessa forma que procuramos divulgar o novo blogue.
E a nível de feedback?
Ainda é cedo para isso, o site começou anteontem, só hoje à tarde é que os folhetos ficaram prontos. Mas já recebi algum feedback, muito pouco. Nos também temos um contador de visitas no site que nos permitir saber se as pessoas o procuram ou não. Porque o nosso objectivo é que as pessoas conheçam o Boavista na sua plenitude, e vejam a real dimensão do nosso clube, que muita gente ainda não conhece.
E portanto este blogue pretende alterar essa situação?
O blogue pretende alterar a forma como é visto o Boavista, o Boavista não é só um clube de futebol, aliás o nosso slogan é “Boavista Futebol Clube, muito mais que futebol”.
É preciso que as pessoas entendam isso, que os boavisteiros entendam isso porque a maior parte pensa que isto é um clube de futebol que tem meia dúzia de pessoas que praticam outras modalidades, o que não é verdade. Nós, no ano passado, movimentamos quase 1000 atletas e este ano vimos esse número crescer. Portanto, quando tínhamos o pavilhão chegamos a ter 1600 praticantes em todas as modalidades, agora são muito menos.
E os outros sites, não oficiais ou não directamente ligados aos departamentos?Sou frequentador assíduo e registo com muito agrado que cada vez há mais sites como o vosso, e isso é muito bom, porque indica que cada vez mais as pessoas têm consciência da nossa realidade e daquilo que são as amadoras do Boavista.
Relativamente ao pavilhão, a perda do pavilhão foi um duro golpe para as amadoras?
Foi o assassinato, o pavilhão gimnodesportivo do Boavista foi se calhar o maior erro da história do clube, na minha perspectiva. Não só por ser vice-presidente das amadoras, mas porque acho que sendo nós um clube ecléctico, e que se orgulha disso, demolir um pavilhão por causa de dois ou três jogos para o Euro2004, para fazer um estádio em que nós sabemos que a nossa população em termos de associados é reduzida, acho que foi o maior erro da nossa história. E não foi só a demolição do pavilhão, foi do pavilhão Acácio Lello, foi do pavilhão da ginástica, foram sete ginásios, foi do pavilhão do boxe e foram todos os departamentos das actividades amadoras, incluindo o gabinete da vice-presidência. Tudo isto estava naquele bloco que foi simultaneamente demolido.
E esta demolição foi o golpe quase fatal para as amadoras do Boavista e só com o esforço e a paixão de muitas pessoas que aqui andam e que trabalham directamente comigo é que foi possível continuar a manter as modalidades em funcionamento, apesar dos níveis de rendimento desportivo serem fortemente abalados.
Mas neste momento existe alguma modalidade em risco de ser encerrada?
Neste momento não, mas isso não implica que, se chegar à conclusão que alguma modalidade é completamente impraticável, não a encerre. Falamos do passado, do presente, e quanto ao futuro?O futuro é muito difícil, mas eu sou uma pessoa de fé.
Quando eu perder a fé, quando eu sentir que não há fuga possível, sou o primeiro a capitular. Porque eu sinto-me o líder de um conjunto de pessoas que anda aqui porque eu acredito e eles vêm que eu acredito e vão lutando contra as adversidades com muito esforço, um esforço que nós nem imaginamos.
As pessoas nem imaginam, não é só os seccionistas ou os directores, os treinadores que no passado eram remunerados e que agora andam com as bolas, com os atletas, e depois há os pais, os familiares e os amigos dos atletas, toda esta gente faz isto porque acredita que o Boavista tem futuro. O Boavista tem um passado riquíssimo e tem um presente com enormes dificuldades. O futuro é uma incógnita, mas nós todos acreditamos que o Boavista vai dar a volta a isto, até porque um dos principais motivos desta agonia que o Boavista vive é uma injustiça de que foi vitima.
E eu vi com muito agrado um movimento recente de um conjunto de associados que procuram divulgar para a opinião publica esta enorme injustiça de que fomos vitimas. E principalmente quando se compara com outras decisões para com outros clubes.
Portanto, eu acredito que a justiça vai, mais cedo ou mais tarde, ser-nos feita e ao ser-nos feita, vamos ter que ser ressarcidos de todo o mal que nos fizeram. E aqueles escroques, que são esses Ricardos Costas e outros, que contribuíram para que isso acontecesse, por muito que vivam, e eu espero que vivam muito pouco, nunca hão-de viver tantos anos quantos o Boavista já tem.
E eles não deram apenas cabo do Boavista em termos desportivos, eles estão a contribuir para grandes dificuldades de muitas famílias, porque o Boavista é uma empresa, que emprega muita gente que vive situações difíceis por uma decisão injusta, porque se o futebol profissional do Boavista estivesse no lugar a que desportivamente tem direito, naturalmente não estava na agonia em que está. Estava em dificuldades financeiras, mas tinha receitas para conseguir ter uma equipa minimamente competitiva para conseguir a manutenção na primeira liga, e teria se calhar alguma receita para ir resolvendo alguns problemas do passado. O facto de ter sido relegado para a segunda liga, porque nós não descemos, conseguimos o 9ºlugar, que dá acesso à primeira liga, se o Boavista estivesse no seu lugar, toda a nossa vida, do clube e da SAD, que estão totalmente interligados, ao contrário do passado, que havia uma grande blindagem da SAD, se o Boavista estivesse na primeira divisão, como devia, eu estou convencido que estávamos com dificuldades, mas provavelmente com menos dificuldades do que alguns que hoje militam na primeira divisão.

domingo, 15 de março de 2009

MANUEL CAMPOS - O MAIOR GINASTA PORTUGUÊS




Passamos em seguida uma (parte) da grande entrevista que Manuel Campos concedeu à Rádio Boavista em conjunto com o Blog das Amadoras.
Poderão escutar a entrevista na sua totalidade sintonizando a Rádio Boavista.
Manuel Campos é o mais conceituado atleta do Boavista pertencente à elite Mundial da Ginástica Artística.

Uma lesão roubou-lhe a possibilidade de estar presente em Pequim. Muita gente pensou que ia abandonar a alta competição mas tal não aconteceu. A que se ficou a dever esta reconsideração?
Não, nunca pensei em abandonar. Eu sempre tive vontade de continuar a fazer ginástica e neste momento não pretendo desistir e aliás, estou longe disso. O que resolvi nessa altura foi passar a pensar a minha carreira ano a ano.
Equacionei desta forma e penso que é psicologicamente melhor para gerir a carreira e o futuro. Já não sou nenhum benjamim na ginástica pois tenho vinte e sete anos e tenho que gerir os treinos a pensar na gestão da minha carreira.
O que pensa fazer depois da ginástica?
Penso ser treinador de ginástica, ser professor e por isso também vou fazendo a gestão da carreira com esse objectivo.Há quanto tempo está na ginástica?Como atleta estou há vinte anos, comecei com sete anos.
Na alta competição, não sei precisar, mas devo ter começado pelos dez anos, terei por isso cerca de quinze/dezasseis anos de alta competição.Tem outra actividade para além do atleta?Tenho. Neste momento treino miúdos com cerca de seis sete anos. Terminei o meu curso de licenciatura em Desporto e Educação Física e estou neste momento a tirar o mestrado que penso acabar este ano.

Com tanto que fazer não acontece de quando em vez uma certa saturação?
Não acontece a saturação porque eu sou uma pessoa que adora a competição. Eu gosto é de estar nas grandes competições de campeonatos da Europa e do Mundo, de competir com os melhores atletas mundiais e tentar ser melhores que eles.

Lemos no Jornal A Bola que precisa de tratamentos de choque para competir. O que pensa sobre esse tratamento?
Penso que é preciso para competir e isso não me custa. O que me custa é sofrer tanto durante os treinos, com as lesões que me incomodam muito.

Como é feita a selecção para os jogos olímpicos ou mundial?
Na ginástica não contam os resultados durante a época, mas somente uma prova de apuramento, tudo se joga nessa prova.É necessário um grande auto-controle para aguentar a pressão nesse dia...Sim, por isso alguma vezes grandes atletas ficam eliminados e têm valor para estarem nas finais. Foi o que me aconteceu no último apuramento onde tive um dia mau, no qual falhei alguns aparelhos e me tirou dos Jogos Olimpicos
O que acha necessário para Portugal evoluir na ginástica?
Penso que temos boas condições de treino, mas deveríamos ter todo o apoio logístico necessário no mesmo local de treino, o que não acontece em Portugal.

Quando sobe nas paralelas, quase ao céu e vem já em descida o que pensa um atleta?
Tem medo de falhar, quando um erro de um centímetro pode ser a morte de um artista?Não podemos pensar nessa altura! Tenho que fazer as coisas o mais automaticamente possível. A única vez que pensei... falhei.
O que penso é tentar fazer o melhor possível na competição e depois de começar o exercício é sempre a seguir... sem pensar.

Quem sofre mais: o espectador ou o ginasta?
Eu já estive dos dois lados e digo que se sofre mais na bancada. Eu lá dentro sinto-me bem. Para além daquele nervosismo normal, eu sei que controlo o que faço e por isso estou bem.Quando se tem uma queda compromete-se tudo.

O que sente um atleta? Como consegue ter força para continuar?
É frustrante porque é um elemento que dominamos completamente e que naquele momento falhamos, quando o fazemos diversas vezes na perfeição.

O poeta diz que vale sempre a pena quando a alma não é pequena. Para um homem de alma enorme pergunto. Valeu a pena esta dedicação?
Sim, a ginástica é uma paixão e eu como professor tento incutir nos meus alunos o prazer pela competição. Para atingirmos um certo valor temos que trabalhar muito, temos que nos aperfeiçoar e nos superar.

Vamos terminar?
Quero agradecer a oportunidade que me deram e dar os parabéns a este blog pela divulgação das Amadoras do Boavista. Não só a ginástica, mas todas as suas modalidades.

O que pensa da actual situação do Boavista Futebol Clube?
O Clube não pode morrer! O clube tem cento e cinco anos e é um clube conhecido por todos, mesmo no estrangeiro. Quando vou competir no estrangeiro todos sabem que eu sou do Boavista.
Para mim é um orgulho pertencer a este grande Clube desde o inicio da minha carreira.
Eu tenho muito orgulho de ser do Boavista.
Nota: A entrevista tem mais de trinta minutos e seria impossível reproduzi-la na totalidade. Por este motivo informaremos o dias e horário em que será passada na rádio Boavista.
Ao vivo é outra coisa... acreditem!

segunda-feira, 9 de março de 2009

MANUEL PINA (EDITOR) EM ENTREVISTA

Para arquivo, vamos postar a entrevista dada ao Panteras_23 em Março de 2009 no dia da inauguração do Blog das Amadoras

Qual o nome e idade?
Manuel Pina Ferreira, 55 anos.

Como é que surgiu a ligação ao Boavista?
Estive sempre ligado ao futsal, há mais de 30 anos. Fui árbitro de futsal, interrompi a minha carreira de arbitragem a meio, porque na transição do futebol de salão para o futsal, a Federação Portuguesa de Futebol pediu-me para eu fazer parte dos Conselhos, fiz parte do Conselho de Disciplina, fiz parte do Conselho de Arbitragem do Norte do País.
A minha ligação foi reconhecida por muita gente, e depois, quando se implantou o futsal, fui convidado profissionalmente para director-geral da Fundação Jorge Antunes, em Vizela. Estive lá quatro anos e conhecia a malta do Boavista como adversários.
Depois de me chatear, porque tive uma transferência e acabei por anular o contrato, para o Benfica, porque a minha mulher não quis ir viver para Lisboa, acabei por cortar com o futsal. Quatro anos depois, falei com o Morais, ele convidou-me para vir para o Boavista e eu vim para o Clube.
Claro que cheguei aqui e, no meio de tantos problemas, apaixonei-me por isto. Foi a minha ligação oficial, ao Boavista, embora desportivamente, quando era criança e morava em Lordelo do Ouro e os primeiros contactos desportivos que tive, com o futebol e tudo, foi no antigo Bessa.
Entrei para o Boavista através do futsal, depois comecei a colaborar com o Eng. Marques em todas as modalidades e estou por aqui.

Neste momento, quais são exactamente as suas funções dentro do Boavista?
Neste momento, dentro do Boavista, sou director-técnico dos seniores de futsal e sou colaborador com o Eng. Marques a Drª Cristina Almeida em todas as modalidades amadoras. Embora a minha ligação principal seja ao futsal, que agora está mais interrompida por causa da profissão, mas posso dizer que estou mais ligado a todas as modalidades do que unicamente ao futsal.

Actualmente, a sua profissão coloca-o em contacto com quase todas as modalidades, que treinam aqui no pavilhão Fontes Pereira de Melo…
Exactamente. Anteriormente tinha contacto praticamente só com os directores e seccionistas das modalidades, raramente tinha com os jogadores, praticamente nem os via e nem os conhecia, só conhecia os de futsal. Agora, derivado a estar aqui no treino com o Fontes, vejo a outra parte, contacto com jogadores, com treinadores, e estou mais em contacto com eles, estou mais por dentro do trabalho.

Isso influenciou de alguma forma a sua colaboração com o Eng. Marques e com o departamento de futsal?
Obrigou-me a afastar do futsal, porque é impossível, com estes horários, acompanhar os treinos e os jogos, só consegui ir a três jogos esta época. Com o Eng. Marques, distanciou-me um pouco no princípio, porque, no meio disto, houve um certo desânimo, e eu também senti um pouco, mas há coisa de duas semanas, por desafio meu e ambição dele, resolvemos recomeçar quase tudo, reiniciar a actividade.
Queria salientar o que me espantou, acima de tudo, porque andava há dois anos no Boavista e nem eu próprio, que trabalhava para as amadoras, me apercebia do tamanho das amadoras do Boavista. Conhecia directores, conhecia gabinetes, não conhecia atletas. Por exemplo, espanta-me o número de atletas do voleibol, espanta-me imenso o número de atletas do andebol, que nunca imaginei na minha vida que houvesse tanto. Portanto, mesmo eu, que trabalho aqui, estava a leste, por isso, não me admira nada que muitos associados do Boavista nem imaginem, quando comparam o futebol com as amadoras, nem imaginem o universo grande que as amadoras do Boavista são.

Isso já é um marco no Boavista, a forte aposta nas amadoras…
Sim, conheço o passado histórico do Boavista, lembro-me, por exemplo, das equipas muito fortes que tinham no andebol, no voleibol, que foram campeões nacionais. Agora, com a demolição do pavilhão, as modalidades decresceram muito, mas as pessoas continuam a trabalhar imenso, por exemplo, a Graziela trabalha 24 horas por dia, eu acho que ela até a dormir sonha com o volei. E continuam a orgulhar-se do passado que tiveram, mas continuam a trabalhar muito no presente.

Falou em recomeçar a trabalhar. Recomeçar a trabalhar no quê?
Sinto que, depois deste tombo que o Boavista Futebol Clube levou, e o futebol é sempre o barómetro de tudo, o Boavista caiu muito. E através de cair, ou obrigaram-no a cair, ou empurraram-no para o abismo, há um certo desanimo, mesmo as pessoas activistas do clube acabaram por desanimar-se um pouco.
Começaram a pensar muito, a frase era “Se calhar não vale a pena, nós não temos dinheiro”.
Aconteceu, há coisa de um mês ou mês e meio para cá, pelo vosso trabalho, pelo trabalho da rádio, o Boavista tem, a nível de juventude e a nível de pessoal anónimo, é mais rico do que qualquer clube. Por exemplo, eu não vejo os sócios do Porto, os jovens como tu, a trabalharem, a criarem, dizem “O clube é rico, o clube faz, o clube tem”.
No Boavista, quando o Boavista desceu, quando o Boavista ficou, passe o termo, pobre, são as pessoas da rua, aquelas que nós dizemos que são os loucos das bancadas, que se uniram. E fizeram um movimento, que se calhar vocês nem imaginam, um movimento que está a arrastar tudo o resto. Eu não sei, até agora, se a Direcção já se apercebeu disso, ou se está a fazer de conta que não se apercebe, ou já se apercebeu, do movimento que vocês, com fotografias, reportagens, entrevistas, vocês abdicam de ir, por exemplo, ao futebol sénior, para tirar fotografias no andebol.
Ontem o Paulo mandava-me mensagens a perguntar como estava o futebol, mas como é que estava o andebol e como tinham ficado os iniciados.
Não se trata de amor ao futebol, mas de amor ao clube. E isso agitou, agitou-me a mim, que fiz a “Pantera” outra vez pagando do meu bolso, agitou o Eng António Marques. Afinal, não temos dinheiro para fazer a revista que fazíamos, mas temos a Internet de graça, vamos a isso.
É preciso é fazer qualquer coisa, e vocês desencadearam essa onda que considero que é muito rica e que dificilmente haverá algum clube que tenha essas possibilidades.
É por isso que digo que se reactivou, esperemos que esta onda cresça e chegue ao 2º andar, porque se chegar ao 2º andar o Boavista fica imparável.

A “+ Pantera”, como é que surgiu?
A “+ Pantera” surgiu porque eu, lá em Vizela, criei um pequeno boletim informativo, porque não gosto de estar nas coisas sentado sem fazer nada. E quando vim para o Boavista, também fiz isso, tive o apoio do Bruno e do Sérgio e fizemos uma revista “+ Pantera” que só teve quatro edições, porque o Eng. me pediu para ser feito um jornal ou boletim das amadoras todas.
Fiz esse jornal acabou por, no segundo andar, mexer com isso e criar-se o jornal do Boavista, que eu fiz 60% foi trabalho nosso. Acontece que esse jornal fez-se uma vez e morreu, parou tudo.
E de uma coisa pequenina que era a “+ Pantera” fez-se uma coisa maior, que era as "Amadoras em Movimento", que (por sua) criou o jornal e, de repente, volta tudo ao zero.
Eu não gosto de estar parado e não sou daqueles que desanimo, e depois de passar a fase do desânimo, resolvi lançar outra vez a “+ Pantera”. Não tive grandes apoios, não tive apoios de ninguém, para além da autorização do departamento de futsal, paguei do meu bolso, e fiz a “+ Pantera” e vai ser feita sempre, eu gosto de trabalhar, de mexer com as pessoas.

Quais são objectivos da “+ Pantera”?
A “+ Pantera” pretende informar os sócios de toda a realidade do futsal. Primeiro, basicamente é isso, é o jornal do futsal. Mas tem mais algo escondido, que é agitar as hostes boavisteiras, porque os boavisteiros estão doridos com o futebol, mas o Boavista é mais do que futebol. Mas acho que vale sempre a pena fazer alguma coisa, e se pessoas como tu, como eu, como o pessoal da rádio, se nós estivermos quietos, cada vez nos afundamos mais.
E os boavisteiros, vale mais haver razões, que eles ali sentados no café perguntem “Porque é que a Cris vai a Leiria, não vem a jogos, não está em casa?” e esse porquê obriga-os a pensar no Boavista e obriga-os a pensar, como fizemos ao Eng. Marques Temos que partir do principio, que ainda não se perdeu nada e que temos de lutar todos para, como eu disse na “+ Pantera” na parte de trás, que eu acredito que são vocês, e eu não me quero incluir aí, são vocês jovens, que vão continuar o clube e, se nós pararmos, se todos nós desistirmos, o clube acaba por morrer, porque inimigos é o que ele tem mais.
E esses inimigos têm de perceber que, mesmo que eles destruam a SAD, não vão destruir os boavisteiros, porque vocês são muitos, e vão continuar o clube, de certeza absoluta. É também um objectivo agitar, eu gosto de ser agitador.

Pensa que neste momento, com esta primeira reedição da “+ Pantera” estão a ser conseguidos?
Acerca disso, tenho duas surpresas. A primeira surpresa é que andei a pedir em alguns cafés, restaurantes, que eu reconheço que são boavisteiros, 10, 15€ por mês, só precisava de duas ou três casas como essas. E pedir a alguns sócios que me arranjem alguém que patrocine isso. Não consegui, toda a gente não consegue, não tem 10 ou 15€ para ajudar a revista. Estou à espera que se calhar o futsal arranje alguma coisa, porque eu não posso suportar isso todos os meses, esta foi a surpresa negativa.
A surpresa positiva foi um amigo do futsal, que fixou tão emocionado que perguntou-me quem tinha pago a primeira edição, eu disse que fui eu e então ele pegou em 60€ e disse “Então a próxima pago eu”, e pagou, a segunda edição está garantida com esse dinheiro.A “+ Pantera” evoluiu…A “+ Pantera” ficou muito pesada, o Morais pediu-me que fizesse mais leve, mais na base do boletim informativo, isto é, resultados e os próximos jogos, uma ou outra entrevista, entrevistas curtas.
Mas, para ter actualidade a nível de jogos, era que ela saia de 15 em 15 dias, por isso, vai passar a ser mais um jornal do futsal mas a nível de onde vamos jogar e os dois últimos jogos.

Neste momento, foi criado um blogue das actividades amadoras, o que nos pode contar sobre isso?
Na base de nós recriarmos outra vez a “Amadoras em Movimento”, o Eng. Marques tivemos uma reunião e vimos que, para ter o impacto que tinha, teríamos de gastar cerca de 500€ por mês, o que é impossível, neste momento.
E apostamos então na net, criou-se um blogue com grande impulsionamento do Eng. e do filho, o Emanuel João, e então o blogue vai substituir esse jornal.
De vez em quando, de mês a mês, quando houver uma noticia mais importante, iremos 200 a 300 copias, mas eu comprometo-me a partir de hoje a alimentar esse blogue, pedindo a ajuda claro de todos os seccionistas e directores das modalidades, porque é impossível eu andar em 14 modalidades, e vamos fazer curtas entrevistas, vamos noticiar em cima do dia o que acharmos importante e criamos uma apêndice ao blogue que vai ter resultados.
Portanto, queremos dar apoio a quem, queremos dar apoio a quem queira que tenha ali informações sobre os resultados, as noticias mais importantes e da agenda desportiva da semana a seguir. E queremos pedir a colaboração dos Panteras_23 a nível de fotografias, para mantermos e dinamizarmos as amadoras.
Se conseguirmos ter impacto, daqui a uns tempos arranjarmos alguma sponsorização que nos permita depois fazermos, no futuro, daqui por dois anos, quando o Boavista estiver novamente bem, fazermos um jornal, já um jornal, humilde mas honesto.

Quais são então os principais objectivos deste blogue?
O blogue é essencialmente manter informado o mundo boavisteiro dos resultados e agenda desportiva das amadoras e mostrar a muita gente que anda desanimada que o Boavista Futebol Clube não acaba na Liga Vitalis, existe muita juventude, muitas centenas de pessoas a vestir as camisolas do Boavista e que merecem todo o apoio dos boavisteiros e merecem que os boavisteiros saibam que existem.Mas há determinadas situações que não dependem só dos boavisteiros.

Não pensa que seria também importante alertar outros públicos para além dos boavisteiros?
Sim, essa era uma questão que ainda não tinha colocado a mim mesmo mas que realmente é isso. A nossa ideia é tentarmos fazermos uma cópia da primeira página do blogue e fazer umas centenas de fotocópias para distribuir. Estava a pensar distribuir pelos boavisteiros, mas muito bem colocada a questão, podemos começar a distribuir por outro mundo que não o boavisteiro, e fazer publicidade para começarem a ver o nosso blogue, porque se eu reconheço cá dentro que não sabia a existência deste mundo, claro que pessoas que estão ao lado, não imaginam sequer.

É um blogue oficial, ligado directamente ao clube?
Exactamente, é um blogue oficial ligado directamente ao clube.Portanto, oficialmente o blogue nasceu hoje, dia 9 de Março de 2009…
Exactamente. Essa era a data que tínhamos para arrancar e cumprimos, hoje começou o blogue das actividades amadoras do Boavista.

Quais são as expectativas?
São as melhores, pretendemos, se o blogue corresponder às nossas expectativas, criar um site das amadoras do Boavista, com blogues de cada modalidade, como temos no futsal, mas tudo num site só, o site oficial do clube, o site das modalidades amadoras do Boavista.
Penso que o futuro seria isso, porque a união faz a força porque quanto mais nos espalharmos, mais fracos somos.
Porque a união faz a força…
Sim, porque união faz a força e temos de ser assim, temos de ser fortes para unirmos todos para conseguirmos rebater tudo isto que têm feito ao Boavista. Repara numa coisa, a net é algo que, há 15 ou 20 anos atrás ninguém imaginava ser possível.
Daqui por uns anos, vai ser algo muito banal, e este projecto são os alicerces de um trabalho que são vocês, os jovens, que têm de continuar.

Mas é importante começar agora, para não perdermos lugar nessa carruagem, o comboio do futuro.